Entrar

Projeto: Embarque nas Grandes Navegações

História

Original Teachy

'EF07HI02'

Grandes Navegações

Contextualização

As Grandes Navegações representam um marco transformador na história da humanidade, unindo diferentes continentes e culturas através de corajosas jornadas marítimas. Durante os séculos XV e XVI, as nações europeias, principalmente Portugal e Espanha, investiram em explorações marítimas com o objetivo de descobrir novas rotas de comércio e riquezas desconhecidas. Com isso, as Grandes Navegações deram início a uma nova era de troca global e interações intercontinentais.

As Grandes Navegações não foram apenas uma façanha de exploração geográfica, mas também mudaram as percepções de tempo e espaço, chocaram culturas diferentes e abriram caminhos para o nosso mundo moderno globalizado. As inovações em tecnologia náutica, cartografia e instrumentos de navegação possibilitaram essas viagens transoceânicas. Este tema abrange ciência, geografia, economia, tecnologia e história cultural.

Navegar pelos vastos oceanos em busca do desconhecido exigiu notável coragem, curiosidade e uma inabalável determinação de enfrentar o desconhecido. As consequências dessas viagens foram surpreendentes: novos continentes foram descobertos, rotas de comércio foram estabelecidas, novas colônias foram formadas e ocorreram trocas culturais inéditas.

O estudo das Grandes Navegações não só ajuda a entender como nosso mundo se tornou tão interconectado, mas também nos permite refletir sobre os impactos positivos e negativos dessas explorações. A conquista, a exploração e o comércio daquela época geraram consequências duradouras, algumas das quais ainda são sentidas hoje.

Atividade Prática: "Embarque nas Grandes Navegações"

Objetivo do projeto

Ao longo dessa atividade, os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas para explorar de perto as Grandes Navegações, assumindo a perspectiva dos navegadores da época. O objetivo é permitir que os alunos vivenciem os desafios, tecnologias e descobertas das Grandes Navegações, proporcionando uma compreensão mais profunda e envolvente do tópico.

Descrição da Atividade

Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por investigar uma das principais viagens das Grandes Navegações. Eles deverão pesquisar sobre a viagem, incluindo o navegante responsável, as técnicas de navegação utilizadas, as terras descobertas e os impactos da viagem na sociedade da época.

Com base nessa pesquisa, cada grupo criará uma "Crônica de Viagem" que descreverá passo a passo a jornada de seu navegador. Os alunos também serão incentivados a criar um mapa que trace a rota de navegação.

Materiais Necessários

  • Livros didáticos, revistas e acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de arte (papel, canetas, lápis de cor, etc.) para criar a crônica e o mapa.

Passo a Passo da Atividade

  1. Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo seleciona uma das viagens das Grandes Navegações para pesquisar.
  3. Realize uma pesquisa profunda sobre a viagem selecionada utilizando os materiais disponíveis.
  4. Com base na pesquisa, cada grupo deve escrever uma "Crônica de Viagem" na perspectiva do navegador. A crônica deve descrever as experiências, desafios, descobertas e impactos da viagem.
  5. Crie um mapa representativo que trace a rota da viagem.
  6. Preparem uma apresentação oral para compartilhar suas descobertas com a turma.

Entregas do Projeto

No final desta atividade, cada grupo deverá entregar:

  1. A "Crônica de Viagem" escrita e o mapa criado.
  2. Um relatório final detalhando o processo de pesquisa e criação do projeto.

O relatório deve seguir o seguinte formato:

Introdução: Providencie um resumo da viagem pesquisada e explique a importância do estudo das Grandes Navegações.

Desenvolvimento: Detalhe o processo de pesquisa e criação do projeto. Discuta a viagem, o navegador, a rota seguida, as terras descobertas, as técnicas de navegação usadas e os impactos da viagem. Descreva como a crônica e o mapa foram criados.

Conclusões: Fale sobre o que foi aprendido durante o projeto. Como a visão do grupo sobre as Grandes Navegações mudou? Que conexões o grupo fez entre as Grandes Navegações e o mundo moderno? Que habilidades foram desenvolvidas durante o projeto?

Bibliografia: Liste todas as fontes utilizadas na pesquisa.

A atividade deve ser realizada dentro de uma semana, e cada aluno deve dedicar de duas a quatro horas à atividade.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies