Entrar

Projeto: Gênero Textual: Notícia | Metodologia Socioemocional | Projeto

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Gênero Textual: Notícia

Objetivos

- Compreender que uma notícia tem o objetivo de informar o leitor sobre um fato ou evento recente de relevância social.

- Conhecer a estrutura textual de uma notícia, identificando elementos como título, lead, corpo do texto e conclusão.

- Desenvolver habilidades de escrita e interpretação de notícias.

- Reconhecer e gerenciar emoções ao ler e escrever notícias.

Curiosidades

1.  Sabia que a primeira notícia impressa foi publicada em 1605? Era um jornal chamado 'Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien' na Alemanha!

2.  Atualmente, mais de 70% das pessoas recebem suas notícias online. A internet revolucionou a forma como consumimos informação!

3. ️‍♂️ Nem todas as notícias são neutras! Muitas vezes, o autor pode influenciar a percepção dos fatos com a escolha de palavras e o tom usado no texto.

Contextualização

As notícias são uma parte essencial do nosso dia a dia, nos mantendo informados sobre eventos importantes e impactantes ao redor do mundo. Elas influenciam nossas opiniões, decisões e até mesmo nosso entendimento da sociedade em que vivemos. Conhecer a estrutura de uma notícia é fundamental para compreender melhor as informações que recebemos e para desenvolver uma visão crítica sobre o que lemos.

Uma notícia bem escrita segue uma estrutura específica que facilita a transmissão clara e objetiva das informações. O título atrai o leitor e resume a informação principal, o lead responde às perguntas essenciais, o corpo detalha os fatos, e a conclusão fecha a matéria de forma coesa. Entender essa estrutura nos ajuda a identificar a importância de cada parte da notícia e a apreciar a habilidade do jornalista em sintetizar e organizar as informações.

Além disso, ler e escrever notícias envolvem uma série de emoções. Ao lidar com temas diversos, desde tragédias até descobertas científicas, é normal sentir uma gama de sentimentos. Desenvolver a capacidade de reconhecer e gerenciar essas emoções é crucial não apenas para uma leitura crítica, mas também para a saúde emocional. Vamos embarcar nessa jornada juntos e descobrir o fascinante mundo das notícias!

Atividade 1: Repórter por uma Semana

Descrição

Você sempre quis ser um jornalista? Agora é a sua chance! Durante uma semana, você será um repórter e terá a missão de criar uma notícia completa sobre um evento recente ou fictício. O objetivo é aplicar tudo o que você aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de escrita e interpretação. Ao longo desta atividade, você explorará o papel do jornalista, entenderá como as notícias são construídas e refletirá sobre as emoções envolvidas nesse processo.

Materiais Necessários

- Caderno ou folhas de papel

- Caneta ou lápis

- Acesso a jornais, revistas ou sites de notícias (opcional)

- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional)

- Cópias de notícias impressas de autores renomados (opcional)

Passo a Passo

  1. Escolha um evento recente ou crie um evento fictício que você gostaria de transformar em notícia.
  2. Faça uma pesquisa sobre o evento, coletando informações e dados relevantes. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
  3. Escreva um título atrativo para sua notícia. Lembre-se de que o título deve resumir a principal informação de forma clara e chamativa.
  4. Redija o lead da notícia, respondendo às perguntas básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? e Como?
  5. Desenvolva o corpo da notícia, detalhando os fatos e incluindo declarações, dados estatísticos e antecedentes relevantes.
  6. Conclua a notícia de forma clara e coesa, recapitule os fatos principais, inclua uma citação final ou faça uma previsão sobre os desdobramentos do evento.
  7. Revise seu texto, verificando a clareza, a coesão e a coerência. Faça ajustes necessários para melhorar a qualidade da notícia.
  8. Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao escrever a notícia e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
  9. Entregue a notícia completa e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá entregar uma notícia completa, seguindo a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). A notícia deve ter entre 250 e 400 palavras. Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao escrever a notícia e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER.

Atividade 2: Jornal TV Escola

Descrição

Que tal ser um âncora de telejornal por um dia? Nesta atividade, você vai criar e gravar uma notícia em formato de vídeo, como se fosse um jornalista de TV. O objetivo é aplicar o que você aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de comunicação oral. Você terá a oportunidade de explorar seu lado criativo, escolhendo um evento relevante e apresentando-o de maneira clara e envolvente. Esta atividade também permitirá que você reflita sobre as emoções envolvidas ao ser uma figura pública que informa o público.

Materiais Necessários

- Caderno ou folhas de papel para o roteiro

- Caneta ou lápis

- Celular ou câmera para a gravação do vídeo

- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional para pesquisa)

- Microfone (opcional, mas pode melhorar a qualidade do áudio)

- Um local tranquilo para gravar

Passo a Passo

  1. Escolha um evento recente ou crie um evento fictício que você gostaria de transformar em uma notícia de telejornal.
  2. Faça uma pesquisa sobre o evento, coletando informações e dados relevantes. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
  3. Escreva um roteiro para sua notícia de telejornal, seguindo a estrutura discutida em aula: título, lead, corpo e conclusão.
  4. Pratique a leitura do roteiro em voz alta, prestando atenção na clareza e na entonação da sua voz.
  5. Escolha um local tranquilo e bem iluminado para gravar seu vídeo. Certifique-se de que o fundo esteja organizado e sem distrações.
  6. Grave sua apresentação de telejornal, falando claramente e olhando diretamente para a câmera. Lembre-se de utilizar expressões faciais e gestos para tornar a apresentação mais envolvente.
  7. Revise o vídeo, verificando se a qualidade do áudio e do vídeo está adequada. Faça ajustes se necessário.
  8. Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao gravar a notícia e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
  9. Entregue o vídeo e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá entregar um vídeo de até 3 minutos apresentando uma notícia de telejornal. O vídeo deve seguir a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao gravar a notícia e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER. O vídeo pode ser enviado por e-mail ou compartilhado em uma plataforma de vídeos, conforme orientações do professor.

Atividade 3: Criação de um Jornal Mural

Descrição

 Que tal usar sua criatividade para transformar a notícia em uma obra de arte? Nesta atividade, você vai criar um Jornal Mural para a sua turma! Você poderá escolher diferentes formatos e temas para as notícias que vai incluir no mural. O objetivo é aplicar o que aprendeu sobre a estrutura de uma notícia e desenvolver suas habilidades de escrita, design e interpretação. O mural será uma maneira divertida e visual de compartilhar informações relevantes com seus colegas e professores!

Materiais Necessários

- Folhas de papel A4 ou cartolina

- Canetas, lápis e marcadores coloridos

- Tesoura e cola

- Revistas e jornais antigos para recortes (opcional)

- Computador ou smartphone com acesso à internet (opcional para pesquisa e impressão de imagens)

- Fitilho ou barbante para pendurar os trabalhos (opcional)

Passo a Passo

  1. Escolha um tema para o seu Jornal Mural. Pode ser um evento recente, uma série de reportagens sobre um tema específico (como meio ambiente, esportes, ciência), ou até mesmo notícias fictícias que você criar.
  2. Faça uma pesquisa sobre o tema escolhido, coletando informações relevantes para a criação das notícias. Se necessário, entreviste pessoas (familiares, amigos, vizinhos) para obter declarações.
  3. Divida o Jornal Mural em seções, como um jornal de verdade: Título, Lead, Corpo da Notícia e Conclusão. Você pode criar várias notícias para preencher o mural.
  4. Escreva as notícias seguindo a estrutura discutida em aula. Lembre-se de criar títulos atrativos, leads informativos e corpos de texto detalhados.
  5. Decore as folhas de papel ou cartolina com desenhos, recortes de revistas e jornais, ou imagens impressas que ilustrem as notícias.
  6. Organize as notícias no mural de forma visualmente agradável. Você pode usar fitilho ou barbante para pendurar as folhas ou colá-las diretamente em uma cartolina maior.
  7. Revise todo o conteúdo, verificando a clareza e a coesão das notícias, além da estética do mural. Faça ajustes se necessário para melhorar a qualidade do trabalho.
  8. Escreva uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao criar o Jornal Mural e como lidou com elas. Utilize o método RULER para guiar sua reflexão.
  9. Entregue o Jornal Mural e a reflexão escrita ao professor dentro do prazo de uma semana. Se possível, apresente o mural para a turma, explicando o tema escolhido e as emoções envolvidas na criação.

O Que Você Deve Entregar?

Você deverá entregar um Jornal Mural completo com pelo menos cinco notícias, seguindo a estrutura vista em aula (título, lead, corpo e conclusão). Além disso, inclua uma reflexão de uma página sobre as emoções que você sentiu ao criar o mural e como lidou com elas. A reflexão deve abordar os aspectos socioemocionais discutidos em aula, utilizando o método RULER. O mural pode ser apresentado em formato físico (cartolina ou folhas de papel) ou digital (imagem ou apresentação em slides).

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies