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Projeto: Montagem de uma Maquete Interativa

Geografia

Original Teachy

'EF07GE11'

Brasil: Divisão Política e Administrativa

Contextualização

A organização política e administrativa de um país é fundamental para a sua gestão. No Brasil, essa organização é dividida em três principais níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal, cada um com suas respectivas responsabilidades e competências. Além disso, nosso território abriga uma diversidade geográfica e biológica imensa, com diferentes ecossistemas, como Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece os direitos e deveres dos cidadãos, bem como a estrutura política e administrativa do país. É por meio dela que se estabelecem as diretrizes para a criação de leis e a atuação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Portanto, é fundamental entendermos como essa organização funciona para exercermos nossos direitos e deveres de maneira consciente e ativa.

O estudo da organização política e administrativa brasileira nos permite entender melhor como funcionam os processos decisionais em nosso país, o papel de cada esfera de governo e como a gestão do território e dos recursos naturais é realizada. Além disso, este conhecimento é vital para que possamos participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Introdução Teórica

A organização política e administrativa do Brasil é composta por três esferas: a União (ou Governo Federal), os Estados e o Distrito Federal e os Municípios. A União é responsável por questões de interesse nacional, como as políticas econômicas e as relações exteriores. Já os Estados e o Distrito Federal têm a competência para tratar de questões de interesse regional, como a educação e a saúde. Por fim, os Municípios se ocupam de assuntos de interesse local, como a urbanização e o transporte público.

O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas, cada um com suas particularidades e desafios em termos de conservação e sustentabilidade. As Florestas Tropicais, por exemplo, são conhecidas por sua alta biodiversidade e fornecimento de serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima. Já os Cerrados, ricos em espécies endêmicas, são importantíssimos para a manutenção dos recursos hídricos do país. As Caatingas, por sua vez, abrigam uma fauna e flora únicas, adaptadas às condições semiáridas do Nordeste brasileiro.

Para se aprofundar nesses temas, recomendamos algumas fontes confiáveis que vocês podem consultar:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): O site do IBGE tem um vasto acervo de informações e dados sobre o Brasil, incluindo aspectos políticos, geográficos e socioeconômicos.
  • Senado Federal: Neste link vocês encontrarão mais detalhes sobre o federalismo brasileiro e como a nossa organização política funciona.
  • Ministério do Meio Ambiente: O site do Ministério do Meio Ambiente reúne informações importantes sobre a conservação e a gestão dos ecossistemas brasileiros.

Atividade Prática - "Montagem de uma Maquete Interativa"

Título da Atividade

"O Brasil em miniatura: entendendo a organização política e administrativa e a diversidade geográfica"

Objetivo do Projeto

➢ Entender a organização política e administrativa do Brasil, bem como a diversidade geográfica e biodiversidade do país. ➢ Colaborar em equipe para uma entrega conjunta. ➢ Desenvolver habilidades criativas e manuais para a construção da maquete. ➢ Exercitar a pesquisa, seleção e interpretação de informações relevantes sobre o tema.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão responsáveis por construir uma maquete interativa do Brasil, incluindo:

  1. Representação das diferentes regiões geográficas e sua biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  2. Representação, por meio de símbolos, das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Os alunos deverão pesquisar sobre as características de cada região geográfica/biodiversidade, assim como a organização política e administrativa do Brasil. Toda a investigação feita deverá ser documentada, com fontes confiáveis, para o relatório final.

Materiais Necessários

  1. Caixa de papelão grande
  2. Tintas guache de diferentes cores
  3. Pincéis
  4. Cola
  5. Materiais para modelagem (argila, massinha, papel maché, etc.)
  6. Objetos recicláveis diversos para montagem da maquete
  7. Papel cartão
  8. Canetas de cores variadas
  9. Régua, tesoura, fita adesiva.
  10. Materiais de pesquisa (livros, computadores com acesso à internet, etc.)

Passo a passo da Atividade

Etapa 1: Pesquisa e Planejamento (2-3 horas)

Os alunos iniciarão pesquisando as características geográficas dos diferentes ecossistemas brasileiros e a organização política e administrativa do país. Eles deverão definir como vão representar cada um desses elementos na maquete (que materiais usarão, que tamanho terá cada parte, etc.).

Etapa 2: Montagem da Maquete (3-5 horas)

Com a pesquisa feita e o plano em mãos, os alunos começarão a construção da maquete. Eles precisarão pintar, moldar, colar e montar diferentes partes para criar uma maquete interativa e representativa.

Etapa 3: Confecção de Legenda (2 horas)

Os alunos irão preparar uma legenda explicativa para a maquete, incluindo um resumo das informações pesquisadas. Esta legenda servirá tanto para orientar a apresentação da maquete, quanto para ajudar na redação do relatório.

Etapa 4: Redação do relatório final (2-3 horas)

Finalmente, os alunos irão preparar um relatório documentando todo o processo de pesquisa e construção, incluindo uma introdução ao tema, os detalhes do desenvolvimento do trabalho, as conclusões obtidas e a bibliografia utilizada.

As entregas finais do projeto incluem a maquete concluída e o relatório escrito detalhado.

Para o relatório, os alunos deverão trabalhar juntos para:

  • Criar a Introdução: Nesta seção, apresentem brevemente o tema do projeto, a relevância deste assunto, os objetivos do projeto e a relevância da organização política e administrativa e biodiversidade do Brasil.

  • Elaborar o Desenvolvimento: Aqui, descrevam a pesquisa realizada, a metodologia usada para construir a maquete, e discutam as decisões tomadas durante a construção da maquete (por exemplo, por que optaram por determinado material para representar os Cerrados?). Incluam também as dificuldades enfrentadas e como foram resolvidas.

  • Retomar os pontos mais importantes e escrever as Conclusões: Nessa parte, vocês devem citar os principais aprendizados obtidos com a realização do projeto, a importância da colaboração em equipe e o que puderam aprender sobre a organização política e administrativa e biodiversidade do Brasil através do projeto.

  • Listar a Bibliografia utilizada: Citando todas as fontes de informação utilizadas para a realização do trabalho.

O projeto terá duração de aproximadamente um mês, com 5 a 10 horas de trabalho por aluno, distribuídas da seguinte forma: pesquisa (2-3h), montagem da maquete (3-5h), legenda (2h) e relatório (2-3h).

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