Entrar

Projeto: Calculando o Consumo Consciente

Geografia

Original Teachy

'EF07GE06', 'EF07GE09', 'EF07GE02'

Consumo Consciente e Circulação de Mercadorias

Contextualização

Introdução

O consumo consciente √© um tema de extrema import√Ęncia nos dias de hoje, pois aborda tanto quest√Ķes ambientais quanto econ√īmicas. √Č um conceito que envolve a consci√™ncia do impacto que nossas escolhas de consumo causam no meio ambiente e na sociedade.

Em relação à Geografia, o consumo consciente está ligado ao estudo da produção, circulação e consumo de mercadorias, bem como ao impacto que esses processos têm na distribuição de riquezas e no meio ambiente.

A conex√£o entre o consumo consciente e a Matem√°tica pode ser observada quando analisamos os padr√Ķes de consumo. O uso de dados estat√≠sticos e gr√°ficos √© fundamental para entender as tend√™ncias de consumo e suas implica√ß√Ķes para o meio ambiente e a sociedade.

Contextualização

Na sociedade atual, caracterizada pelo consumo excessivo, é crucial que aprendamos a consumir de maneira mais consciente. Isso envolve não apenas a escolha de produtos ecologicamente corretos, mas também a redução do consumo em geral.

As decis√Ķes de consumo t√™m um forte impacto no meio ambiente. A produ√ß√£o de bens de consumo requer recursos naturais e energia, que muitas vezes s√£o extra√≠dos de maneira insustent√°vel. Al√©m disso, muitos produtos s√£o descartados ap√≥s um curto per√≠odo de uso, contribuindo para a polui√ß√£o e o esgotamento de aterros sanit√°rios.

O consumo consciente n√£o √© apenas uma quest√£o de responsabilidade individual, mas tamb√©m um desafio para toda a sociedade. Precisamos repensar nossos padr√Ķes de consumo e buscar solu√ß√Ķes sustent√°veis em n√≠vel coletivo.

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: Calculando o Consumo Consciente

Objetivo

O projeto tem como objetivo estudar o conceito de consumo consciente na perspectiva da Geografia e da Matemática. Os alunos aprenderão sobre o impacto do consumo na distribuição de riquezas e no meio ambiente, e como a análise de dados estatísticos pode contribuir para um maior entendimento desses processos.

Descrição Detalhada do Projeto

Neste projeto, os alunos ir√£o realizar pesquisas, an√°lises e discuss√Ķes para entender o consumo consciente. O trabalho ser√° dividido em quatro etapas principais:

1. Pesquisa e estudo sobre o consumo consciente:

  • O grupo vai estudar o que √© consumo consciente e como ele se relaciona com a Geografia e a Matem√°tica.
  • Eles v√£o pesquisar sobre os impactos do consumo na distribui√ß√£o de riquezas e no meio ambiente.

2. Pesquisa e an√°lise de dados sobre o consumo:

  • O grupo vai pesquisar dados sobre consumo e descarte de produtos, focando em sua comunidade ou cidade.
  • Os alunos v√£o analisar esses dados, identificando padr√Ķes e tend√™ncias.

3. Avaliação das práticas de consumo e propostas de melhorias:

  • Com base na pesquisa e an√°lise, o grupo vai avaliar as pr√°ticas de consumo de sua comunidade ou cidade e propor melhorias.
  • Os alunos v√£o discutir poss√≠veis solu√ß√Ķes para os problemas identificados e estrat√©gias para promover o consumo consciente.

4. Preparação e apresentação do relatório:

  • O grupo vai preparar um relat√≥rio detalhado sobre o projeto, que inclui a introdu√ß√£o, o desenvolvimento, as conclus√Ķes e a bibliografia.
  • Cada grupo vai apresentar seu relat√≥rio para a classe.

Materiais Necess√°rios

  • Acesso √† internet para pesquisas
  • Papel e canetas para anota√ß√Ķes
  • Softwares de planilha eletr√īnica e processadores de texto

Passo a Passo

  1. Formem grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Designem responsabilidades para cada membro do grupo.
  3. Na primeira etapa, pesquisem sobre o tema do consumo consciente. Utilizem recursos online, como artigos, vídeos e sites de órgãos oficiais.
  4. Na segunda etapa, pesquisem dados sobre consumo e descarte de produtos. Utilizem fontes confi√°veis e coletivas em uma planilha eletr√īnica.
  5. Analisem os dados, identificando padr√Ķes e tend√™ncias de consumo e descarte. Usem gr√°ficos para visualizar essas informa√ß√Ķes.
  6. Na terceira etapa, discutam e avaliem as pr√°ticas de consumo. Proponham solu√ß√Ķes para promover o consumo consciente, considerando as informa√ß√Ķes coletadas e analisadas.
  7. Na √ļltima etapa, preparem um relat√≥rio sobre o projeto. O relat√≥rio deve conter Introdu√ß√£o, Desenvolvimento, Conclus√Ķes e Bibliografia.
  8. Apresentem o relatório para a classe.

Entregas do Projeto

Os alunos devem entregar um relatório escrito e realizar uma apresentação para a classe. O relatório deve ser estruturado com:

  1. Introdu√ß√£o: Contextualiza√ß√£o e relev√Ęncia do tema do consumo consciente, bem como o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Discussão teórica do consumo consciente, detalhes da pesquisa e da análise de dados realizadas, bem como das estratégias propostas para o consumo consciente.
  3. Conclus√Ķes: Retorne as principais descobertas, o aprendizado obtido e as conclus√Ķes sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Referências das fontes usadas para o trabalho no projeto, como livros, sites, vídeos, etc.

Os alunos ir√£o apresentar seu projeto para a classe, onde ir√£o discutir seus resultados e as estrat√©gias sugeridas para promover o consumo consciente. Esta apresenta√ß√£o √© uma oportunidade para desenvolver habilidades comunicativas e defender suas ideias frente a um p√ļblico.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies