Contextualização
As raízes quadradas e cúbicas são fundamentais na aritmética e na matemática, sendo conceitos que ajudam a entender como os números podem ser decompostos e reconfigurados. Esses conceitos são a base para muitas equações matemáticas, incluindo formas geométricas e resoluções de problemas de física.
Na raiz quadrada, estamos procurando um número que, quando multiplicado por si mesmo, resulte no número sob a raiz. Na raiz cúbica, estamos buscando um número que, se multiplicado por si mesmo e mais uma vez pelo mesmo número, resulte no número sob a raiz. Os símbolos usados para indicar raízes quadradas e cúbicas são √ e ∛ respectivamente.
Vocês já se perguntaram por que precisamos saber sobre raízes quadradas e cúbicas? Bem, elas têm uma ampla variedade de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, na física, a velocidade é frequentemente calculada por meio da raiz quadrada da distância percorrida em um determinado tempo. Em engenharia, geometria e arquitetura, as raízes quadradas e cúbicas são utilizadas para calcular áreas, volumes e distâncias.
Para esta atividade, recomendamos os seguintes recursos:
-
Khan Academy: um recurso online gratuito que fornece tutoriais em vídeo passo a passo sobre matemática, ciências e muitas outras disciplinas. Visitem a seção de "Raiz quadrada e raiz cúbica" - Khan Academy
-
Só Matemática: um excelente site com explicações teóricas detalhadas sobre os conceitos e um grande acervo de exercícios resolvidos. Confira a seção sobre "Raízes" - Só Matemática
-
YouTube: Vídeos explicativos sobre raízes quadradas e cúbicas. Por exemplo, o canal "Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio" tem vários vídeos bem explicados sobre o tema - Matemática Rio
-
Livro "Matemática na Escola". Este livro também explica esses conceitos com bastante clareza.
Atividade Prática: "A Descoberta das Raízes - O Jogo"
Objetivo do Projeto:
Os alunos irão construir um jogo de tabuleiro onde terão que calcular raízes quadradas e cúbicas para avançar. O objetivo é que, ao final do projeto, os alunos sejam capazes de calcular e reconhecer raízes quadradas e cúbicas, além de entender a importância delas na matemática.
Descrição do Projeto:
Dentro dos grupos, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro. Em cada casa do jogo, haverá uma operação envolvendo uma raiz quadrada ou cúbica para ser resolvida. Caso resolva corretamente, o jogador tem o direito de avançar o número de casas correspondente ao valor obtido. Mas cuidado! Algumas casas possuem armadilhas e podem fazer o jogador voltar no jogo!
Materiais Necessários:
- Cartolina ou papelão para a base do jogo.
- Lápis de cor ou caneta hidrocor para ilustrar o jogo.
- Pequenos objetos para serem usados como peões.
- Papel, lápis e borracha para anotações e cálculos durante o jogo.
Passo a Passo para a Realização da Atividade:
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 pessoas e elejam um líder para o grupo.
- Desenhe um tabuleiro na cartolina ou papelão. Pode ser no formato que preferirem, contanto que possua pelo menos 20 casas.
- Em cada casa, escreva uma equação envolvendo raízes quadrada ou cúbica para ser resolvida.
- As equações devem ser elaboradas de tal forma que seus resultados sejam números inteiros de 1 a 5.
- Definam algumas casas como "casas de armadilha". Quando um jogador cair nesta casa, ele deve voltar a quantidade de casas indicada.
- Realizem um teste do jogo entre os membros do grupo para se certificarem de que tudo está funcionando corretamente.
- Após a finalização do jogo, preparem uma explicação oral para apresentarem à turma, comentando sobre as dificuldades e facilidades encontradas durante a construção do jogo.
- Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a classe, explicando o método de construção e as regras. Após as apresentações, os grupos trocarão seus jogos entre si e jogarão o jogo criado pelo outro grupo.
Entrega do Projeto:
Além do jogo físico, cada grupo deverá entregar um relatório escrito contendo:
-
Introdução: Aqui, o grupo deve explicar a relevância e aplicação das raízes quadradas e cúbicas na matemática e no mundo real, bem como apontar o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Nessa seção, o grupo deve descrever a teoria por trás das raízes quadradas e cúbicas, a descrição detalhada do jogo, como foi o processo de criação, os desafios enfrentados e como foram superados, os resultados do teste do jogo e os resultados das rodadas jogadas pelos outros grupos.
-
Conclusão: Nesta parte, o grupo deve retomar os pontos principais do trabalho, comentar os aprendizados adquiridos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Indicar as fontes que foram usadas para a elaboração do projeto.
O relatório deve ser entregue em formato digital, no prazo de uma semana após a conclusão do projeto.