Entrar

Projeto: Contos Coletivos: criação, análise e comparação

Português

Original Teachy

'EF67LP03'

Gênero Textual: Contos

Contextualização

O tema "Gênero textual: Contos" é bastante relevante no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, uma vez que o entendimento dos diversos gêneros textuais é fundamental para a compreensão, interpretação e produção de diferentes tipos de textos. O foco em contos, em particular, oferece aos alunos a possibilidade de explorar este gênero narrativo de curta duração com uma estrutura clara e personagens bem definidos, o que é ideal para aprimorar suas habilidades de escrita e leitura.

Os contos são histórias curtas e fechadas, com poucos personagens e centradas em um único conflito. Geralmente, eles tratam de situações cotidianas e são marcados por uma reviravolta ou um final surpreendente. Este gênero textual pode ser encontrado em diversas mídias, como livros, revistas, jornais, e até mesmo em plataformas digitais, como blogs e páginas de internet.

A compreensão dos contos oferece aos alunos a possibilidade de aprofundar seu entendimento sobre a estrutura da narrativa, os elementos do enredo e a construção de personagens. Isso é fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos. Além disso, o trabalho com contos também estimula a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

No contexto escolar, os contos são recursos pedagógicos importantes para a promoção da leitura e da escrita, pois permitem trabalhar com diversas temáticas e estilos literários. Além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e literárias dos alunos, o trabalho com contos possibilita a abordagem de questões sociais, culturais e emocionais.

No que diz respeito aos recursos para aprofundamento no tema, sugerimos estas fontes confiáveis:

  • Livro "Para Gostar de Ler - Volume 5 - Contos", Cia das Letras: uma coletânea de contos de autores brasileiros, ideal para apresentar os alunos à variedade de estilos e temas encontrados neste gênero textual.

  • Artigo "O que é um conto?" no blog "Escrevendo Ficção": oferece uma visão geral sobre o que são contos, suas características e elementos.

  • Livro "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos", dos irmãos Grimm, traduzido por Ana Maria Machado, Editora Ática: uma coleção de contos populares que permite aos alunos aprofundar-se na estrutura e no estilo deste gênero textual.

  • Vídeo "Como escrever um conto?" no canal "Ficção em Tópicos" no YouTube: fornece dicas práticas para a criação de contos, desde a ideia inicial até a revisão do texto final.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Contos Coletivos: criação, análise e comparação"

Objetivo do Projeto:

Trabalhar em equipe para:

  1. Escrever um conto original
  2. Analisar e comparar contos de diferentes autores e estilos
  3. Aplicar e compreender de forma prática os elementos do gênero textual "conto".

Descrição detalhada do projeto:

Neste projeto, os alunos estarão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo terá a missão de explorar o universo dos contos, tanto teoricamente quanto na prática. Isso inclui a escrita de um conto original, a leitura e análise de contos de diferentes autores e estilos e, por fim, a comparação entre esses contos e o conto produzido pelo próprio grupo.

Materiais necessários:

  • Livros ou cópias de contos de diferentes autores e estilos.
  • Material para escrita, como folhas de papel e canetas, ou computadores com programas de edição de texto, dependendo dos recursos disponíveis.
  • Internet para pesquisa e referências, se disponível.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formação dos grupos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Pesquisa e leitura: Cada grupo deverá selecionar e ler ao menos três contos de diferentes autores e estilos. Os contos podem ser de uma lista fornecida pelo professor ou escolhidos pelos próprios alunos, desde que aprovados pelo professor.

  3. Análise dos contos: Após a leitura, os grupos deverão realizar uma análise dos contos lidos, observando aspectos como estrutura, enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.

  4. Criação do conto: Usando as referências e conhecimentos adquiridos, os grupos deverão criar seu próprio conto, com pelo menos três parágrafos e máximo de duas páginas.

  5. Revisão e edição: Os alunos deverão revisar e editar o próprio conto, zelando pelo cumprimento das características do gênero e pela qualidade da escrita.

  6. Comparação: Por fim, os estudantes devem comparar o conto criado com os contos estudados, observando as semelhanças e diferenças.

Entregas do projeto

Ao concluir a parte prática do projeto, cada grupo deve redigir um documento formal reportando todas as etapas do trabalho. Este documento deve compreender:

  • Introdução: Contextualizar o tema "gênero textual: contos", demonstrando a compreensão do tema, sua relevância e a aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

  • Desenvolvimento: Explicitar a teoria referente aos contos, os contos analisados e os autores, a criação do conto original, a metodologia utilizada e por fim os resultados obtidos.

  • Conclusão: Revisitar os pontos principais do projeto, apontar os aprendizados obtidos, discutir a experiência de escrever um conto em grupo e as descobertas sobre o gênero.

  • Bibliografia: Indicar as fontes de pesquisa e referências utilizadas para o trabalho, como os contos lidos, as consultas online, livros, vídeos, etc.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies