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Projeto: Mapeando a Desigualdade Social no Brasil: Uma Análise Interdisciplinar e Colaborativa

Geografia

Original Teachy

'EF07GE06'

Brasil: Desigualdade Social

Contextualização

Introdução teórica

A desigualdade social é uma situação que ocorre quando a riqueza de uma sociedade, ou seja, seus recursos, são distribuídos de maneira desigual entre os diferentes grupos sociais. No Brasil, este fenômeno fica muito evidente quando comparamos as diferenças sociais e econômicas entre as regiões, estados e até mesmo bairros de uma mesma cidade.

Os conceitos de distribuição de renda, exclusão social, marginalização e estratificação social são comumente utilizados para analisar a desigualdade social. A distribuição de renda está intrinsecamente ligada à forma como as riquezas de um país são distribuídas entre a população. Já a exclusão social e a marginalização se referem a processos pelos quais determinados indivíduos ou grupos são sistematicamente impedidos de acessar direitos, oportunidades e recursos. Por fim, a estratificação social trata das diferentes camadas de uma sociedade formadas com base em critérios como poder, riqueza e ocupação.

No contexto brasileiro, a desigualdade social se manifesta em diversos aspectos do cotidiano, afetando diretamente a vida de milhões de pessoas. Ela se faz presente na educação, na saúde, no acesso a moradia digna, na segurança e em diversas outras áreas. E ainda é acentuada por outras formas de desigualdade, como a racial e a de gênero.

Contextualização e relevância do tema

A desigualdade social no Brasil é um assunto de extrema importância, visto que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Esta desigualdade tem consequências graves para a sociedade, como a violência, a pobreza e a fome.

Além disso, a desigualdade social tem impactos significativos na economia do país. É sabido que sociedades mais desiguais tendem a ter um crescimento econômico mais lento. Ademais, a desigualdade impede que grande parte da população tenha acesso a oportunidades de trabalho e renda, limitando assim o potencial de desenvolvimento econômico do país.

A discussão sobre a desigualdade social permite a compreensão de como a sociedade brasileira se estruturou historicamente e quais são os principais desafios para a construção de um país mais igualitário. Dessa forma, o estudo desse tema é de crucial importância para a reflexão sobre as injustiças sociais, a luta por direitos e a construção da cidadania.

Sugestão de recursos para estudo do tema

Os alunos podem utilizar como referência para estudo e aprofundamento do tema os seguintes recursos:

  1. Livro "A elite do atraso: Da escravidão à Lava Jato" de Jessé Souza
  2. Documentário "Quebrando a banca" disponível na Netflix
  3. Artigo "A desigualdade no Brasil e os desafios para a política social" disponível na Revista Brasileira de Políticas Públicas.
  4. Portal de notícias G1, para acompanhamento de notícias atuais sobre desigualdade social e econômica no Brasil.

Atividade Prática

Título da atividade: "Mapeando a Desigualdade Social no Brasil: Uma Análise Interdisciplinar e Colaborativa"

Objetivo do projeto

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a desigualdade social no Brasil e os fatores que a exacerbam, através da pesquisa e análise de dados sociais e econômicos relevantes. Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 membros e deverão mapear diversos aspectos da desigualdade social e econômica em diferentes regiões do Brasil, relacionando esses aspectos à conceitos teóricos e estudados na disciplina de Geografia.

Descrição detalhada do projeto

Para realizar essa atividade prática, os alunos deverão coletar e analisar dados sobre desigualdade social e econômica no Brasil. Eles irão investigar fatores como distribuição de renda, exclusão social, marginalização e estratificação social em diferentes regiões do país. Além disso, devem correlacionar seus achados com conceitos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social. Os dados podem ser obtidos de fontes públicas confiáveis, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial.

Materiais necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Softwares de processamento de texto e apresentação (por exemplo, Microsoft Word e PowerPoint)
  • Acesso a bases de dados públicas confiáveis

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Planejamento: Os alunos devem se dividir em grupos de 3 a 5 membros e planejar como irão dividir as tarefas e gerenciar o tempo para a execução do projeto.

  2. Pesquisa e coleta de dados: Em seguida, os grupos devem pesquisar e coletar dados referentes à desigualdade social e econômica no Brasil. O foco deve ser encontrar dados sobre distribuição de renda, exclusão social, marginalização e estratificação social em diferentes regiões do país.

  3. Análise dos dados: Após coletar os dados, os alunos devem analisar os números e identificar padrões, tendências e discrepâncias. Eles devem relacionar seus achados com os conceitos teóricos estudados.

  4. Elaboração do relatório: Com base na análise dos dados, os alunos devem elaborar um relatório contendo: Introdução (com contextualização do tema, sua relevância e o objetivo do relatório); Desenvolvimento (apresentando a teoria por trás dos conceitos de desigualdade social, a explicação da atividade, a metodologia utilizada e os resultados obtidos); Conclusões (retomando os pontos principais e explicitando os aprendizados obtidos, as conclusões sobre o projeto e propostas para diminuição das desigualdades) e Bibliografia.

  5. Apresentação do projeto: Finalmente, cada grupo deve apresentar o projeto para a classe. A apresentação deve ser estruturada de maneira a explicar os dados coletados, a análise feita e as conclusões tiradas.

Entregas do projeto

Serão duas as principais entregas deste projeto:

  1. Relatório escrito: Cada grupo deverá entregar um relatório detalhado, contendo todos os elementos descritos no passo 4 acima. Esse relatório deve apresentar, de maneira clara e concisa, o trabalho realizado pelo grupo, a pesquisa feita, a análise dos dados e as conclusões tiradas. Este relatório deve mostrar não apenas o conhecimento adquirido pelos alunos sobre a desigualdade no Brasil, mas também evidenciar o trabalho em equipe e o processo de aprendizagem coletiva.

  2. Apresentação oral: Além do relatório, os grupos devem preparar uma apresentação oral do projeto para a classe. Esta apresentação deve ser concebida como uma oportunidade para os alunos compartilharem suas descobertas e conclusões, e para a classe como um todo discutir o tema da desigualdade social no Brasil.

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