Logo da Teachy
Entrar

Projeto: A Formação do Território Brasileiro – Uma Viagem no Tempo

Avatar padrão

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EF07GE09'

Brasil: Processo de Formação

Contextualização

O território brasileiro é um mosaico complexo e fascinante de regiões diversas, cada uma com sua própria identidade cultural, histórica e ambiental. No entanto, é uma unidade formada por um processo de formação que durou séculos, e que envolveu uma série de eventos políticos, econômicos, sociais e geográficos.

Os principais conceitos que precisamos entender para estudar a formação do território brasileiro incluem a colonização portuguesa, as fronteiras e disputas territoriais, a migração interna, a urbanização e a industrialização. Cada um desses fenômenos desempenhou um papel crucial na moldagem da face do Brasil como conhecemos hoje.

Introdução

A formação do território brasileiro não é apenas um tópico interessante, mas é de suma importância na compreensão do Brasil em várias dimensões: sua diversidade cultural, suas disparidades socioeconômicas, suas questões ambientais e muito mais. O entendimento desse processo de formação é crucial para entendermos os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta hoje e no futuro.

Além disso, essa compreensão pode nos ajudar a entender melhor como são formados os territórios e nações em todo o mundo. Assim, estudar a formação do território brasileiro é uma maneira de aprofundar nossa compreensão de como a geografia, a história e a política se entrelaçam para moldar a sociedade e o ambiente em que vivemos.

Atividade Prática: "A Formação do Território Brasileiro – Uma Viagem no Tempo"

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo estimular os alunos a explorar e entender o processo de formação do território brasileiro. Os alunos deverão investigar os diferentes períodos históricos, os eventos-chave e os processos que moldaram o Brasil como ele é hoje.

Descrição do Projeto

Os grupos deverão criar uma apresentação multimídia interativa, que poderá ser composta por vídeos, slides, maquetes ou qualquer outro recurso que os alunos considerem necessário para apresentar o projeto de forma criativa e engajadora.

Cada grupo terá que tratar de cinco tópicos principais:

  1. A chegada dos portugueses e a colonização inicial do Brasil.
  2. As fronteiras e as disputas territoriais durante o período colonial.
  3. A migração interna e a formação dos estados brasileiros.
  4. A urbanização e a industrialização do Brasil no século XX.
  5. A situação atual do território brasileiro e as perspectivas para o futuro.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet para pesquisas e criação da apresentação.
  • Materiais diversos para a criação de maquetes, se o grupo decidir usar este recurso (papelão, tinta, massinha de modelar, etc.).

Passo a Passo

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo fará uma pesquisa aprofundada sobre os cinco tópicos propostos, utilizando as fontes recomendadas e outras que considerem pertinentes.
  3. Após a pesquisa, os grupos devem organizar as informações e decidir a melhor forma de apresentar os resultados.
  4. Os grupos deverão dedicar várias sessões de trabalho à criação da apresentação, que pode incluir a elaboração de mapas históricos, gráficos, infográficos, maquetes, vídeos, etc.
  5. Cada grupo apresentará seu projeto à turma, explicando os principais aspectos e curiosidades que descobriu durante a pesquisa.

Entregas do Projeto

Os alunos deverão entregar a apresentação multimídia interativa e um relatório escrito sobre o projeto.

O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

1. Introdução: O grupo deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

2. Desenvolvimento: Nesta parte, os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos. Deve também apresentar, de forma detalhada, a relação entre as disciplinas de Geografia e História no desenvolvimento do trabalho.

3. Conclusão: Aqui, os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

4. Bibliografia: Por fim, os alunos devem indicar as fontes em que basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os grupos serão avaliados tanto pelo conteúdo e originalidade da apresentação, quanto pela qualidade e profundidade da pesquisa realizada, conforme evidenciado no relatório escrito.

A elaboração do relatório servirá para consolidar o aprendizado, reforçando os conceitos teóricos e a correlação entre a teoria e a prática. Este relatório também será uma maneira de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e comunicar informações de maneira clara e coerente.

Espera-se que ao longo deste projeto, os alunos desenvolvam uma série de habilidades socioemocionais, como gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico, entre outras.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | América: Blocos Latino-Americanos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Características dos Continentes: Américas | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Brasil: Clima: Revisão | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Do Mercantilismo à Mecanização: Uma Viagem pelo Campo Brasileiro
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!