Entrar

Projeto: A Magia dos Substantivos

Português

Original Teachy

'EF06LP04'

Conhecimento Linguístico: o Substantivo na Construção de Sentido do Texto

Contextualização

A língua portuguesa, assim como outras línguas, é uma complexa e maravilhosa ferramenta para comunicação e expressão de pensamentos e sentimentos. Seus vários componentes trabalham juntos para dar significado e contexto a frases e textos, tornando possível a troca de informações. Um desses componentes essenciais é o substantivo, a base dos sujeitos e a essência da identificação de pessoas, lugares e coisas em nossas conversas e escritos.

Substantivos são palavras que nomeiam os seres, isto é, pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos, entre outros. Do ponto de vista semântico, o substantivo é a palavra que atribui nome aos seres, mas do ponto de vista sintático, ele aparece como o núcleo do sujeito, núcleo do predicativo do sujeito, núcleo do objeto direto, núcleo do objeto indireto, núcleo do complemento nominal.

Dominar o uso dos substantivos é crucial para uma compreensão clara e precisa da língua portuguesa e é uma habilidade indispensável em todos os aspectos da vida, seja na escola, em casa, no trabalho ou na interação social. Precisamos de substantivos para nos comunicar de maneira eficaz e sem ambiguidades. Eles são a espinha dorsal de nossos discursos, permitindo-nos especificar, descrever e identificar objetos, pessoas e lugares.

Eles são importantes não apenas na fala cotidiana, mas também em textos escritos, especialmente naqueles que são formais ou acadêmicos. A habilidade de usar substantivos corretamente na escrita é um sinal de domínio da língua e é valorizada em muitos contextos profissionais e acadêmicos.

Além disso, o uso adequado dos substantivos pode enriquecer nossas expressões escritas e orais, dando-nos maior precisão e variedade em nossa linguagem. Isso pode permitir uma comunicação mais eficaz e aperfeiçoar nossas habilidades de argumentação e persuasão.

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Magia dos Substantivos"

Objetivo do Projeto

Este projeto visa proporcionar aos alunos experiências de aprendizado prático sobre a importância e a aplicação dos substantivos na construção de sentido em textos, discutindo suas funções e flexões e as regras de concordância nominal.

Descrição Detalhada do Projeto

Nesta atividade, os alunos terão a tarefa de criar um conto ou uma história curta utilizando uma lista de substantivos pré-definidos. A história deve ser criativa e engajante, demonstrando claramente o uso e a função dos substantivos. Ao final, os alunos deverão apresentar a história oralmente para a turma e escrever um relatório detalhado sobre o processo.

Materiais Necessários

  • Livro didático, apostilas, site ou outro material de pesquisa sobre substantivos
  • Papel e caneta ou computador com programa de edição de texto
  • Lista de substantivos fornecida pelo professor

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos e distribuir a lista de substantivos para cada grupo.
  2. Cada grupo deve pesquisar a função e o uso dos substantivos, bem como as regras de concordância nominal.
  3. Cada grupo deverá criar uma história curta ou um conto que utilize todos os substantivos da lista fornecida.
  4. A história deve ser cuidadosamente planejada e escrita, demonstrando claramente o uso correto e a função dos substantivos.
  5. Cada grupo apresentará oralmente sua história para a classe.
  6. Cada grupo deverá escrever um relatório detalhado sobre o processo de criação da história, discutindo como eles usaram e aplicaram o conhecimento sobre substantivos.
  7. O relatório deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
  8. Na seção de Introdução, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  9. Na seção de Desenvolvimento, os alunos devem explicitar a teoria por trás do substantivo, explicar como eles criaram a história, a metodologia utilizada e finalmente apresentar e discutir os resultados obtidos.
  10. Na seção de Conclusão, os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  11. Na seção de Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
  12. O relatório deve ser entregue ao professor no final do mês.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada equipe deve entregar o seguinte:

  • A História Escrita: Um conto ou história curta que use todos os substantivos fornecidos na lista.
  • Apresentação Oral: Uma apresentação oral da história para a classe.
  • Relatório Escrito: Um relatório detalhado sobre o processo de aprendizado e criação da história. O relatório deve ter as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

A atividade prática se conecta com a confecção do documento escrito à medida que os alunos passam pelas etapas de pesquisa, discussão, planejamento, redação, revisão e apresentação. Ao redigir o documento escrito, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, explicar como usaram tal conhecimento na atividade prática e discutir a importância dos substantivos na construção de sentido em textos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies