Entrar

Projeto: Desvendando Mistérios com Variáveis e Incógnitas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA13'

Variáveis e Incógnitas

Contextualização

Introdução Teórica

Matemática é uma linguagem universal, e tal como qualquer linguagem, tem as suas próprias regras e vocabulário. No decorrer do estudo da matemática, encontramos termos como "variável" e "incógnita". O conceito e a compreensão destes termos são fundamentais para a resolução de muitos problemas matemáticos.

Nesse sentido, uma variável é um valor que pode mudar ou varia, dependendo das condições do problema. Em resumo, a variável é um valor que não é fixo e costuma ser representado por uma letra do alfabeto. Por exemplo, em uma fórmula de área de um retângulo A = l * w, os 'l' e 'w' (comprimento e largura, respectivamente) são variáveis que indicam as dimensões do retângulo.

Já a incógnita é uma variável cujo valor não conhecemos e queremos descobrir. Frequentemente, encontramos incógnitas em equações, onde são representadas por letras do alfabeto, geralmente 'x', 'y', 'z'. Por exemplo, na equação 2x = 10, 'x' é a incógnita que queremos descobrir.

Contextualização do Tema

A razão pela qual devemos aprender sobre variáveis e incógnitas não se limita apenas à resolução de problemas matemáticos. Entender o conceito de variável e incógnita pode nos ajudar a compreender como o mundo funciona. Ambos os conceitos são utilizados em diversas disciplinas além da matemática, como física, química, economia, programação de computadores, entre outros.

Por exemplo, na física, usamos variáveis para representar a velocidade, o tempo, a força, etc., e resolvemos equações para encontrar valores desconhecidos (incógnitas). Na economia, usamos variáveis ​​para representar o custo de produção, o preço de venda, o lucro, etc., e resolvemos equações para maximizar o lucro ou minimizar o custo.

Atividade Prática: "Desvendando Mistérios com Variáveis e Incógnitas"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é aplicar os conceitos de variável e incógnita numa atividade investigativa, utilizando a lógica e a matemática para resolver questões desafiadoras. Esse projeto faz a conexão entre Matemática e Ciência da Computação, as duas disciplinas envolvidas.

Será uma atividade em grupo, com 3 a 5 alunos, e a duração estimada do projeto é de 15 horas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos criarão um "Mistério", um problema complexo que envolverá múltiplas variáveis e incógnitas, de modo a desafiar os outros grupos a resolvê-los. O mistério pode ser um enigma, um quebra-cabeça, um problema de lógica, etc. Cada grupo deve também desenvolver um algoritmo em pseudocódigo que resolva esse mistério.

Depois de criar o mistério e o pseudocódigo, os grupos trocarão entre si os seus mistérios e tentarão resolvê-los, utilizando a lógica, pseudocódigo e os conceitos de variáveis e incógnitas.

Materiais Necessários

  1. Caderno ou papel para anotações e esboço do problema.
  2. Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet para pesquisas.
  3. Lápis, canetas coloridas, post-its para auxiliar no planejamento e resolução do mistério.

Passo a Passo Detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos de trabalho.
  2. Revisão dos conceitos de variável, incógnita, e pseudo-código.
  3. Criação do "Mistério": um problema envolvendo variáveis e incógnitas que será dado aos outros grupos para resolver.
  4. Redação e revisão do mistério criado, garantindo a clareza e a aplicabilidade dos conceitos de variáveis e incógnitas.
  5. Desenvolvimento do pseudocódigo que resolve o mistério.
  6. Teste e refinamento do pseudocódigo.
  7. Troca dos mistérios entre os grupos.
  8. Resolução dos mistérios recebidos, utilizando o pseudocódigo e os conceitos estudados.
  9. Apresentação dos resultados e discussão em sala de aula.

Entregas do Projeto

Após a realização da atividade prática, cada grupo deve entregar um relatório contendo:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicação detalhada do mistério elaborado, identificando as variáveis e incógnitas envolvidas e a relação entre elas. Apresentação do pseudocódigo desenvolvido e a lógica por trás da sua construção. Descrição do processo de resolução do mistério recebido, evidenciando o uso dos conceitos de variáveis e incógnitas.
  3. Conclusões: Reflexão sobre os aprendizados adquiridos na execução do projeto, retomando os pontos principais discutidos, e partilhar insights ou conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação das fontes que embasaram a elaboração do projeto e a redação do relatório.

A interdisciplinaridade do projeto e o trabalho em equipe são essenciais para o seu sucesso. Busque colaborar e aprender com seus colegas. Lembre-se, o objetivo é desvendar o mistério e, no processo, compreender melhor os conceitos de variáveis e incógnitas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies