Entrar

Projeto: Etnias que Fazem o Brasil

Geografia

Original Teachy

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Contextualização

Nossa jornada começa no século 16, com a chegada dos portugueses nas terras que hoje conhecemos como Brasil. Com o passar dos anos, várias outras etnias contribuíram para a formação da população brasileira, entre elas os africanos, que foram trazidos à força para trabalhar como escravos, e os imigrantes europeus e asiáticos, que vieram em busca de novas oportunidades.

Nas primeiras aulas de Geografia, aprendemos que a população brasileira é formada por uma mistura de várias etnias que contribuíram, cada uma à sua maneira, para a formação cultural, social e econômica do país. O Brasil é um caldeirão de culturas, onde convivem, em maior ou menor grau de harmonia, descendentes de indígenas, portugueses, africanos, italianos, japoneses, árabes, alemães, espanhóis e muitos outros.

Introdução

Entender como ocorreu essa formação étnico-cultural brasileira é fundamental para compreendermos a nossa sociedade atual, seus desafios e suas oportunidades. O conceito de formação étnico-cultural envolve a compreensão de como as diferentes etnias contribuíram para a formação do povo brasileiro, mas sem deixar de lado as tensões e desigualdades produzidas por esse processo.

O Brasil, devido a sua diversidade étnico-cultural, é um país rico em manifestações culturais que refletem essa pluralidade. Cada região tem suas tradições, festas, culinária, música, danças, lendas, religiosidade, que refletem a influência das diversas etnias que compõem o que chamamos de "cultura brasileira".

Fontes adicionais

Segue uma lista de recursos disponíveis para aprofundar o estudo da formação étnica do povo brasileiro:

  1. Brasil: Uma Biografia de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling.
  2. Artigo da Revista Escola: A formação do povo brasileiro
  3. Vídeos do Canal Futura, disponíveis no Youtube, sobre a formação étnico-cultural brasileira.
  4. Documentários da série "O Povo Brasileiro", baseada na obra de Darcy Ribeiro.
  5. Museu do Índio, instituição voltada para a valorização e divulgação da diversidade dos povos indígenas do Brasil.

Atividade Prática: "Etnias que Fazem o Brasil"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é pesquisar e apresentar uma cultura étnica especifíca que contribuiu significativamente para a formação da cultura brasileira. Cada grupo escolherá uma etnia a ser estudada, coletando informações sobre suas tradições, economia, religião, gastronomia, entre outros aspectos. Por fim, o grupo apresentará suas descobertas em uma feira cultural virtual.

Descrição detalhada do Projeto

Cada grupo de três a cinco alunos deve selecionar um grupo étnico que contribuiu para a formação da cultura brasileira (por exemplo: indígenas, africanos, portugueses, italianos, japoneses, etc). Cada grupo deve realizar uma extensa pesquisa sobre a cultura escolhida, tentando identificar a influência dela na formação da cultura brasileira.

As etapas do projeto são as seguintes:

  1. Escolha da etnia a ser pesquisada.
  2. Pesquisa sobre a etnia escolhida.
  3. Preparação da apresentação.
  4. Realização da feira cultural virtual.

É importante que os alunos documentem o passo a passo de sua pesquisa e preparação na forma de um relatório, que será a principal entrega do projeto.

Materiais Necessários

  1. Acesso à internet para realizar as pesquisas.
  2. Material para a confecção da apresentação (pode ser um Slide, Prezi, video, podcast etc.).

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Escolha da cultura a ser pesquisada: O grupo deve escolher uma cultura para pesquisar. Recomenda-se que o grupo escolha uma cultura que seja de interesse comum.

  2. Pesquisa sobre a cultura escolhida: O grupo deve realizar uma pesquisa detalhada sobre a cultura escolhida. Eles devem procurar informações como: origens da cultura, tradições, gastronomia, influência na cultura brasileira, entre outros pontos relevantes.

  3. Preparação da apresentação: O grupo deve preparar uma apresentação que transmita todas as informações colhidas durante a pesquisa. Esta apresentação também deve incluir uma seção sobre como a cultura pesquisada influencia a cultura brasileira.

  4. Realização da feira cultural: Cada grupo deve apresentar sua cultura em uma feira cultural virtual. Os grupos devem ser criativos para apresentar de forma lúdica e didática os resultados de sua pesquisa.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. Relatório de Pesquisa: Documento que detalha todo o processo de pesquisa, as fontes utilizadas, as informações coletadas e a preparação da apresentação. O relatório deve ser estruturado em quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  2. Apresentação da Feira Cultural: Material produzido para a feira cultural virtual.

A organização do relatório é essencial para o sucesso do projeto. Na introdução, os alunos devem destacar a relevância do tema escolhido e a motivação para a escolha do mesmo. No desenvolvimento, os alunos devem detalhar todos os passos do projeto, desde a escolha da cultura, a pesquisa realizada, até a preparação da apresentação. Na conclusão, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, os desafios enfrentados, os aprendizados obtidos e a influência da cultura estudada na formação do Brasil. A bibliografia deve citar todas as fontes utilizadas no projeto, seja livros, sites, documentários, etc.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies