Contextualização
A magnitude das coisas ao nosso redor precisa ser expressa de maneira quantitativa para que possamos entender melhor o mundo. Para este propósito, sistemas de medição foram desenvolvidos. O sistema métrico e o sistema imperial são dois dos sistemas de medição mais amplamente usados. O sistema métrico adota unidades de medida padronizadas, como metros para comprimento e gramas para peso, enquanto o sistema imperial usa unidades como pés para o comprimento e libras para o peso.
O sistema métrico, também conhecido como Sistema Internacional de Unidades (SI), é usado globalmente e é o sistema preferido em quase todos os países. Suas unidades são divididas em múltiplos e submúltiplos de 10, o que torna o cálculo e a conversão de unidades muito simples e direto. Geralmente, esse é o sistema que estudamos na escola e usamos em nossa vida cotidiana.
Por outro lado, o sistema imperial é utilizado principalmente em países como os Estados Unidos e é historicamente ligado ao sistema de medidas britânico. As unidades deste sistema podem parecer complicadas para nós, que estamos acostumados com a facilidade do decimal, mas é importante entender como esse sistema funciona, pois muitas medidas em textos e produtos importados vêm neste sistema.
Ambos os sistemas têm suas propriedades únicas e usos específicos. Conhecer ambos os sistemas de medição é essencial, pois nos ajuda a entender e interpretar medidas, não importa onde estejamos ou qual o contexto. Além disso, o sistema de medição é amplamente aplicado em várias áreas, desde a ciência e a engenharia até o setor de varejo e os serviços diários.
Para se aprofundar no tema e desenvolver um entendimento sólido, os alunos são incentivados a usar os seguintes recursos:
- Sistema Métrico e Sistema Imperial (Khan Academy)
- O sistema de medidas americano e britânico (Só Matemática)
- Livro: BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática e Realidade 7º ano. 7. ed. São Paulo: Ática, 2016.
Atividade Prática
Título da Atividade: Conhecendo o Comparativo Métrico e Imperial
Objetivo do Projeto
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em um projeto prático, aplicando e desenvolvendo uma compreensão sólida sobre a conversão de unidades entre os sistemas métrico e imperial.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo é responsável por criar um manual que servirá como guia de conversão entre unidade do sistema métrico e imperial. O manual deve conter informações sobre cada sistema e tabelas de conversão para as unidades mais comumente usadas (comprimento, peso, volume, etc.). Além disso, os alunos devem selecionar no mínimo cinco objetos comuns (caderno, lápis, garrafa de água, etc.), medir esses objetos usando ambas as unidades de medida e registrar suas descobertas no manual.
Materiais Necessários
- Régua graduada em cm e polegadas
- Balança com a possibilidade de pesar em gramas e libras
- Fita métrica
- Computador com acesso à Internet
- Papel e lápis
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Formação dos grupos de 3 a 5 alunos.
- Pesquisa prévia sobre os sistemas métrico e imperial.
- Coleta de dados: Escolha e medição dos objetos nos dois sistemas de medidas.
- Elaboração das tabelas de conversão para os temas escolhidos.
- Redação do manual: cada objeto deve ter uma página. Esta página deve ter a descrição do objeto e suas medidas no sistema métrico e no sistema imperial. Além disso, deve também conter uma tabela de conversão para a grandeza física a que a medida do objeto se refere.
- Revisão e finalização do manual.
- Preparação do relatório do projeto.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o manual de conversão em formato físico ou digital, além de um relatório escrito descrevendo o processo do projeto. O relatório escrito deve ter os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Na Introdução, os alunos devem contextualizar o sistema métrico e o sistema imperial, destacando a importância de conhecer ambos os sistemas. Além disso, devem especificar o objetivo do projeto.
No Desenvolvimento, os alunos devem explicar em detalhes a atividade realizada, a metodologia de coleta de dados e como elaboraram as tabelas de conversão, apresentando e discutindo os resultados obtidos.
Nas Conclusões, os alunos deverão retomar os pontos principais do relatório, explicitando os aprendizados obtidos, as dificuldades enfrentadas durante a realização do projeto e as conclusões retiradas sobre ambos os sistemas.
Na Bibliografia, devem ser listadas todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração do manual e do relatório.