Entrar

Projeto: Medindo superfícies: explorando a área de retângulos e paralelogramos em nossa escola

Matemática

Original Teachy

'EF07MA31'

Área: Retângulo e Paralelogramo

Contextualização

A área é um conceito matemático que descreve o tamanho de uma superfície. Esse conceito é fundamental e aplicado em diversas áreas do conhecimento, desde a geometria até a física. Em particular, os retângulos e paralelogramos são figuras geométricas que possuem propriedades específicas muito úteis para o cálculo de áreas.

No retângulo, a área é dada pelo produto da medida de sua base pela altura, ou seja, todas as suas linhas paralelas têm a mesma medida, o que simplifica o cálculo. Já no paralelogramo, mesmo que as linhas paralelas tenham medidas diferentes, a área ainda pode ser calculada pelo produto da base pela altura.

A compreensão desses conceitos e a habilidade de calcular áreas são essenciais não apenas para a matemática, mas também para outras áreas como a arquitetura, a engenharia e até mesmo o design de interiores. Conhecer como calcular a área de um retângulo ou paralelogramo pode ajudá-lo a resolver problemas práticos, como determinar a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou a quantidade de tecido necessária para fazer uma cortina.

Importância

O estudo das áreas de figuras geométricas, como o retângulo e o paralelogramo, é uma habilidade matemática fundamental que é ensinada desde a escola primária. O cálculo de áreas é frequentemente usado em muitos campos, incluindo ciências físicas, engenharia, construção, agricultura e muitas outras profissões.

Além disso, entender a área é vital para a compreensão intuitiva do espaço e para desenvolver o pensamento lógico e a habilidade de resolver problemas. Nesse sentido, o cálculo de áreas também ajuda a desenvolver a capacidade de pensar criativamente e de resolver problemas complexos de maneira eficaz.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Medindo superfícies: explorando a área de retângulos e paralelogramos em nossa escola"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é permitir que os alunos exerçam suas habilidades matemáticas e de colaboração por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos sobre a área de retângulos e paralelogramos. Eles serão capazes de visualizar e compreender a importância dessas figuras geométricas no mundo real.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, serão desafiados a calcular a área de diferentes retângulos e paralelogramos presentes no ambiente escolar, como: quadros, portas, janelas, mesas, etc.

Cada grupo precisará escolher pelo menos 5 objetos diferentes para medir e calcular suas áreas. Eles também deverão fotografar cada objeto. Depois, poderão calcular as áreas com base nas medidas coletadas e explicar por que escolheram esses objetos.

Cada grupo deverá completar este projeto em uma semana. O trabalho deve levar entre duas a quatro horas para cada aluno.

Materiais Necessários

  • Trena ou fita métrica.
  • Câmera (pode ser a do celular).
  • Caderno e caneta para anotações.
  • Calculadora (opcional).

Passo a Passo

  1. Dividam-se em grupos.
  2. Escolham 5 objetos diferentes que sejam retângulos ou paralelogramos para calcular suas áreas.
  3. Meçam e anotem as dimensões (base e altura) de cada objeto escolhido.
  4. Fotografem cada um dos objetos.
  5. Calculem a área de cada objeto usando as fórmulas de área para retângulos e paralelogramos.
  6. Anotem os cálculos e as áreas obtidas.
  7. Discutam e anotem o porquê da escolha de cada objeto e a importância de saber as áreas desses objetos no mundo real.
  8. Elaborem um relatório seguindo as orientações abaixo.

Relatório

Cada grupo deve preparar um relatório que inclua os seguintes pontos:

  1. Introdução: Contextualize o tema, a relevância do aprendizado dessa habilidade e o objetivo do projeto. Inclua uma breve descrição sobre a atividade prática realizada.

  2. Desenvolvimento: Explicite a teoria sobre o cálculo de áreas de retângulos e paralelogramos. Detalhe a atividade realizada, o método usado para selecionar os objetos, como as medidas foram realizadas e os cálculos foram feitos. Discuta os resultados obtidos.

  3. Conclusões: Conclua o trabalho retomando os pontos principais. Comente os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto. O que teriam feito diferente? Quais foram as dificuldades? Como foram superadas?

  4. Bibliografia: Liste as fontes de consulta para a realização do projeto.

  5. Anexos: Inclua as fotos dos objetos selecionados bem como as anotações e cálculos realizados.

Este projeto terá como resultado não apenas o desenvolvimento das habilidades técnicas, como cálculo de áreas e compreensões de figuras geométricas, mas também habilidades socioemocionais, como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies