Entrar

Projeto: Vocabulário: Elementos da Sala de Aula | Metodologia Digital | Projeto

Inglês

Original Teachy

'EF06LI16'

Vocabulário: Elementos da Sala de Aula

Objetivos

- Identificar e utilizar corretamente palavras e expressões em inglês que descrevem elementos comuns de uma sala de aula.

- Aplicar o vocabulário em contextos práticos e digitais, como em jogos educacionais, quizzes online e atividades de realidade aumentada.

- Desenvolver habilidades orais e escritas ao descrever objetos e situações em uma sala de aula em inglês.

- Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades digitais interativas, como projetos em grupo e discussões em fóruns online.

Você Sabia?

1. Você sabia que a lousa foi inventada há mais de 200 anos e só começou a ser fabricada em série em 1830? Até lá, o professor usava tábuas pretas artesanais para ensinar!

2. O nome 'computer' (computador em inglês) foi originalmente usado para se referir a humanos que realizavam cálculos complexos. Hoje, o termo descreve máquinas que fazem milhões de cálculos em segundos!

3. Enquanto os cadernos de papel e canetas têm raízes que remontam à antiguidade, você sabe quando foi inventada a primeira caneta esferográfica? Em 1888! Antes disso, as pessoas usavam penas para escrever!

Contextualizando

Imaginem só: vocês entraram na sala de aula e notam um ambiente cheio de desks, confortáveis chairs, uma grande board cheia de informações importantes e do outro lado um arcade de pequenas informações chamadas bookshelves. Já pensou em como conversar sobre esses objetos incríveis em inglês?

Vocês são a próxima geração de comunicadores e isso significa dominar vocabulário em inglês para falar sobre objetos que fazem parte do nosso dia a dia.  Desde as antigas tábuas das salas de aula até os moderníssimos simuladores! Se você quer se destacar nesse mundo globalizado e super digital, é fundamental ter esse vocabulário na ponta da língua!

Vamos lá, galera. Aprender inglês pode ser super divertido e útil para muitas coisas, como se comunicar em viagens, acessar conteúdos no idioma original e, quem sabe, até garantir uma oportunidade profissional no futuro. Com a ajuda da tecnologia e muita criatividade, vocês irão explorar e se divertir com o universo dos elementos da sala de aula em inglês. Let’s rock this project! 朗

Atividade 1: Projeto Sala de Aula Virtual Interativa: Desafio do Vídeo de Time-Lapse

Descrição

 Vamos embarcar juntos em uma missão super legal!  Neste projeto digital, toda a turma unida vai criar uma 'Sala de Aula Virtual Interativa'. A ideia é inovadora e, ao mesmo tempo, bem prática. Queremos que vocês utilizem seus conhecimentos do inglês para descrever objetos da sala de aula, suas funções e características. Para deixar tudo mais dinâmico, vocês vão criar um vídeo de time-lapse que simula a transformação de uma sala de aula vazia em uma sala de aula cheia de vida! ✨ A atividade será divertida, educativa e cheia de criatividade! Preparados para o desafio?

Materiais Necessários

- Celulares, tablets ou câmeras com função de gravar vídeo

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo gratuitos (ex: iMovie, Shotcut, InShot)

- Plataforma para compartilhar o vídeo (Google Drive, YouTube não listado, ou outro)

- Lista de objetos da sala de aula em inglês (desk, chair, board, bookshelf, etc.)

- Aplicativos de mensagens para comunicação em grupo (WhatsApp, Telegram)

Passo a Passo

  • Passo 1: Planejamento - Reúnam-se virtualmente (em uma chamada de vídeo ou grupo de mensagens) para discutir e fazer um brainstorming sobre como organizarão o vídeo. Que pensamento nos pontos-chave vocês querem destacar? Quem fará o quê?
  • Passo 2: Pesquisa - Cada membro da equipe fica responsável por pesquisar as palavras em inglês que descrevem os objetos da sala de aula. Procure sugestões sobre como pronunciar essas palavras e frases de curiosidade adicionais, se possível.
  • Passo 3: Gravação - Coordene a gravação! Crie um cronograma com horários de filmagem para cada parte do processo. Por exemplo, quem gravará a 'identificação dos objetos', quem gravará as 'ações' e quem será responsável pela 'edição'.
  • Passo 4: Edição - Utilize softwares de edição de vídeo gratuitos (ou até mesmo editores de vídeo em celulares) para montar e editar o vídeo. Adicione legendas em inglês para cada seção do vídeo. Faça revisões e ajustes para garantir uma boa qualidade do produto final.
  • Passo 5: Revisão - Compartilhe o vídeo todo na plataforma de mensagem escolhida para revisão. Todos os colegas da equipe deveriam revisar e dar feedbacks sobre o que pode ser melhorado.
  • Passo 6: Entrega Final - Com todos os ajustes feitos, o entregável final deve ser enviado ao professor. Preparem também uma breve introdução e conclusão escrita para acompanhar o vídeo, identificando os objetivos do projeto e mencionando o que cada membro da equipe aprendeu.

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável será um vídeo de time-lapse (de 3 a 5 minutos) que mostra a transformação de uma sala de aula vazia em uma sala de aula cheia de vida.  O vídeo deve ser meticulosamente planejado e apresentar as seguintes características:

Introdução: Breve introdução em inglês explicando o objetivo do vídeo. Foco nos Objetos: Identificar cinco a sete objetos da sala de aula e descrevê-los em inglês com a ajuda de legendas. Time-Lapse: Gravar o processo de preparação da sala de aula. Vocês podem usar efeitos de transição e aceleração no vídeo para parecer um 'filme acelerado' (time-lapse). Finalização: Conclusão do vídeo com uma mensagem de agradecimento e uma reflexão curta sobre o aprendizado.

O vídeo final deverá ser compartilhado em uma plataforma que a turma tenha acesso e o link será enviado ao professor.

Atividade 2: Hackathon de Realidade Aumentada: Transformar a Sala de Aula!

Descrição

 Ei, vocês aí! Toda a turma unida em um desafio incrível! Que tal organizar um Hackathon de Realidade Aumentada?  Nesse projeto inovador, vocês vão usar suas habilidades em inglês para criar uma experiência de sala de aula virtual e interativa. Imagine poder explorar uma sala de aula incrível, totalmente digital! Cada um de vocês poderá ter um papel importante nessa missão para a conquista do conhecimento. Este desafio será uma mistura de criar, aprender, colaborar e se divertir! Preparados para revolucionar o conceito de sala de aula? ✨

Materiais Necessários

- Celulares, tablets ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de realidade aumentada (ex: AR Runner, ROAR, Google Lens)

- Computadores com softwares de edição de imagens gratuitos (ex: GIMP, Canva)

- Documento compartilhado para coleta de informações e planejamento (Google Docs, OneNote)

- Ferramentas de comunicação em grupo (WhatsApp, Telegram, Discord)

- Plataforma de compartilhamento de projetos (ex: Google Sites)

Passo a Passo

  1. Passo 1: Planejamento - Reúnam-se virtualmente (em uma chamada de vídeo ou aplicativo de mensagens) para discutir e planejar o projeto. Definam papéis: quem será responsável por quê (ex: pesquisa, design, programação).
  2. Passo 2: Pesquisa - Comecem pesquisando palavras em inglês que descrevem os objetos de sala de aula. Compilem uma lista de objetos que estarão na sala virtual.
  3. ️ Passo 3: Desenho e Criação de Elementos - Use softwares de edição de imagens para desenhar e criar os objetos de sala de aula. Integrem esses objetos em ferramentas de realidade aumentada para que possam ser visualizados de forma interativa.
  4. Passo 4: Descrições em Inglês - Escrevam descrições detalhadas de cada objeto em inglês. Considerem também adicionar curiosidades ou usos específicos dos objetos na sala de aula.
  5. Passo 5: Integração - Utilizem aplicativos de realidade aumentada para integrar os objetos digitais na experiência visual. Certifiquem-se de que a navegação e acessibilidade estão intuitivas.
  6. Passo 6: Documentação e Vídeo - Cada membro da equipe deverá documentar o processo em um documento compartilhado. Criem um vídeo de apresentação mostrando a Sala de Aula Virtual Interativa e suas funcionalidades. Adicionem legendas em inglês.
  7. Passo 7: Apresentação Final - Após revisão e ajustes, publiquem a Sala de Aula Virtual Interativa em um site ou plataforma de compartilhamento. Enviem o link do projeto completo e do vídeo ao professor.

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável será uma Sala de Aula Virtual Interativa utilizando realidade aumentada e elementos visuais em inglês.  Este projeto deve apresentar as seguintes características:

Estrutura Completa: A sala deve conter elementos como desks, chairs, boards, etc., e todos esses elementos devem ser devidamente identificados em inglês. Descrição Interativa: Cada elemento deve ser clicável ou escaneável, fornecendo uma descrição detalhada em inglês do objeto e suas funcionalidades. Estilo Visual Coerente: Utilizem um design homogêneo para garantir que toda a sala tenha uma aparência coesa e agradável. Documentação Completa: Incluam uma descrição escrita (em inglês) do processo, os desafios encontrados, o que aprenderam e os recursos utilizados. Vídeo de Apresentação: Criem um vídeo curto (2-3 minutos) mostrando a sala de aula interativa e apresentando as funcionalidades. Adicionem legendas em inglês.

O entregável final será o link da Sala de Aula Virtual Interativa e o vídeo de apresentação. O vídeo e a documentação podem ser compartilhados em uma plataforma como Google Drive ou YouTube, enquanto a Sala de Aula Virtual pode ficar hospedada em um site criado pelos alunos.

Atividade 3: Reality Board Game: O Jogo de Tabuleiro Transformado em Realidade Aumentada

Descrição

 Que tal transformar uma tarefa escolar em um jogo super divertido?  Neste projeto inovador, toda a turma será responsável por criar um Reality Board Game interativo, no qual os jogadores irão fazer um 'tour' pela sala de aula virtual através de realidade aumentada. A ideia é integrar elementos educacionais com o conceito de jogo de tabuleiro, tornando o aprendizado do vocabulário da sala de aula em inglês uma aventura empolgante!  Preparados para esta jornada de criatividade e aprendizado?

Materiais Necessários

- Celulares, tablets ou computadores com câmera e acesso à internet

- Aplicativos de realidade aumentada (como AR Runner, ROAR ou Google Lens)

- Jogos de tabuleiro ou geradores de jogos de tabuleiro (como Canva)

- Ferramentas de criação de conteúdo digital (como GIMP ou Canva)

- Ferramentas de comunicação em grupo (WhatsApp, Telegram, Discord)

- Editor de vídeo (iMovie, Shotcut, InShot)

Passo a Passo

  1. Passo 1: Planejamento e Definição de Papéis - Reúnam-se virtualmente para planejar e definir as funções de cada aluno. Quem será responsável pelo tabuleiro, design, perguntas, integração de realidade aumentada, documentação etc.
  2. Passo 2: Pesquisa e Montagem do Conteúdo - Com base na lista de vocabulário da sala de aula que será usada no jogo, pesquisem e criem perguntas e desafios relacionados com a ajuda de aplicativos de vídeos e sites confiáveis.
  3. Passo 3: Design do Tabuleiro e Cartas de Perguntas - Utilizem ferramentas como Canva para criar o design visual do tabuleiro e das cartas de perguntas. Coordenem as letras e cores de forma atrativa e lúdica.
  4. ️ Passo 4: Integração da Realidade Aumentada - Usem aplicativos como AR Runner para integrar elementos de realidade aumentada no jogo. Certifiquem-se de que os códigos QR ou pontos de referência estejam corretamente associados aos elementos digitalizados.
  5. Passo 5: Criação de Vídeos Interativos - Gravem vídeos curtos que serão exibidos quando os jogadores escanearem os pontos de referência com a câmera de seus dispositivos. Adicionem legendas e áudio explicativos para facilitar o entendimento.
  6. Passo 6: Documentação e Manual de Instruções - Preparem um manual digital em inglês com as regras do jogo, instruções de como acessar o conteúdo através da realidade aumentada e algumas dicas. Disponibilizem-no em um documento compartilhado.
  7. Passo 7: Lançamento e Testes - Testem o jogo com alguns colegas para verificar a funcionalidade e usabilidade. Resolvam quaisquer problemas encontrados e ajustem o conteúdo conforme necessário.
  8. Passo 8: Apresentação Final - Publiquem o jogo Reality Board Game em uma plataforma de compartilhamento (como Google Sites) e enviem o link do projeto completo e do vídeo promocional para o professor.

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável será um Reality Board Game completo e interativo que domina a sala de aula virtual.  Este jogo deve conter: Tabuleiro: Criem o design do tabuleiro do jogo com os espaços e elementos temáticos (com modelos prontos ou feitos por vocês). Cartas de Perguntas: Design de cartas com perguntas em inglês sobre os objetos da sala de aula e atividades interativas a serem feitas virtualmente. Estrutura Interativa: Utilização de ferramentas de realidade aumentada para integrar vídeo, textos explicativos e desafios de conhecimento em cada etapa do jogo. Vídeo Promocional: Um vídeo curto de 2-3 minutos apresentando o Reality Board Game e suas funcionalidades. Adicione legendas em inglês. Manual de Instruções: Criem um manual digital em inglês, explicando as regras e a estrutura do jogo. Adicionem imagens e links para facilitar a navegação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies