Contextualização
A ortografia é a parte da gramática que estuda a forma correta de escrita das palavras de um determinado idioma. No nosso caso, estamos falando do Português. Este estudo é extremamente importante, pois ele nos ajuda a escrever corretamente, garantindo que nos comuniquemos de forma eficaz e adequada. Além disso, a ortografia é essencial para que possamos escrever textos acadêmicos, currículos, relatórios, entre outros documentos importantes de nossa vida cotidiana e profissional.
Para dominarmos a ortografia, precisamos entender algumas regras e exceções que a nossa língua possui. Como sabemos, o Português é uma língua complexa e rica, com várias regras e exceções. Essa complexidade faz com que a ortografia seja um desafio para muitos estudantes. Mas não se preocupe! Com prática e estudo, é possível dominar os aspectos ortográficos do Português e escrever corretamente.
Nesse projeto, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre os aspectos ortográficos, nos focando em quatro tópicos principais: 1) o uso correto das letras; 2) o emprego do hífen; 3) a acentuação gráfica e 4) a divisão silábica. Vamos também relacionar os conceitos de Português com conceitos de História, entendendo, assim, como a nossa língua foi influenciada por outros idiomas ao longo do tempo.
Introdução
A língua escrita e a língua falada não são iguais. A língua escrita obedece a certas regras que a língua falada, muitas vezes, não segue. Por isso, é essencial estudarmos a ortografia: para que possamos escrever corretamente, mesmo que a forma escrita não corresponda à forma como falamos determinada palavra.
Um exemplo disso é a palavra "exceção". Se seguíssemos a lógica da língua falada, escreveríamos essa palavra com um "s" ("exseção"). Mas, como sabemos, a forma correta de escrita dessa palavra é com "c" ("exceção"). Esse é só um dos vários exemplos que mostram a importância de conhecermos a ortografia da nossa língua.
O domínio da ortografia é uma habilidade fundamental em nossa sociedade, seja para escrever um artigo científico, elaborar um relatório de trabalho, escrever um e-mail formal, entre outras situações. Além disso, saber escrever corretamente é uma exigência de várias provas e concursos, seja de nível fundamental, médio ou superior.
Por isso, neste projeto, vamos nos dedicar ao estudo dos aspectos ortográficos, de forma lúdica, divertida e colaborativa. Espero que todos se divirtam e aprendam muito!
Atividade Prática
Título da Atividade: Caça Palavras Ortográficos
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é aprofundar, de maneira lúdica e colaborativa, o conhecimento dos alunos sobre os aspectos ortográficos da língua portuguesa e a relação da língua com a história, visando aprimorar suas habilidades de escrita e pensamento crítico.
Descrição do Projeto
Divididos em grupos de três a cinco integrantes, os alunos irão desenvolver uma série de caça-palavras, um para cada tópico ortográfico previamente definido: uso correto de letras, emprego de hífen, acentuação gráfica e divisão silábica. Cada caça-palavras deverá ser acompanhado de uma breve explicação histórica sobre as regras ortográficas do respectivo tópico.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa;
- Computador para a elaboração dos caça-palavras e relatório;
- Material de escrita (caneta, lápis, borracha);
- Papel A4 para rascunhos.
Passo a Passo da Atividade
- Pesquisa: Os alunos devem pesquisar a fundo sobre cada um dos tópicos ortográficos propostos e suas respectivas regras, bem como a influência de outros idiomas na nossa língua. Poderão utilizar tanto a bibliografia sugerida quanto outras fontes.
- Elaboração dos Caça-palavras: Com o que foi aprendido na pesquisa, os alunos irão elaborar, para cada tópico, um caça-palavras. Os grupos devem garantir que as palavras escolhidas exemplifiquem as regras e exceções estudadas.
- Explicação Histórica: Em paralelo, os alunos deverão escrever uma explicação breve sobre a origem das regras ortográficas de cada tópico, relacionando-as com fatos históricos relevantes.
- Montagem do Material: Com todos os elementos prontos, os grupos irão juntar tudo em um único documento para ser compartilhado com a turma.
- Apresentação: Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, onde os colegas terão a oportunidade de resolver os caça-palavras e aprender sobre os tópicos ortográficos.
- Elaboração do Relatório: Após a conclusão das atividades, os alunos devem redigir o documento final reportando a experiência em formato de um relatório.
Entregas do Projeto
Os alunos irão entregar os seguintes itens ao final do projeto:
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Quatro caça-palavras, um para cada tópico. Cada um deve ser acompanhado de uma breve explicação sobre a origem das regras ortográficas do respectivo tópico.
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Um relatório escrito contendo as seguintes seções:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e objetivos do projeto.
- Desenvolvimento: Explicação teórica dos tópicos ortográficos, descrição detalhada da atividade, a metodologia utilizada e a apresentação dos resultados.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Fontes utilizadas para desenvolver o projeto.
O relatório deve complementar a atividade prática realizada. Por exemplo, na introdução, os alunos podem explicar por que a ortografia é relevante e como isso se aplica no cotidiano. No desenvolvimento, devem apresentar suas decisões de design para os caça-palavras, explicando como elas ilustram as regras de ortografia estudadas. Na conclusão, devem refletir sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado nos seus estudos e na vida cotidiana.