Objetivos
- Compreender que uma notícia tem o objetivo de informar o leitor sobre um fato ou evento recente de relevância social.
- Conhecer a estrutura textual de uma notícia, identificando elementos como título, lead, corpo do texto e conclusão.
- Desenvolver habilidades de escrita e interpretação de notícias.
- Reconhecer e gerenciar emoções ao ler e escrever notícias.
Curiosidades
1. Sabia que a primeira notícia impressa foi publicada em 1605? Era um jornal chamado 'Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien' na Alemanha!
2. Atualmente, mais de 70% das pessoas recebem suas notícias online. A internet revolucionou a forma como consumimos informação!
3. ️♂️ Nem todas as notícias são neutras! Muitas vezes, o autor pode influenciar a percepção dos fatos com a escolha de palavras e o tom usado no texto.
Contextualização
As notícias são uma parte essencial do nosso dia a dia, nos mantendo informados sobre eventos importantes e impactantes ao redor do mundo. Elas influenciam nossas opiniões, decisões e até mesmo nosso entendimento da sociedade em que vivemos. Conhecer a estrutura de uma notícia é fundamental para compreender melhor as informações que recebemos e para desenvolver uma visão crítica sobre o que lemos.
Uma notícia bem escrita segue uma estrutura específica que facilita a transmissão clara e objetiva das informações. O título atrai o leitor e resume a informação principal, o lead responde às perguntas essenciais, o corpo detalha os fatos, e a conclusão fecha a matéria de forma coesa. Entender essa estrutura nos ajuda a identificar a importância de cada parte da notícia e a apreciar a habilidade do jornalista em sintetizar e organizar as informações.
Além disso, ler e escrever notícias envolvem uma série de emoções. Ao lidar com temas diversos, desde tragédias até descobertas científicas, é normal sentir uma gama de sentimentos. Desenvolver a capacidade de reconhecer e gerenciar essas emoções é crucial não apenas para uma leitura crítica, mas também para a saúde emocional. Vamos embarcar nessa jornada juntos e descobrir o fascinante mundo das notícias!
Atividade 1: Repórter por uma Semana
Descrição
Você sempre quis ser um jornalista? Agora é a sua chance! Durante uma semana, você será um repórter e terá a missão de criar uma notícia completa sobre um evento recente ou fictício. O objetivo é aplicar tudo o que você aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de escrita e interpretação. Ao longo desta atividade, você explorará o papel do jornalista, entenderá como as notícias são construídas e refletirá sobre as emoções envolvidas nesse processo.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas de papel
- Caneta ou lápis
- Acesso a jornais, revistas ou sites de notícias (opcional)
- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional)
- Cópias de notícias impressas de autores renomados (opcional)
Passo a Passo
- Escolha um evento recente ou crie um evento fictício que você gostaria de transformar em notícia.
- Faça uma pesquisa sobre o evento, coletando informações e dados relevantes. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
- Escreva um título atrativo para sua notícia. Lembre-se de que o título deve resumir a principal informação de forma clara e chamativa.
- Redija o lead da notícia, respondendo às perguntas básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? e Como?
- Desenvolva o corpo da notícia, detalhando os fatos e incluindo declarações, dados estatísticos e antecedentes relevantes.
- Conclua a notícia de forma clara e coesa, recapitule os fatos principais, inclua uma citação final ou faça uma previsão sobre os desdobramentos do evento.
- Revise seu texto, verificando a clareza, a coesão e a coerência. Faça ajustes necessários para melhorar a qualidade da notícia.
- Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao escrever a notícia e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
- Entregue a notícia completa e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana.
O Que Você Deve Entregar?
Você deverá entregar uma notícia completa, seguindo a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). A notícia deve ter entre 250 e 400 palavras. Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao escrever a notícia e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER.
Atividade 2: Jornal TV Escola
Descrição
Que tal ser um âncora de telejornal por um dia? Nesta atividade, você vai criar e gravar uma notícia em formato de vídeo, como se fosse um jornalista de TV. O objetivo é aplicar o que você aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de comunicação oral. Você terá a oportunidade de explorar seu lado criativo, escolhendo um evento relevante e apresentando-o de maneira clara e envolvente. Esta atividade também permitirá que você reflita sobre as emoções envolvidas ao ser uma figura pública que informa o público.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas de papel para o roteiro
- Caneta ou lápis
- Celular ou câmera para a gravação do vídeo
- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional para pesquisa)
- Microfone (opcional, mas pode melhorar a qualidade do áudio)
- Um local tranquilo para gravar
Passo a Passo
- Escolha um evento recente ou crie um evento fictício que você gostaria de transformar em uma notícia de telejornal.
- Faça uma pesquisa sobre o evento, coletando informações e dados relevantes. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
- Escreva um roteiro para sua notícia de telejornal, seguindo a estrutura discutida em aula: título, lead, corpo e conclusão.
- Pratique a leitura do roteiro em voz alta, prestando atenção na clareza e na entonação da sua voz.
- Escolha um local tranquilo e bem iluminado para gravar seu vídeo. Certifique-se de que o fundo esteja organizado e sem distrações.
- Grave sua apresentação de telejornal, falando claramente e olhando diretamente para a câmera. Lembre-se de utilizar expressões faciais e gestos para tornar a apresentação mais envolvente.
- Revise o vídeo, verificando se a qualidade do áudio e do vídeo está adequada. Faça ajustes se necessário.
- Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao gravar a notícia e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
- Entregue o vídeo e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana.
O Que Você Deve Entregar?
Você deverá entregar um vídeo de até 3 minutos apresentando uma notícia de telejornal. O vídeo deve seguir a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao gravar a notícia e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER. O vídeo pode ser enviado por e-mail ou compartilhado em uma plataforma de vídeos, conforme orientações do professor.
Atividade 3: Criação de um Jornal Mural
Descrição
Que tal usar sua criatividade para transformar a notícia em uma obra de arte? Nesta atividade, você vai criar um Jornal Mural para a sua turma! Você poderá escolher diferentes formatos e temas para as notícias que vai incluir no mural. O objetivo é aplicar o que aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de escrita, design e interpretação. O mural será uma maneira divertida e visual de compartilhar informações relevantes com seus colegas e professores!
Materiais Necessários
- Folhas de papel A4 ou cartolina
- Canetas, lápis e marcadores coloridos
- Tesoura e cola
- Revistas e jornais antigos para recortes (opcional)
- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional para pesquisa e impressão de imagens)
- Fitilho ou barbante para pendurar os trabalhos (opcional)
Passo a Passo
- Escolha um tema para o seu Jornal Mural. Pode ser um evento recente, uma série de reportagens sobre um tema específico (como meio ambiente, esportes, ciência), ou até mesmo notícias fictícias que você criar.
- Faça uma pesquisa sobre o tema escolhido, coletando informações relevantes para a criação das notícias. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
- Divida o Jornal Mural em seções, como um jornal de verdade: Título, Lead, Corpo da Notícia e Conclusão. Você pode criar várias notícias para preencher o mural.
- Escreva as notícias seguindo a estrutura discutida em aula. Lembre-se de criar títulos atrativos, leads informativos e corpos de texto detalhados.
- Decore as folhas de papel ou cartolina com desenhos, recortes de revistas e jornais, ou imagens impressas que ilustrem as notícias.
- Organize as notícias no mural de forma visualmente agradável. Você pode usar fitilho ou barbante para pendurar as folhas ou colá-las diretamente em uma cartolina maior.
- Revise todo o conteúdo, verificando a clareza e a coesão das notícias, além da estética do mural. Faça ajustes se necessário para melhorar a qualidade do trabalho.
- Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao criar o Jornal Mural e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
- Entregue o Jornal Mural e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana. Se possível, apresente o mural para a turma, explicando o tema escolhido e as emoções envolvidas na criação.
O Que Você Deve Entregar?
Você deverá entregar um Jornal Mural completo com pelo menos cinco notícias, seguindo a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao criar o mural e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER. O mural pode ser apresentado em formato físico (cartolina ou folhas de papel) ou digital (imagem ou apresentação em slides).