Contextualização
A estruturação e produção de texto em um segundo idioma, como o inglês, é uma habilidade fundamental na formação de um aluno. Esse conhecimento pode abrir portas para um universo de possibilidades, desde ampliar as chances de sucesso acadêmico a oportunidades de carreira em escala global. Além disso, é um passo importante no desenvolvimento de competências de escrita criativa e pensamento crítico.
A estruturação de um texto em inglês segue uma lógica específica, que, embora compartilhe semelhanças com a de outros idiomas, tem suas particularidades. Para tanto, nada melhor do que um projeto divertido e colaborativo para ensinar e aprender como articular ideias e argumentos, organizar informações e desenvolver ainda mais a fluência na escrita em inglês.
No mundo real, saber escrever bem em um outro idioma vai além das salas de aula. A capacidade de se expressar de forma coerente e clara em inglês é essencial em um mundo cada vez mais conectado, seja para se comunicar com pessoas de diferentes culturas, para consumir ou produzir informação, ou mesmo para competir no mercado de trabalho.
Este projeto de "Estruturação e Produção de Texto em Inglês" irá permitir a você, aluno, explorar a criatividade e colaboração em grupo para aprender de forma prática, dinâmica e ainda se divertir no processo.
Para ajudar no desenvolvimento do projeto, sugerimos alguns recursos confiáveis que podem ser utilizados:
- "English Grammar in Use" de Raymond Murphy (livro);
- "Grammar and Vocabulary for Advanced" de Martin Hewings e Simon Haines (livro);
- British Council (site);
- Cambridge Dictionary (site).
Atividade Prática: "Storytelling em Quadrinhos"
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é aplicar o conhecimento adquirido sobre a estruturação e produção de textos em inglês através da criação colaborativa de uma história em quadrinhos.
Descrição do Projeto
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, irão criar uma narrativa visual e textual, com a tarefa de elaborar um roteiro de história original em inglês e depois transformá-lo em uma história em quadrinhos. Essa atividade vai exigir pensamento criativo, colaboração, planejamento e habilidades de escrita em inglês.
Materiais Necessários
- Papel e canetas coloridas ou, alternativamente, software digital de desenho;
- Livros de gramática e vocabulário em inglês (ou sites confiáveis), para consultas;
- Um dicionário inglês para referência.
Passo a Passo
-
Formação do grupo e brainstorming: Os grupos devem ser compostos por 3 a 5 alunos. Inicie o projeto com uma sessão de brainstorming para decidir sobre a trama da história. Pode ser uma história fictícia, uma recontagem de um evento histórico, um conto de fadas, etc.
-
Criação do roteiro: Uma vez definida a história, os alunos devem criar um roteiro detalhado em inglês, incluindo descrição de personagens, enredo e diálogos.
-
Estruturação do texto: Os alunos devem, agora, dividir a história em sequências de ação, indicando claramente onde cada quadro (frame) da história em quadrinhos começa e termina.
-
Draw e Write: Depois de estruturar o texto, cada aluno deve contribuir no esboço dos quadros, desenho dos personagens e cenários, e na inclusão dos diálogos dentro de balões de fala.
-
Revisão: Após a montagem da história em quadrinhos, o grupo deve revisar e corrigir possíveis erros gramaticais, ortográficos e de coerência da história.
Entrega do Projeto
-
A entrega será a história em quadrinhos finalizada, juntamente com o roteiro inicial.
-
Além disso, cada grupo deve apresentar um relatório de projeto, composto por quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
-
Introdução: Deve incluir o tema e a relevância da estruturação e produção de textos em inglês, o objetivo da atividade e a escolha da trama da história em quadrinhos.
-
Desenvolvimento: Deve detalhar como foi a criação do roteiro, a estruturação do texto e a transformação do roteiro em uma história em quadrinhos. Devem ser inclusas as dificuldades encontradas e como foram superadas, além de uma análise dos resultados.
-
Conclusão: Deve focar nos aprendizados adquiridos durante o projeto, tanto técnicos (escrita em inglês) quanto socioemocionais (gerenciamento de tempo, colaboração, pensamento criativo, etc.).
-
Bibliografia: Indicar todos os recursos utilizados no projeto, como livros, sites, videos, etc.
-
A forma como a atividade prática se integra ao documento escrito é que, enquanto a história em quadrinhos demonstra de maneira visual e criativa o conhecimento dos alunos na produção de texto em inglês, o relatório detalha todo o processo de planejamento, execução e reflexão das etapas da atividade.