Contextualização
Introdução Teórica
A matemática é uma ciência que está presente no nosso dia a dia de várias formas, seja em medidas, preços, horários, distâncias, etc. E entre todos os conceitos matemáticos que aprendemos, um dos mais fundamentais é a Ordem das Operações.
A Ordem das Operações é uma convenção que foi estabelecida para que todos tenhamos uma maneira uniforme de interpretar certas expressões. Imagine se cada pessoa resolvesse uma expressão matemática de sua própria maneira. Isso causaria bastante confusão, certo? Por isso, seguimos uma ordem pré-definida ao realizar operações matemáticas.
Essa ordem é facilmente lembrada através da sigla PEMDAS, que significa Parênteses, Exponenciação (ou Potenciação), Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita) e Adição e subtração (da esquerda para a direita). Esse conjunto de regras é fundamental para que possamos resolver equações e expressões numéricas corretamente.
Contextualização
A Ordem das Operações é um conceito muito importante na vida real e tem aplicações em áreas como engenharia, computação, finanças, estatísticas, física, etc. Por exemplo, na engenharia e na física, é essencial na resolução de equações que modelam o comportamento de sistemas físicos.
Imagine um engenheiro que está projetando uma ponte. Ele precisa calcular a força que a ponte pode suportar para garantir sua segurança. Esse cálculo envolve várias operações matemáticas que precisam ser feitas em uma ordem específica. Se o engenheiro não usar a ordem correta das operações, o cálculo será errado e a ponte poderá não ser segura.
Atividade Prática
Título da Atividade: "PEMDAS Dominós - Aprendendo a Ordem das Operações"
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é desenvolver a compreensão dos alunos sobre a Ordem das Operações (PEMDAS) de uma maneira prática e divertida, através de um jogo de dominó personalizado. Além disso, os alunos também aprimorarão habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, pensamento crítico, gerenciamento de tempo, resolução de problemas, entre outras.
Descrição Detalhada do Projeto
Nesta atividade, os grupos de alunos (3 a 5 componentes) serão convidados a criar um jogo de dominó que envolve a Ordem das Operações. Cada peça do jogo terá, de um lado, uma expressão a ser resolvida respeitando a Ordem das Operações e, do outro, o resultado desta operação. Por exemplo: [2*(3+5)] | 16. Os alunos devem usar as quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), além da potenciação, em suas expressões.
Os alunos devem criar 28 peças de dominó, que é a quantidade de peças em um jogo tradicional de dominó. Eles podem utilizar papel cartão para confeccionar as peças ou criar digitalmente, se preferirem. O resultado das operações deve variar de 0 a 20. É importante que todas as peças sejam diferentes entre si.
Depois de criado, o jogo de dominó deverá ser testado pelo grupo e ajustado se necessário. Depois de finalizado, os alunos deverão jogar o dominó, colocando as peças na mesa, relacionando o resultado da expressão numérica de uma peça com o resultado contido no outro lado da peça seguinte.
Materiais Necessários
- Papel cartão (ou similar) para a confecção das peças do dominó;
- Canetinhas, lápis ou canetas para escrever nas peças;
- Régua para ajudar no desenho das peças;
- Tesoura para cortar as peças.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
O professor divide a turma em grupos de 3 a 5 alunos;
-
Os alunos, depois de entenderem o que é a Ordem das Operações, começam a pensar nas expressões numéricas e seus respectivos resultados para as peças do dominó;
-
Utilizando papel cartão, os alunos desenham e cortam 28 retângulos do mesmo tamanho (ou criam digitalmente);
-
Em uma metade de cada peça, os alunos escrevem uma expressão numérica que deverá ser resolvida respeitando a Ordem das Operações. Na outra metade, escrevem o resultado desta operação;
-
Os alunos jogam o dominó para testar se todas as peças estão corretas e fazem os ajustes necessários;
-
Os alunos escrevem o relatório sobre a atividade, detalhando todo o processo, seus aprendizados e conclusões.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, os alunos deverão entregar:
-
O jogo de dominó completado e corrigido;
-
Um relatório do projeto. No relatório, os alunos devem escrever uma introdução sobre o projeto, explicando o que é a Ordem das Operações e sua importância; em seguida, devem descrever detalhadamente como foi a execução do projeto, as estratégias utilizadas, os problemas encontrados e como foram resolvidos; por fim, deverão discutir os resultados obtidos e concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. A bibliografia utilizada deve ser claramente referenciada no relatório.