Entrar

Projeto: Construindo o Mundo dos Quadriláteros

Matemática

Original Teachy

'EF06MA20'

Classificação de Quadriláteros

Contextualização

Você já parou para pensar em quantos formatos quadriláteros existem ao nosso redor? Existe uma grande quantidade de objetos, figuras geométricas e construções que possuem formas de quadriláteros. Quadrados, retângulos, trapézios, enfim, quadriláteros estão presentes no nosso quotidiano de diferentes formas e tamanhos.

Introdução ao Tema

Os quadriláteros são figuras geométricas formadas por quatro pontos (vértices) no plano que são conectados por quatro segmentos de reta (lados) que se intersectam dois a dois, formando quatro ângulos internos. A soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é de 360°. Os quadriláteros podem ser de vários tipos, dependendo de suas características, como retângulo, quadrado, trapézio, losango, entre outros.

Dentro da geometria, a classificação dos quadriláteros é feita de acordo com as características de seus lados e ângulos, possibilitando uma melhor compreensão das propriedades de cada tipo de quadrilátero. O estudo e a compreensão dos conceitos envolvidos com os quadriláteros oferecem uma base sólida para o estudo da geometria de uma forma mais geral, permitindo aos estudantes uma melhor apreciação e entendimento dos padrões e estruturas encontrados na natureza e nas criações humanas.

Importância e aplicação dos Quadriláteros

Quadriláteros são extremamente úteis em muitos ramos da ciência e da engenharia. Por exemplo, no design gráfico e na arquitetura, os quadriláteros são frequentemente usados para criar designs e layouts atraentes. Construções de edifícios e pontes também dependem fortemente do entendimento das propriedades dos quadriláteros para garantir sua estabilidade e segurança.

Além disso, muitos objetos do nosso dia a dia, como livros, telas de computadores e celulares, quadros, cartões, são formatos de quadriláteros. Compreender as propriedades e características dos quadriláteros pode nos ajudar a entender e apreciar o mundo ao nosso redor de uma forma mais profunda e completa.

Atividade Prática: "Construindo o Mundo dos Quadriláteros"

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os quadriláteros, por meio do reconhecimento e da classificação deles, e da construção de diferentes tipos de quadriláteros utilizando materiais tangíveis. Além disto, o projeto visa desenvolver habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, deverão criar uma cidade em miniatura utilizando diferentes tipos de quadriláteros. Essa cidade deve incluir casas, prédios, parques, ruas e quaisquer outros elementos que os alunos considerem relevantes. Cada elemento da cidade deve ser associado a um tipo específico de quadrilátero.

Materiais Necessários

  1. Papelão ou papel cartão de várias cores
  2. Régua
  3. Compasso
  4. Tesoura
  5. Cola
  6. Lápis e caneta
  7. Papel A4 para os relatórios

Passo a Passo do Projeto

  1. Cada grupo deverá planejar a sua cidade. Este planejamento deve incluir os elementos que comporão a cidade e os tipos de quadriláteros que serão usados.

  2. Em seguida, os alunos devem desenhar os diferentes elementos da cidade no papelão ou papel cartão, usando a régua e o compasso para garantir a precisão dos quadriláteros.

  3. Depois de desenharem, os alunos devem recortar os elementos e montar a cidade.

  4. Ao final da construção, cada grupo deverá apresentar a cidade para a classe, explicando os diferentes tipos de quadriláteros utilizados e suas características.

  5. Após a apresentação, cada grupo deverá produzir um relatório escrito sobre o projeto, conforme as orientações abaixo.

Entregas do Projeto

Os alunos devem entregar dois itens principais:

  1. A cidade em miniatura construída.

  2. Um relatório escrito sobre o projeto, dividido em quatro seções:

    • Introdução: Contextualizando o tema dos quadriláteros, sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo do projeto. Defina o que é um quadrilátero e os diferentes tipos de quadriláteros que foram usados.

    • Desenvolvimento: Explicando a teoria por trás da classificação dos quadriláteros, detalhando a atividade realizada e os materiais utilizados. Forneça uma descrição detalhada da cidade criada, indicando quais quadriláteros foram usados e onde. Discuta eventuais dificuldades encontradas e como foram resolvidas.

    • Conclusão: Retomando os pontos principais e explicitando os aprendizados obtidos e conclusões sobre o projeto. Comente sobre o que os levou a escolher os quadriláteros usados e discorra sobre a importância do trabalho em equipe.

    • Bibliografia: Indicando as fontes que foram usadas para fundamentar o trabalho e o entendimento sobre o tema.

Lembre-se: este relatório deve ser um reflexo do trabalho de todo o grupo. Portanto, todos devem contribuir para a sua elaboração.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies