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Projeto: Desigualdade social no Brasil em jogo: Decifrando as raízes e propondo soluções

Geografia

Original Teachy

'EF07GE06'

Brasil: Desigualdade Social

Contextualização

Este projeto foi concebido para abordar uma das questões mais prementes da sociedade brasileira contemporânea: a desigualdade social. A desigualdade social é a diferenciação entre pessoas e grupos sociais nos mais diversos contextos, sejam eles econômicos, políticos, de acesso à educação, saúde e diversas outras esferas da vida em sociedade. Esse fenômeno está profundamente enraizado na história brasileira, tendo suas raízes na época da colonização e se prolongando até o presente.

Conceitos teóricos

Primeiramente, é importante entender os conceitos de produção, circulação e consumo de mercadorias que são os pilares da economia moderna. A produção é o processo de criação de produtos ou serviços que podem ser transactionados. A circulação envolve o transporte e a distribuição desses produtos ou serviços até os consumidores, e o consumo é a utilização desses produtos ou serviços. Esses processos, quando desequilibrados, podem resultar em desigualdades socioeconômicas.

Em segundo lugar, é importante também entender os conceitos de racismo estrutural e discriminação de gênero. O racismo estrutural é um sistema de discriminação racial que se perpetua em várias esferas da sociedade, incluindo o sistema educacional, o sistema jurídico, o sistema de emprego, etc. Já a discriminação de gênero é a diferenciação ou preconceito com base no sexo ou gênero de uma pessoa.

Por fim, é necessário entender o conceito de estrutura social, que se refere à organização da sociedade em termos de relações e instituições sociais, as quais estabelecem papéis e normas que determinam a interação dos indivíduos dentro da sociedade. A desigualdade é perpetuada quando a estrutura social é desequilibrada.

Relevância do tema

A desigualdade social no Brasil ocorre em múltiplas dimensões e é amplamente reconhecida como um dos principais desafios do país. Ela é refletida nos altos níveis de pobreza, na disparidade de renda entre os ricos e os pobres, na falta de acesso a serviços básicos de qualidade, como educação e saúde, e em muitas outras áreas. Os alunos devem entender que a desigualdade social não é apenas uma questão teórica, é uma realidade vivida por muitos brasileiros todos os dias.

A desigualdade social é também um importante determinante da mobilidade social, que se refere à capacidade de um indivíduo ou família de mudar sua posição socioeconômica ao longo do tempo. No Brasil, a mobilidade social é limitada, o que significa que aqueles que nascem em famílias pobres têm menos chances de melhorar sua situação socioeconômica.

Sugestões de Recursos

Os alunos devem se basear nos seguintes recursos para conduzir suas investigações:

  1. Atlas da Desigualdade: O Atlas da Desigualdade fornece dados concretos sobre a desigualdade social no Brasil e pode ser um excelente ponto de partida para a pesquisa.

  2. IBGE - Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil: Este documentário do IBGE fornece uma análise detalhada da desigualdade racial no Brasil.

  3. Desigualdade de Gênero e Classe Social: Este artigo científico publicado na Scielo fornece uma análise histórica e contemporânea da desigualdade de gênero e classe no Brasil.

Os alunos são encorajados a procurar outros recursos confiáveis para complementar sua pesquisa.

Atividade Prática

Título da atividade: "Desigualdade social no Brasil em jogo: Decifrando as raízes e propondo soluções"

Objetivo do Projeto:

Compreender a extensão da desigualdade social no Brasil, identificar suas principais causas e pensar coletivamente em alternativas para minimizá-la. A ideia é que os alunos adquiram uma visão crítica sobre os desafios socioeconômicos e ambientais do país e também desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise e apresentação.

Descrição detalhada do Projeto:

Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, os estudantes deverão criar um jogo de tabuleiro que reflita a desigualdade social no Brasil. O jogo deve simular o percurso de distintos perfis de personagens na sociedade, evidenciando os desafios encontrados por cada um deles em face das desigualdades socioeconômicas e ambientais do país.

Materiais Necessários:

  • Materiais para construção do tabuleiro: papelão, papel, lápis de cor, canetas, régua;
  • Materiais para construção dos peões: argila ou massinha, por exemplo;
  • Dados;
  • Artigos, livros, dados estatísticos confiáveis de internet para pesquisa.

Passo a passo detalhado:

  1. Pesquisa: Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a desigualdade social no Brasil. Os alunos devem buscar dados concretos sobre a distribuição de renda, acesso a serviços básicos como saúde, educação, saneamento básico, e também informação sobre as temáticas de racismo estrutural e discriminação de gênero no Brasil. Os recursos indicados anteriormente são um bom ponto de partida.

  2. Planejamento do Jogo: Com base na pesquisa realizada, os grupos devem planejar o formato do jogo, a mecânica, regras, e os perfis dos personagens. Os personagens devem representar diferentes perfis socioeconômicos e étnico-raciais da população brasileira.

  3. Construção do Jogo: Após planejamento, os alunos devem partir para a construção do tabuleiro e dos personagens de jogo. Cada etapa ou desafio do tabuleiro deve refletir realidades e dados encontrados na pesquisa, de maneira a representar o percurso de cada personagem na sociedade brasileira com base em suas condições de nascimento e vida.

  4. Teste e Ajustes: Os grupos devem testar o seu jogo, fazendo os ajustes necessários para que o jogo seja didático, mas também divertido e instigante.

  5. Apresentação: Cada grupo deverá apresentar sua criação para a turma, explicando a mecânica do jogo, os obstáculos e desafios enfrentados pelos personagens e como esses refletem a realidade da desigualdade social no Brasil.

Entregas do Projeto:

Para consolidar as descobertas e coletar evidências sobre o trabalho realizado, os grupos devem preparar um relatório detalhado em formato escrito. O relatório deve conter:

  1. Introdução: aqui, o objetivo do projeto, o tema a ser explorado (desigualdade social no Brasil) e sua relevância devem ser apresentados. Também devem explicar brevemente a metodologia usada: a criação de um jogo para explorar o tema.

  2. Desenvolvimento: nesta seção, os alunos devem detalhar a pesquisa realizada, apresentando os dados coletados sobre a desigualdade no Brasil, os conceitos que foram usados para estruturar o jogo e o processo de criação. Também devem discutir os desafios e obstáculos que encontraram durante o processo e como os superaram.

  3. Conclusões: nessa parte, os alunos devem compartilhar os aprendizados que obtiveram com a pesquisa e com a tarefa de construção do jogo, reforçando as principais lições sobre a desigualdade social no Brasil. Também é importante que reflitam sobre a experiência de trabalhar em grupo e o que aprenderam com isso.

  4. Bibliografia: por fim, os alunos devem apresentar a lista de fontes consultadas durante a pesquisa, seguindo as normas da ABNT.

A entrega final do projeto será o relatório escrito e o jogo de tabuleiro criado, ambos avaliados tanto por sua qualidade quanto pela capacidade de transmitir a complexidade da desigualdade social no Brasil.

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