Entrar

Projeto: Construindo o Mundo das Frações

Matemática

Original Teachy

'EF06MA10'

Frações: Soma e Subtração

Contextualização

Bem-vindos(as) ao projeto "Soma e Subtração de Frações"! Frações são uma parte integrante do nosso mundo e sua compreensão é fundamental para uma série de aplicações práticas. Por vezes, é fácil negligenciar a relevância das frações, mas elas estão presentes em muitas situações cotidianas. Por exemplo, ao dividir uma pizza em fatias iguais ou ao medir ingredientes para uma receita, estamos, na verdade, trabalhando com frações.

A soma e a subtração são operações básicas na Matemática, mas quando lidamos com frações, essas operações podem se tornar um pouco mais complexas. Porém, não há razões para se preocupar! Com o entendimento correto e prática, a soma e a subtração de frações podem se tornar tão familiares quanto a de números inteiros.

Introdução

Neste projeto, vamos mergulhar no mundo das frações, começando com o conceito de número racional e como as frações são uma representação desses números. Vamos também revisar os conceitos de numerador e denominador e qual a importância deles na definição de uma fração. Além disso, vamos explorar como encontrar um denominador comum para duas ou mais frações, um passo crucial para executar operações de soma e subtração.

Em seguida, vamos explorar a operação de soma entre frações, definindo passo a passo como realizar essa operação com frações de denominadores iguais e diferentes. O mesmo faremos para a operação de subtração.

Este projeto visa, principalmente, desenvolver uma sólida compreensão sobre operações de soma e subtração com frações e sua aplicação no mundo real, além de estimular o trabalho em equipe e a gestão eficiente do tempo.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Construindo o Mundo das Frações"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é compreender a soma e subtração de frações por meio de uma abordagem lúdica, aplicada ao mundo real, que irá envolver o conceito da Matemática e a prática do trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades socioemocionais.

Descrição Detalhada do Projeto:

Neste projeto, os alunos serão desafiados a criar um "parque de diversões das frações", onde cada atração corresponde a um problema de frações a ser resolvido. Cada grupo de alunos terá que projetar e construir um modelo em miniatura do parque utilizando materiais recicláveis, papelão, papel de construção e outros materiais criativos.

As atrações devem incluir pelo menos uma "montanha-russa das adições", uma "roda-gigante das subtrações" e outras atrações que os alunos possam inventar, cada uma com suas próprias regras de operação envolvendo frações.

Cada grupo deve criar um mapa do parque, com cada atração identificada e detalhada em termos de soma ou subtração de frações. Também deverão ser elaborados problemas "desafio" que os visitantes devem resolver para "desfrutar" das atrações.

O projeto deve ser concluído com a criação de um folheto promocional do parque, onde estão explicados os conceitos de fração, soma e subtração de frações, numerador, denominador e denominador comum. O folheto também deve conter os problemas desafio.

Materiais Necessários:

  • Materiais recicláveis
  • Papelão
  • Papel de construção
  • Lápis, régua, cola, tesoura, marcadores
  • Softwares de edição de textos (para a criação do folheto)

Passo a Passo:

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Pesquise e estude os conceitos de frações, soma e subtração de frações e denominador comum.
  3. Elabore ideias para as atrações do parque de diversões que representem problemas de soma e subtração de frações.
  4. Crie um mapa do parque de diversões com todas as atrações identificadas.
  5. Construa um modelo em miniatura do parque usando materiais recicláveis, papelão e papel de construção.
  6. Crie problemas de desafio envolvendo soma e subtração de frações para cada atração.
  7. Crie um folheto promocional para o parque explicando os conceitos de fração, soma e subtração de frações, e como resolver os problemas desafio.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, os alunos deverão apresentar:

  1. Um modelo em miniatura do parque de diversões.
  2. O mapa detalhado do parque.
  3. O folheto promocional do parque explicando os conceitos de fração, soma e subtração de frações, numerador, denominador e denominador comum, bem como as "regras de funcionamento" de cada atração.

Além disso, os alunos deverão redigir um DOCUMENTO ESCRITO no formato de relatório contendo os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. Nesse documento, os alunos devem detalhar o processo de construção do parque, a criação das atrações e dos problemas desafio, além de discutir os resultados obtidos e a aplicação dos conceitos estudados na resolução dos problemas desafio.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies