Contextualização
A comunicação é a base de todas as interações humanas e animais, sendo uma competência fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento de uma sociedade. Ela se apresenta de diversas formas e pode ser categorizada, em linhas gerais, em verbal e não verbal.
A linguagem verbal é a transferência de informações através de palavras, orais ou escritas. Ela é estruturada e organizada por regras gramaticais, e é o meio primário de expressão na maioria das sociedades humanas. Nos permite expressar nossos pensamentos, emoções, fatos, opiniões e é uma ferramenta essencial em nossa educação formal.
A linguagem não verbal, por outro lado, se refere à comunicação sem o uso de palavras, ou seja, através de gestos, expressões faciais, postura, tom de voz, entre outros. Apesar de ser considerada menos importante em nossa sociedade centrada no texto, a linguagem não verbal é a forma de comunicação primária em muitas espécies e desempenha um papel fundamental na comunicação humana, especialmente em relação à expressão de emoções e atitudes.
Importância
É essencial compreender que a linguagem verbal e não verbal não são duas entidades separadas que operam de forma isolada, mas sim componentes que trabalham juntos para formar um sistema de comunicação mais completo. Eles muitas vezes se complementam para transmitir uma mensagem mais precisa e clara para o ouvinte.
A linguagem não verbal serve como um reforço para a linguagem verbal, fornecendo pistas importantes que podem ajudar o ouvinte a compreender a intenção do falante. Além disso, a linguagem não verbal pode ajudar a expressar sentimentos e emoções que, às vezes, não podem ser facilmente expressas por meio de palavras.
Considerando isso, este projeto se propõe a explorar as diferentes formas de comunicação, seus usos e propriedades, a fim de aprofundar a compreensão dos alunos sobre este tópico crucial.
Atividade Prática - "Linguagens em cena: Explorando o Verbal e o Não-Verbal"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é que os alunos desenvolvem uma apresentação teatral que explore o uso das linguagens verbal, não verbal e mista para transmitir uma mensagem. Além disso, os alunos deverão produzir um relatório detalhado que documente todo o processo de criação e preparação da performance, incluindo uma análise crítica dos tipos de linguagem utilizados e seus efeitos sobre a audiência. O projeto deve envolver a disciplina de Português, focando no uso da linguagem, e Artes Cênicas, focando na expressão corporal e visual.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e terão a tarefa de preparar uma apresentação teatral breve de no máximo 15 minutos. A narrativa da peça deve ser projetada para incorporar elementos de linguagem verbal, não verbal e mista, a fim de transmitir sua mensagem para a audiência. Por exemplo, os alunos podem explorar o uso de gestos e expressões (linguagem não verbal), diálogos e monólogos (linguagem verbal), bem como o uso de cartazes, músicas ou vídeos (linguagem mista).
Materiais necessários
- Papel e caneta para o roteiro.
- Espaço adequado para ensaio e apresentação.
- Qualquer propriedade ou equipamento necessário para a peça (por exemplo, trajes, iluminação, som, etc.).
Passo a passo detalhado da atividade
-
Cada grupo deve começar escolhendo um tema central para a apresentação teatral. O tema pode ser qualquer coisa, desde uma questão social até uma história de aventura.
-
Em seguida, os alunos devem criar um roteiro que incorpora todos os três tipos de linguagem. Eles devem detalhar que tipo de linguagem vai ser usada em cada cena e por quê.
-
Depois que o roteiro estiver pronto, os alunos devem ensaiar a peça, prestando atenção especial à forma como a linguagem é usada para transmitir a mensagem central.
-
A última etapa do projeto prático é a apresentação final da peça para a turma.
-
Paralelamente à preparação da peça, os alunos devem documentar todo o processo em um relatório, detalhando as decisões tomadas, as dificuldades encontradas e como elas foram superadas, assim como uma análise crítica do uso dos diferentes tipos de linguagem.
Entregáveis
Os alunos devem entregar dois produtos finais:
-
O roteiro da peça, que deve abordar claramente onde e como cada tipo de linguagem é utilizado.
-
A apresentação final da peça para a turma.
-
Um relatório detalhado, que será estruturado da seguinte forma:
-
Introdução: O tema da apresentação e por que foi escolhido, bem como uma breve descrição do propósito do projeto.
-
Desenvolvimento: Uma explicação detalhada do processo de criação e preparação da peça, incluindo como cada tipo de linguagem foi incorporado no roteiro. Os alunos devem também discutir como o tema influencia o uso da linguagem.
-
Conclusões: Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, bem como o impacto do uso da linguagem na apresentação e na recepção da audiência.
-
Bibliografia: Os alunos devem citar todas as fontes consultadas durante o projeto.
Este projeto integral deve levar mais de 12 horas para ser concluído pelos alunos e requer a colaboração e a coordenação entre os membros do grupo para garantir o sucesso.