Contextualização
Aprendemos continuamente a língua portuguesa, desde o dia em que somos capazes de emitir os primeiros sons até a nossa vida adulta. No entanto, para dominar a língua, não basta apenas conhecer o significado das palavras e suas regras gramaticais. É necessário entender a diversidade da linguagem e como a mesma pode ser manipulada para construir diferentes discursos e sentidos.
Nesse sentido, a "linguagem" é a capacidade humana de se comunicar por meio de um sistema de símbolos, sejam eles verbais ou não verbais. A "língua" é uma sistematização específica da linguagem que varia de cultura para cultura, sendo aquilo que normalmente chamamos de idioma. Já o "discurso" são as práticas sociais de construção de significado a partir da língua, e o "sentido" é a interpretação particular que cada um de nós dá para os discursos.
A capacidade de reconhecer as nuances da linguagem é uma ferramenta poderosa no mundo moderno. Saber diferenciar discursos, interpretar seus sentidos e utilizar a linguagem de forma eficiente são habilidades valorizadas no mercado de trabalho e também na vida cotidiana.
No atual contexto de globalização e de forte presença da comunicação digital, a habilidade de criar, analisar e interpretar discursos torna-se cada vez mais importante. Em nossa vida diária, somos constantemente expostos a uma grande quantidade de informações e devemos ser capazes de interpretá-las, criticá-las e, quando necessário, contrapô-las.
Portanto, queridos alunos, convidamos vocês a mergulhar no universo da linguagem, da língua, dos discursos e dos sentidos. Como ponto de partida, sugerimos as seguintes fontes de estudo:
- Nova Escola - O que é linguagem?
- Sua Pesquisa - O que é Língua Portuguesa?
- Khan Academy - Entendendo a linguagem
- Livro didático: "Português Linguagens" – Volume Único. Editora Moderna. Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.
Atividade Prática
Título da atividade: "Expressando e Interpretando Sentidos: Uma Aventura pela Linguagem e os Discursos"
Objetivo do projeto: O objetivo deste projeto é explorar e entender os conceitos de linguagem, língua, discursos e sentidos através da pesquisa, experimentação e reflexão. Os alunos irão analisar o uso de diferentes formas de discurso e linguagem em vários meios comunicativos, como livros, jornais, anúncios, músicas, filmes e redes sociais. Eles também aprenderão a construir suas próprias mensagens em diferentes formas de discurso e analisarão as diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
Descrição detalhada do projeto:
Neste projeto, os grupos serão convidados a explorar o mundo dinâmico da linguagem e seus significados. Eles devem abordar os seguintes conceitos teóricos chave: linguagem e língua, discursos, sentido, discurso direto e indireto, e diferenças semânticas em séries sinonímicas.
Materiais Necessários: Livros, revistas, jornais, acesso à internet, papel e canetas coloridas, quadro branco ou flip chart para apresentação.
Passo a passo da atividade:
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Pesquisa e coleta de exemplos (6 horas): Os alunos devem pesquisar e coletar exemplos de diferentes tipos de discursos em diferentes meios. Eles devem procurar exemplos que mostrem diferentes usos da linguagem e diferentes sentidos. Essa coleta deve incluir, mas não se limitar a discursos políticos, publicitários, jornalísticos, acadêmicos, literários, etc.
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Análise de discurso (3 horas): Os alunos devem analisar os exemplos coletados e discutir o uso da linguagem em cada um deles. Eles devem analisar as diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica, diferenciar o discurso direto e o indireto, reconhecer os diferentes sentidos de uma palavra ou expressão em contextos diferentes, etc.
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Criação de discurso (3 horas): Cada grupo deve criar seu próprio discurso utilizando diferentes formas de linguagem. O discurso pode ser um debate político, um anúncio, uma notícia, um poema, uma música, uma peça teatral, um vídeo, etc. O importante é que eles apliquem os conceitos aprendidos na criação de seus discursos.
Entregáveis do Projeto:
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Exemplos Coletados: Coleção de exemplos de discursos que os alunos coletaram durante a fase de pesquisa. Isso deve ser apresentado em um portfólio digital ou físico, dependendo da preferência do grupo.
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Análise discursiva: Um documentário que inclua a discussão e análise do grupo sobre os exemplos coletados. Este documentário pode ser filmado ou escrito.
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Discurso Criativo: Cada grupo deve apresentar o discurso que criaram para a classe. Isso pode ser feito através de uma apresentação ao vivo, um vídeo, um podcast, uma apresentação em PowerPoint, etc.
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Relatório final: Cada grupo deve redigir um relatório final abordando os quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto. Na fase de desenvolvimento, os alunos devem explicar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, detalhar a atividade, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. Na conclusão, os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Na bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Todos esses entregáveis são parte integrante da avaliação do projeto e serão avaliados considerando a originalidade, o esforço da equipe, a aplicação dos conceitos aprendidos e a qualidade da apresentação e do relatório final.