Contextualização
A Matemática é uma ciência que, ao longo do tempo, tem se desenvolvido e evoluído, auxiliando o ser humano em inúmeras descobertas e realizações. Ela é a ferramenta que nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor, desde a forma como os planetas orbitam o sol até a maneira como devemos administrar nosso dinheiro. Para isso, usamos diferentes conjuntos de números, cada um com suas características e aplicações. No 7° ano, aprendemos sobre um desses conjuntos, o dos números inteiros, que incluem tanto os números positivos e zero como os números negativos.
Números negativos são um tanto peculiares e muitas vezes podem parecer estranhos à primeira vista. Mas eles são extremamente úteis e estão presentes no nosso dia-a-dia de diversas formas. Por exemplo, quando verificamos a temperatura e constatamos que está abaixo de 0, falamos de números negativos. Ou quando nosso time de futebol sofre um gol, ele fica com um ponto negativo no placar. Portanto, entender o conceito de números negativos é crucial para entender muitos fenômenos físicos e econômicos.
Os números negativos aparecem pela primeira vez na história da matemática na China, por volta do século II a.C. Eles representavam dívidas, e esse conceito era especialmente útil para os matemáticos e comerciantes da época. O sistema numérico chinês era um sistema decimal posicional, semelhante ao que usamos hoje, e eles usavam um bastão vermelho para representar os números positivos e um bastão preto para representar os números negativos.
Introdução
Neste projeto, iremos explorar a fundo o conceito de números negativos, sua história, suas propriedades e suas aplicações no mundo real. Trabalharemos em grupos e aprenderemos a colaborar uns com os outros, dividindo tarefas e responsabilidades. Além disso, faremos conexões com outras disciplinas, como a História e a Física, e desenvolveremos habilidades importantes como gerenciamento de tempo, comunicação e resolução de problemas.
Para começar, recomenda-se a leitura dos seguintes recursos:
- Site da Khan Academy - Números Negativos
- Livro "Matemática: volume único", de Gelson Iezzi e Osvaldo Dolce. Capítulo sobre números inteiros.
- Site Mundo Educação - História dos Números Negativos
Estes recursos oferecem um aprofundamento teórico sobre o tema e serão úteis para o desenvolvimento do projeto.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Navegando nos Números Negativos"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão dos alunos sobre números negativos através da criação de uma linha do tempo histórica e de um jogo didático. O projeto foi projetado para introduzir conceitos de números negativos, discutir o desenvolvimento histórico dos números negativos, e aplicá-los em um contexto prático.
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e será dividido em duas partes principais: a pesquisa e criação de uma linha do tempo histórica dos números negativos e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro envolvendo números negativos.
Parte 1: Linha do Tempo Histórica Os alunos pesquisarão a história dos números negativos, destacando seu desenvolvimento, usos e aceitação em diversas culturas e períodos da história. Ao criar a linha do tempo, os alunos devem marcar eventos importantes e as civilizações ou indivíduos responsáveis pelas contribuições. A linha do tempo deve incluir ilustrações e descrições breves para cada evento.
Parte 2: Jogo de Tabuleiro Os alunos criarão um jogo de tabuleiro que involve a utilização de números negativos. O jogo deve ser projetado de tal maneira que os jogadores pratiquem a adição, subtração, multiplicação e divisão com números negativos. Além disso, o jogo deve conter elementos que estimulem a tomada de decisões e estratégia. A criatividade é altamente incentivada na concepção do jogo.
Materiais Necessários
Para a realização do projeto, os grupos precisarão dos seguintes materiais:
- Papel cartão ou cartolina para a linha do tempo e o tabuleiro do jogo;
- Canetas coloridas, marcadores e/ou lápis de cor;
- Acesso à internet para pesquisa;
- Materiais diversos para a criação de peças do jogo, como cotonetes, botões, tampas de garrafa, etc.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
Parte 1: Linha do Tempo Histórica
- Pesquisem sobre a origem e a evolução dos números negativos na história da matemática usando livros e sites confiáveis.
- Com base nas informações pesquisadas, criem uma linha do tempo, destacando eventos e pessoas importantes. Assegurem-se de que a linha do tempo é visualmente atraente e informativa.
Parte 2: Jogo de Tabuleiro
- Comecem por conceituar a ideia do jogo. Qual será o objetivo do jogo? Como os números negativos serão incorporados?
- Preparem o tabuleiro do jogo. Ele pode ser de qualquer formato (circular, quadrado, retangular, etc.). Considerem criar zonas or regiões no tabuleiro que resultem em ganho ou perda de pontos (números positivos ou negativos).
- Criem regras claras para o jogo. As regras devem necessariamente envolver operações com números negativos.
Ao final do projeto, cada grupo deve produzir um relatório em formato de documento escrito contendo as seguintes seções:
- Introdução: Contextualizar a importância dos números negativos e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Apresentar a teoria dos números negativos e como foi desenvolvida a linha do tempo e o jogo de tabuleiro. Discutir a metodologia utilizada e apresentar os resultados obtidos (fotos da linha do tempo e do jogo estão inclusas nesta seção).
- Conclusão: Retomar os principais pontos e discutir os aprendizados obtidos durante a realização do projeto.
- Bibliografia: Listar as fontes de referência utilizadas durante o projeto.
Esse relatório deve complementar o trabalho prático desenvolvido, consolidando os conceitos aprendidos e servindo como registro do processo criativo e colaborativo vivenciado pelo grupo.