Contextualização
Introdução Teórica
Matemática é uma linguagem universal, e tal como qualquer linguagem, tem as suas próprias regras e vocabulário. No decorrer do estudo da matemática, encontramos termos como "variável" e "incógnita". O conceito e a compreensão destes termos são fundamentais para a resolução de muitos problemas matemáticos.
Nesse sentido, uma variável é um valor que pode mudar ou varia, dependendo das condições do problema. Em resumo, a variável é um valor que não é fixo e costuma ser representado por uma letra do alfabeto. Por exemplo, em uma fórmula de área de um retângulo A = l * w, os 'l' e 'w' (comprimento e largura, respectivamente) são variáveis que indicam as dimensões do retângulo.
Já a incógnita é uma variável cujo valor não conhecemos e queremos descobrir. Frequentemente, encontramos incógnitas em equações, onde são representadas por letras do alfabeto, geralmente 'x', 'y', 'z'. Por exemplo, na equação 2x = 10, 'x' é a incógnita que queremos descobrir.
Contextualização do Tema
A razão pela qual devemos aprender sobre variáveis e incógnitas não se limita apenas à resolução de problemas matemáticos. Entender o conceito de variável e incógnita pode nos ajudar a compreender como o mundo funciona. Ambos os conceitos são utilizados em diversas disciplinas além da matemática, como física, química, economia, programação de computadores, entre outros.
Por exemplo, na física, usamos variáveis para representar a velocidade, o tempo, a força, etc., e resolvemos equações para encontrar valores desconhecidos (incógnitas). Na economia, usamos variáveis para representar o custo de produção, o preço de venda, o lucro, etc., e resolvemos equações para maximizar o lucro ou minimizar o custo.
Atividade Prática: "Desvendando Mistérios com Variáveis e Incógnitas"
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é aplicar os conceitos de variável e incógnita numa atividade investigativa, utilizando a lógica e a matemática para resolver questões desafiadoras. Esse projeto faz a conexão entre Matemática e Ciência da Computação, as duas disciplinas envolvidas.
Será uma atividade em grupo, com 3 a 5 alunos, e a duração estimada do projeto é de 15 horas.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos criarão um "Mistério", um problema complexo que envolverá múltiplas variáveis e incógnitas, de modo a desafiar os outros grupos a resolvê-los. O mistério pode ser um enigma, um quebra-cabeça, um problema de lógica, etc. Cada grupo deve também desenvolver um algoritmo em pseudocódigo que resolva esse mistério.
Depois de criar o mistério e o pseudocódigo, os grupos trocarão entre si os seus mistérios e tentarão resolvê-los, utilizando a lógica, pseudocódigo e os conceitos de variáveis e incógnitas.
Materiais Necessários
- Caderno ou papel para anotações e esboço do problema.
- Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisas.
- Lápis, canetas coloridas, post-its para auxiliar no planejamento e resolução do mistério.
Passo a Passo Detalhado para a realização da atividade
- Formação dos grupos de trabalho.
- Revisão dos conceitos de variável, incógnita, e pseudo-código.
- Criação do "Mistério": um problema envolvendo variáveis e incógnitas que será dado aos outros grupos para resolver.
- Redação e revisão do mistério criado, garantindo a clareza e a aplicabilidade dos conceitos de variáveis e incógnitas.
- Desenvolvimento do pseudocódigo que resolve o mistério.
- Teste e refinamento do pseudocódigo.
- Troca dos mistérios entre os grupos.
- Resolução dos mistérios recebidos, utilizando o pseudocódigo e os conceitos estudados.
- Apresentação dos resultados e discussão em sala de aula.
Entregas do Projeto
Após a realização da atividade prática, cada grupo deve entregar um relatório contendo:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicação detalhada do mistério elaborado, identificando as variáveis e incógnitas envolvidas e a relação entre elas. Apresentação do pseudocódigo desenvolvido e a lógica por trás da sua construção. Descrição do processo de resolução do mistério recebido, evidenciando o uso dos conceitos de variáveis e incógnitas.
- Conclusões: Reflexão sobre os aprendizados adquiridos na execução do projeto, retomando os pontos principais discutidos, e partilhar insights ou conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes que embasaram a elaboração do projeto e a redação do relatório.
A interdisciplinaridade do projeto e o trabalho em equipe são essenciais para o seu sucesso. Busque colaborar e aprender com seus colegas. Lembre-se, o objetivo é desvendar o mistério e, no processo, compreender melhor os conceitos de variáveis e incógnitas.