Entrar

Projeto: Espelhando o Mundo: Um Olhar Matemático através da Simetria e Reflexão.

Matemática

Original Teachy

'EF07MA21'

Reflexões de Figuras Planas

Contextualização

Introdução Teórica

A Geometria é um ramo da matemática que estuda as formas e as dimensões dos objetos. Dentro desse estudo, nós temos conceitos muito interessantes como simetria e reflexão, que são o foco do nosso projeto "Reflexões 1".

A Simetria ocorre quando conseguimos dividir uma figura em partes que se encaixam perfeitamente, ou seja, são idênticas. Essas partes, chamadas de simétricas, podem ser obtidas de diversas maneiras, entre elas a Simetria de Reflexão, onde a imagem espelha exatamente a original, como se estivéssemos olhando para ela em um espelho.

Já a Reflexão em Geometria é um tipo de transformação que usa uma linha (ou um ponto) como espelho para refletir uma figura. Dessa forma, cada ponto da figura original é refletido através dessa linha (ou ponto), criando uma imagem espelhada.

Contextualização

Você já notou que existem muitas formas de simetria e reflexão ao nosso redor? Elas estão presentes em diversos elementos, desde as folhas das plantas até os prédios e obras de arte que vemos ao redor.

Imagine, por exemplo, a fachada de uma casa ou de um prédio. Você já notou que, normalmente, uma metade é o espelho da outra? Isso é simetria! E em obras de arte, como pinturas e esculturas, esse conceito também é muito utilizado para criar harmonia e beleza nas peças.

Entender esses conceitos e saber como aplicá-los não só nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor, mas também a criar nossas próprias obras, sejam elas artísticas ou práticas, como a construção de um objeto ou a resolução de um problema complexo.

Atividade Prática

Título da atividade: "Espelhando o Mundo: Um Olhar Matemático através da Simetria e Reflexão."

Objetivo do Projeto

Investigar a presença e aplicabilidade da simetria de reflexão no nosso cotidiano, por meio da identificação, reprodução e criação de imagens simétricas presentes em figuras geométricas, objetos, arquitetura e obras de arte.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos devem primeiro iniciar fazendo uma pesquisa, identificando exemplos práticos de simetrias de reflexão em seu entorno e refletindo-os em um caderno ou em um software de geometria dinâmica de sua escolha. Depois, devem criar as suas próprias imagens com simetrias de reflexão, utilizando instrumentos de desenho ou o software de geometria.

Materiais Necessários

  1. Caderno ou folhas de papel
  2. Lápis, borracha, régua, esquadro e compasso
  3. Smartphone ou câmera fotográfica (opcional)
  4. Computador com acesso à Internet
  5. Software de geometria dinâmica (opcional)

Passo a Passo para Realização da Atividade

  1. Pesquisa: Cada grupo deverá começar identificando ao menos cinco exemplos de simetria de reflexão em sua casa, escola ou comunidade (também podem ser encontradas em figuras e fotos na internet). O grupo pode fotografar ou desenhar esses exemplos.

  2. Reflexão das Imagens: Em seguida, o grupo deverá desenhar a linha de simetria para cada exemplo encontrado e refletir a imagem em torno dessa linha, utilizando os instrumentos de desenho ou um software de geometria dinâmica.

  3. Criação: Após analisarem os exemplos, os alunos deverão criar as suas próprias imagens utilizando a simetria de reflexão. Essas imagens devem ser originais e representar figuras, objetos, obras de arte ou arquitetura. As imagens devem estar acompanhadas de uma breve descrição, explicando a motivação e a criação.

Relatório

Depois de concluírem a parte prática, os alunos devem elaborar um relatório do projeto, contendo os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualização do tema e objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicação da teoria de simetrias de reflexão, detalhamento das atividades realizadas, inclusive com fotos ou desenhos das figuras e objetos encontrados e criados, metodologia utilizada e discussão dos resultados.
  3. Conclusões: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões sobre o estudo da simetria de reflexão.
  4. Bibliografia: Referências de recursos utilizados durante o projeto.

O relatório deve ser claro, conciso e preciso, refletindo a colaboração e o aprendizado em grupo. Ao final do projeto, os alunos terão não apenas aprendido sobre simetria e reflexão, mas também terão desenvolvido habilidades essenciais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies