Contextualização
Nas aulas de português, um dos tópicos que mais despertam a atenção dos alunos é o estudo dos contos. Seja pelo seu caráter lúdico e envolvente, seja pela possibilidade de viajar por realidades diferentes e enredos surpreendentes, o conto é uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e criatividade.
Os contos são pequenas histórias, que podem estar presentes em diversas culturas em todo o mundo. Eles podem ser transmitidos oralmente ou por escrito e contêm elementos essenciais como personagens, enredo, cenário e uma moral ou lição de vida. Além disso, os contos apresentam uma diversidade de subgêneros, como contos de fadas, contos populares, contos de suspense, contos de terror, entre outros.
No contexto educacional, o conto é uma ferramenta importante para desenvolver várias habilidades nos alunos. Incentiva a leitura, a escrita, o pensamento crítico e analítico, a imaginação e a empatia. Além disso, pode ser usado para introduzir e discutir diversos temas relevantes, como questões sociais, culturais, morais e éticas.
Introdução
Neste projeto, vamos mergulhar no universo dos contos. Vamos descobrir como eles são construídos, quais são suas características principais, como criar um conto e como este gênero textual pode ser usado para explorar diferentes realidades, ideias e emoções. Focaremos em contos populares, contos de suspense, contos de mistério, contos de terror, contos de humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, entre outros.
Além disso, vamos explorar como os contos são apresentados em diferentes mídias e veículos de comunicação, como livros, jornais, revistas, filmes, séries de TV, podcasts e plataformas digitais. Isso nos permitirá analisar e avaliar a confiabilidade das informações apresentadas e entender como um mesmo fato ou história pode ser contado de diferentes maneiras.
Para este projeto, sugiro que consultem o site Contos & Lendas, que apresenta diversos contos de diferentes gêneros e culturas, e o livro "Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos" dos irmãos Grimm, disponível gratuitamente no site Domínio Público. Além disso, a série de livros "Contos de Suspense e Terror", de Edgar Allan Poe, pode ser encontrada em várias livrarias e bibliotecas.
Atividade Prática
Título da atividade: Criação e Análise de Contos
Objetivo do Projeto
Os alunos irão:
- Compreender a estrutura dos contos.
- Analisar como diferentes contos abordam o mesmo tema.
- Criar seus próprios contos utilizando os conceitos aprendidos.
- Fazer uma análise comparativa de diferentes contos.
- Trabalhar suas habilidades de pesquisa, escrita, apresentação, trabalho em equipe e gerenciamento de tempo.
Descrição Detalhada do Projeto
Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos, durante um período de três a quatro semanas. Cada grupo, a partir de uma lista fornecida pelo professor, deverá escolher um tema central, como amizade, traição, amor, medo, aventura, etc. A partir deste tema, o grupo deve localizar contos de diferentes subgêneros (contos populares, contos de suspense, contos de terror, etc.) que abordem o mesmo tema. Cada aluno, individualmente, irá selecionar e estudar um conto, que será posteriormente discutido em grupo.
Após a seleção, leitura e discussão dos contos, cada grupo deverá:
-
Fazer uma apresentação sobre os contos analisados, abordando o tema central, as características dos contos e as diferenças encontradas entre cada um deles.
-
Escrever seu próprio conto baseado no tema escolhido, utilizando os elementos da estrutura dos contos aprendidos durante o estudo.
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
-
Uma apresentação em grupo, que inclua uma análise dos contos selecionados e a leitura do conto criado pelo grupo.
-
Um relatório escrito, que apresente a análise dos contos, a descrição do processo de criação do próprio conto e as conclusões retiradas.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisa de contos e referências.
- Livros de contos, disponíveis na biblioteca da escola.
- Material para anotações e escrita do conto (cadernos, canetas, etc.).
- Material para criação da apresentação (papel, canetas coloridas, computador com software de apresentação, etc.).
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Organize-se em grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolha um tema central da lista fornecida pelo professor.
- Pesquise e selecione contos de diferentes subgêneros que abordem o tema escolhido. Cada aluno deve selecionar um conto.
- Leia e discuta em grupo os contos selecionados, analisando suas características e diferenças.
- Prepare uma apresentação sobre os contos analisados. A apresentação deve abordar o tema central, as características dos contos e as diferenças encontradas entre cada um deles.
- Escreva um conto baseado no tema escolhido, utilizando os conceitos aprendidos durante o estudo. Todos os membros do grupo devem contribuir para a criação do conto.
- Apresente seu trabalho à classe, incluindo a análise dos contos selecionados e a leitura do conto criado pelo grupo.
- Escreva um relatório documentando seu trabalho. O relatório deve conter uma introdução do tema, uma análise dos contos selecionados, uma descrição do processo de criação do conto e as conclusões obtidas.
Entregas do Projeto
-
Apresentação em grupo: Esta apresentação deve ser uma discussão coerente e bem estruturada dos contos selecionados e do conto criado pelo grupo. A apresentação deve incluir uma análise de cada conto, focando no tema escolhido, e uma leitura do conto criado pelo grupo. O grupo deve estar preparado para responder a perguntas e discutir seu trabalho com a classe.
-
Relatório escrito: O relatório deve começar com uma introdução que apresente o tema escolhido e sua relevância. Em seguida, deve detalhar a análise de cada conto selecionado, com foco em como cada conto aborda o tema escolhido. A metodologia utilizada para a seleção e análise dos contos deve ser explicitada. O relatório deve então descrever a criação do conto pelo grupo, incluindo um resumo do enredo, a descrição dos personagens e a explicação das escolhas feitas durante o processo criativo. O relatório deve terminar com as conclusões obtidas, destacando os aprendizados do grupo, as dificuldades encontradas, as soluções encontradas e as experiências vividas durante o projeto. Por último, os alunos devem indicar as fontes utilizadas para a pesquisa dos contos, para a criação do próprio conto e para a elaboração do relatório.