Entrar

Projeto: A Corrida dos Números Inteiros

Matemática

Original Teachy

'EF07MA03'

Números Opostos

Contextualização

Em nossa vida cotidiana, encontramos números inteiros por todos os lados. Somos confrontados com temperaturas abaixo de zero durante o inverno rigoroso, subimos e descemos andares em um prédio e vemos a ascensão e a queda dos níveis do mar. Todos esses são exemplos de situações que envolvem números inteiros positivos e negativos. Portanto, entender os números inteiros e sua característica de opostos é fundamental.

Os números opostos são basicamente pares de números, um positivo e um negativo, que se encontram a mesma distância a partir de zero na reta numérica, mas em direções opostas. Isto significa que eles somam zero. Por exemplo, -3 e +3 são números opostos.

A compreensão dos números opostos permite que resolvamos uma variedade de problemas práticos. Por exemplo, se um elevador sobe 5 andares e depois desce 5 andares, ele termina no andar onde começou (nível 0). Na verdade, esse é um exemplo de como números opostos funcionam!

Outras situações cotidianas também exigem a compreensão dos números opostos. Imagine que você precise usar uma bússola para se orientar em uma caminhada, os ângulos positivos e negativos precisam ser entendidos para seguir na direção correta.

Atividade Prática

Título da Atividade: A Corrida dos Números Inteiros

Objetivo do Projeto:

Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a entenderem o conceito de números opostos de uma maneira lúdica e interativa. Espera-se que ao término da atividade os alunos consigam identificar e aplicar o conceito de números opostos nas mais variadas situações práticas.

Descrição Detalhada do Projeto:

Neste projeto, os alunos devem criar um jogo de tabuleiro em que cada espaço seja preenchido por um número inteiro, sejam eles positivos ou negativos. Os jogadores moverão suas peças de acordo com o resultado de jogadas de dados e as regras do jogo devem ser feitas em torno do conceito de números opostos.

Por exemplo, se um jogador cair em um espaço com o número -5, ele deve mover sua peça para o número oposto, que seria o número positivo 5.

Demonstrar o conceito de números opostos de uma maneira divertida ajudará a fixar o conceito e a estimular o pensamento crítico dos alunos.

Materiais Necessários:

  • Um tabuleiro de jogo vazio ou um pedaço grande de cartolina.
  • Canetas ou marcadores permanentes de várias cores.
  • Peças para os jogadores moverem (podem ser de outros jogos ou materiais como tampas de garrafa, por exemplo).
  • Dois dados.

Passo a Passo:

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue aos grupos os materiais necessários.
  2. Instrua os alunos a desenhar um caminho de espaços numerados no tabuleiro; esses números devem ser inteiros, tanto positivos quanto negativos. Faça com que os números variem de -12 a +12.
  3. Peça que os alunos criem as regras do jogo, elas devem girar em torno do conceito de números opostos.
  4. Incentive os alunos a serem criativos nas regras, lembrando que o objetivo é a prática do conceito de números opostos. Um exemplo de regra pode ser que, ao cair em um número, o jogador deve mover sua peça para o número oposto no tabuleiro.
  5. Deixe os alunos jogar o jogo que criaram, observando como eles aplicam o conceito de números opostos em um contexto divertido.
  6. Após o jogo, promova uma discussão e reflexão entre os alunos sobre o que aprenderam.

Entrega Final - Documento Escrito:

Agora que a atividade prática foi concluída, os alunos devem trabalhar em conjunto para produzir um relatório escrito detalhando o projeto. O relatório deve ser dividido nas seguintes seções:

  1. Introdução: Nesta seção, os alunos devem falar sobre o conceito de números opostos e o objetivo do projeto, bem como sua relevância no mundo real.

  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos descreverão a atividade prática em detalhes. Isso deve incluir o passo a passo para fazer o jogo, as regras do jogo e o que cada regra representa em relação aos números opostos. Os alunos também devem discutir o que aprenderam ao jogar o jogo.

  3. Conclusões: Os alunos retomarão os pontos principais do projeto e discutirão o que aprenderam com ele. Participe das discussões em sala de aula para estimular os alunos a pensar criticamente sobre o que aprenderam e como isso se aplica fora da sala de aula.

  4. Bibliografia: Finalmente, os alunos devem listar todas as fontes de informação que usaram ao pesquisar e aprender sobre números opostos.

Lembre-se que este relatório deve ser um esforço de equipe, não apenas destacando o conhecimento dos alunos sobre números opostos, mas também sua habilidade de colaborar e trabalhar em equipe.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies