Contextualização
A tipologia narrativa envolve uma série de categorias, sendo duas delas: o relato e a memória. Embora pareçam conceitos simples num primeiro olhar, elas carregam uma complexidade e riqueza únicas. O relato, por exemplo, é uma forma de contar um fato ou acontecimento, seja ele real ou fictício. Aqui, a ênfase está na sequência dos eventos e na perspectiva de quem narra, sendo o tempo uma peça chave dentro do relato. Já a memória é um processo de recolha e reinterpretação de eventos passados, a partir da perspectiva pessoal do narrador. Quando falamos em memória, somos convidados a mergulhar no mundo interno do narrador, conhecendo suas percepções, sentimentos e experiências diante dos acontecimentos descritos.
A Biografia e a Autobiografia entram como representantes dessas duas categorias. A Biografia é um relato sobre a vida de uma pessoa escrita por outra, enquanto a Autobiografia é a narrativa de uma pessoa sobre a própria vida. Ambas são formas valiosas de conhecimento humano, pois nos permitem compreender a vida a partir de diferentes perspectivas. As biografias nos ajudam a entender os pensamentos, ações, decisões e vidas de outras pessoas, enquanto as autobiografias nos mostram a interpretação que uma pessoa tem de sua própria jornada de vida.
A importância desses gêneros narrativos ultrapassa o ambiente escolar. Compreender uma biografia e uma autobiografia nos permite não só aprender sobre a história e a vida das pessoas, mas também compreender como elas percebem e interpretam suas próprias experiências de vida. Isso nos ajuda a ampliar nossa compreensão sobre nós mesmos e os outros, valorizando as singularidades que cada indivíduo carrega na construção de sua história. A biografia e a autobiografia são, portanto, ferramentas poderosas de conexão e empatia.
Neste projeto, você será conduzido a explorar o universo das biografias e autobiografias, exercitando a capacidade de análise, interpretação e criação desses textos. Para isso, sugerimos duas fontes confiáveis para iniciar seus estudos:
- "A Arte de Escrever Biografias" de Michael Holroyd, uma das referências da literatura biográfica.
- "Biografia: A vida como ela foi" de Rolf Jensen, que discute a estrutura e o papel das biografias no mundo contemporâneo.
Lembre-se, a jornada do conhecimento é sempre mais rica quando compartilhada. Então, trabalhem juntos, troquem ideias e aproveitem essa experiência.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Caminhos Cruzados: Biografia e Autobiografia"
Objetivo do Projeto
A atividade tem como objetivo principal promover a compreensão sobre a estrutura e as características das biografias e autobiografias, desenvolver habilidades de pesquisa, análise, interpretação e escrita, bem como trabalhar a colaboração e o respeito à diversidade na dinâmica dos grupos.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3-5 alunos irá escolher uma figura histórica ou contemporânea significativa e buscar uma biografia já publicada sobre o personagem escolhido. Em seguida, cada membro do grupo irá escrever um capítulo autobiográfico do ponto de vista desta personalidade, imaginando-se na sua pele.
Materiais Necessários
- Acesso à internet ou biblioteca para pesquisa de biografias.
- Caderno ou computador para anotações e escrita dos textos.
- Canetas, lápis e borrachas.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Defina seu grupo de 3 a 5 alunos.
- Escolham juntos uma figura histórica ou contemporânea significativa para todos os integrantes do grupo.
- Realizem uma pesquisa para encontrar uma biografia desta figura. Leiam juntos e discutam os principais pontos dessa biografia.
- Após a leitura e discussão, cada membro do grupo deverá escolher um período ou evento da vida da personalidade para recontar na forma de um capítulo autobiográfico. Assegurem-se de que cada integrante escolha um período diferente.
- Cada integrante irá pesquisar mais a fundo sobre seu período escolhido e escrever um capítulo autobiográfico, tentando se colocar no lugar da personalidade escolhida e usando a primeira pessoa.
- Reúnam-se novamente para compartilhar e discutir os capítulos escritos.
- Organizem os capítulos numa ordem cronológica para criar uma "autobiografia" consistente e coesa da figura escolhida.
- Revise e edite o texto final em conjunto, garantindo a qualidade da escrita e dos conteúdos.
- Por fim, preparem um relatório final sobre o processo de desenvolvimento do projeto e as aprendizagens adquiridas.
Além do produto final, uma "autobiografia" escrita em conjunto, os grupos deverão redigir um relatório do projeto, que deverá conter:
- Introdução: Contextualize a atividade, explique a escolha da figura estudada, sua relevância histórica ou contemporânea e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Apresente a biografia escolhida, explicite a teoria estudada sobre biografia e autobiografia, descreva a atividade realizada em detalhes, a metodologia utilizada pela equipe e os resultados obtidos - neste caso, os capítulos escritos.
- Conclusões: Conclua o trabalho retomando seus pontos principais, os aprendizados adquiridos, as dificuldades encontradas, as soluções encontradas e as conclusões sobre o projeto e a vida da figura estudada.
- Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para a pesquisa e escrita do projeto, como a biografia escolhida, livros, sites, artigos, vídeos, entre outros.
Deve-se lembrar que o relatório é uma parte importante da atividade, pois ajuda a sintetizar as aprendizagens, refletir sobre o processo de trabalho em equipe e de pesquisa e escrita, além de compilar as fontes utilizadas. Deste modo, ensina os estudantes a organizarem suas ideias e a fazê-las compreensíveis para outros leitores.