Entrar

Projeto: Desvendando Mistérios com Variáveis e Incógnitas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA13'

Variáveis e Incógnitas

Contextualização

Introdução Teórica

Matemática é uma linguagem universal, e tal como qualquer linguagem, tem as suas próprias regras e vocabulário. No decorrer do estudo da matemática, encontramos termos como "variável" e "incógnita". O conceito e a compreensão destes termos são fundamentais para a resolução de muitos problemas matemáticos.

Nesse sentido, uma variável é um valor que pode mudar ou varia, dependendo das condições do problema. Em resumo, a variável é um valor que não é fixo e costuma ser representado por uma letra do alfabeto. Por exemplo, em uma fórmula de área de um retângulo A = l * w, os 'l' e 'w' (comprimento e largura, respectivamente) são variáveis que indicam as dimensões do retângulo.

Já a incógnita é uma variável cujo valor não conhecemos e queremos descobrir. Frequentemente, encontramos incógnitas em equações, onde são representadas por letras do alfabeto, geralmente 'x', 'y', 'z'. Por exemplo, na equação 2x = 10, 'x' é a incógnita que queremos descobrir.

Contextualização do Tema

A razão pela qual devemos aprender sobre variáveis e incógnitas não se limita apenas à resolução de problemas matemáticos. Entender o conceito de variável e incógnita pode nos ajudar a compreender como o mundo funciona. Ambos os conceitos são utilizados em diversas disciplinas além da matemática, como física, química, economia, programação de computadores, entre outros.

Por exemplo, na física, usamos variáveis para representar a velocidade, o tempo, a força, etc., e resolvemos equações para encontrar valores desconhecidos (incógnitas). Na economia, usamos variáveis ​​para representar o custo de produção, o preço de venda, o lucro, etc., e resolvemos equações para maximizar o lucro ou minimizar o custo.

Atividade Prática: "Desvendando Mistérios com Variáveis e Incógnitas"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é aplicar os conceitos de variável e incógnita numa atividade investigativa, utilizando a lógica e a matemática para resolver questões desafiadoras. Esse projeto faz a conexão entre Matemática e Ciência da Computação, as duas disciplinas envolvidas.

Será uma atividade em grupo, com 3 a 5 alunos, e a duração estimada do projeto é de 15 horas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos criarão um "Mistério", um problema complexo que envolverá múltiplas variáveis e incógnitas, de modo a desafiar os outros grupos a resolvê-los. O mistério pode ser um enigma, um quebra-cabeça, um problema de lógica, etc. Cada grupo deve também desenvolver um algoritmo em pseudocódigo que resolva esse mistério.

Depois de criar o mistério e o pseudocódigo, os grupos trocarão entre si os seus mistérios e tentarão resolvê-los, utilizando a lógica, pseudocódigo e os conceitos de variáveis e incógnitas.

Materiais Necessários

  1. Caderno ou papel para anotações e esboço do problema.
  2. Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisas.
  3. Lápis, canetas coloridas, post-its para auxiliar no planejamento e resolução do mistério.

Passo a Passo Detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos de trabalho.
  2. Revisão dos conceitos de variável, incógnita, e pseudo-código.
  3. Criação do "Mistério": um problema envolvendo variáveis e incógnitas que será dado aos outros grupos para resolver.
  4. Redação e revisão do mistério criado, garantindo a clareza e a aplicabilidade dos conceitos de variáveis e incógnitas.
  5. Desenvolvimento do pseudocódigo que resolve o mistério.
  6. Teste e refinamento do pseudocódigo.
  7. Troca dos mistérios entre os grupos.
  8. Resolução dos mistérios recebidos, utilizando o pseudocódigo e os conceitos estudados.
  9. Apresentação dos resultados e discussão em sala de aula.

Entregas do Projeto

Após a realização da atividade prática, cada grupo deve entregar um relatório contendo:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicação detalhada do mistério elaborado, identificando as variáveis e incógnitas envolvidas e a relação entre elas. Apresentação do pseudocódigo desenvolvido e a lógica por trás da sua construção. Descrição do processo de resolução do mistério recebido, evidenciando o uso dos conceitos de variáveis e incógnitas.
  3. Conclusões: Reflexão sobre os aprendizados adquiridos na execução do projeto, retomando os pontos principais discutidos, e partilhar insights ou conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação das fontes que embasaram a elaboração do projeto e a redação do relatório.

A interdisciplinaridade do projeto e o trabalho em equipe são essenciais para o seu sucesso. Busque colaborar e aprender com seus colegas. Lembre-se, o objetivo é desvendar o mistério e, no processo, compreender melhor os conceitos de variáveis e incógnitas.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies