Introdução e Contextualização
Introdução
A tipologia narrativa se refere à classificação dos diferentes tipos de textos produzidos dentro de uma estrutura narrativa. Nesta tarefa, vamos focar na notícia e na reportagem, dois tipos de textos que são parte central da comunicação no mundo moderno. Ambos são fundamentais para informar o público sobre eventos e situações que estão ocorrendo ao redor do mundo, mas de maneiras muito diferentes.
A notícia é um formato jornalístico que busca informar o leitor sobre eventos atuais e relevantes. Ela é apresentada de maneira objetiva e impessoal, fornecendo ao leitor os fatos e informações mais essenciais. Uma notícia precisa ser concisa, relevante e pontual.
A reportagem, por outro lado, fornece uma análise mais profunda de um evento ou situação. Uma reportagem pode incluir entrevistas, histórias pessoais e uma variedade de perspectivas para dar ao leitor uma compreensão mais completa do tópico. Ela é menos restrita em termos de comprimento e formato, permitindo ao repórter mais liberdade para explorar o tópico em profundidade.
Contextualização
A capacidade de diferenciar e compreender a notícia e a reportagem é uma habilidade essencial no mundo de hoje. Estamos constantemente sendo bombardeados por informações de todos os tipos de mídia, e ser capaz de entender e avaliar essas informações é crucial.
Além disso, as notícias e as reportagens desempenham um papel crucial na formação da nossa visão de mundo e compreensão da realidade. Elas nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor, a formular nossas próprias opiniões e a tomar decisões informadas. Além do mais, entender a diferença entre notícia e reportagem pode nos ajudar a ser consumidores mais críticos de informação, o que é vital na era das "fake news".
O estudo da tipologia narrativa também é fundamental para qualquer pessoa interessada em seguir carreira em jornalismo, comunicação ou qualquer campo relacionado. É uma habilidade essencial para entender como as informações são transmitidas e recebidas.
Atividade Prática
Título da atividade: Notícia vs Reportagem: Entendendo e Praticando os Gêneros Narrativos
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar as diferenças e semelhanças entre a notícia e a reportagem. Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para investigar, redigir e apresentar suas próprias notícias e reportagens, além de analisar exemplos reais desses gêneros narrativos.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos, divididos em grupos, terão de escolher um evento relevante e atual na escola ou na comunidade e criar tanto uma notícia quanto uma reportagem sobre o mesmo evento. Cada grupo será responsável por coletar informações, conduzir entrevistas e registrar esses dados. Após a coleta de dados, os grupos irão elaborar o texto da notícia e da reportagem no formato impresso e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo).
Materiais Necessários
- Caneta e papel para anotações
- Computador com acesso à Internet
- Câmera ou smartphone para gravação de vídeos/entrevistas (opcional)
- Microfone para gravação de áudio (opcional)
Passo a passo
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve escolher um evento acontecendo na escola ou na comunidade. O evento deve ser relevante e atual.
- Os grupos devem investigar o evento escolhido, coletando informações e conduzindo entrevistas quando necessário.
- Após a coleta de informações, cada grupo deve elaborar uma notícia sobre o evento. Esta notícia deve seguir as características do gênero: título com verbo no tempo presente, lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso da 3ª pessoa, palavras que indicam precisão, entre outros.
- O mesmo grupo também deve elaborar uma reportagem sobre o mesmo evento. Esta reportagem pode ser mais longa e detalhada, podendo incluir entrevistas e diferentes perspectivas.
- Após a elaboração da notícia e da reportagem, os grupos devem criar uma apresentação para a classe, explicando sua escolha do evento, o processo de coleta de informações e a diferença entre a notícia e a reportagem que eles criaram.
- Cada grupo deve também redigir um relatório acompanhando a apresentação. Este relatório deve conter uma introdução, a teoria por trás do trabalho, a descrição detalhada do desenvolvimento da atividade, conclusões e bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto
Os grupos devem entregar:
- A notícia e a reportagem impressas, bem como a versão para outras mídias (rádio ou TV/vídeo), se houver. Isso vai demonstrar a compreensão dos alunos sobre as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros.
- Apresentação oral, de no máximo 10 minutos, mostrando o processo de criação da notícia e da reportagem e explicando as diferenças percebidas entre eles.
- Um relatório escrito, de no mínimo duas páginas, sobre a atividade, contendo:
- Introdução: Descrevendo o evento escolhido e a relevância desse projeto.
- Desenvolvimento: Detalhando a teoria sobre notícia e reportagem, explicando o processo de produção (incluindo a coleta de informações e a escolha de imagens, se houver) e discutindo os resultados obtidos.
- Conclusão: Retomando os pontos essenciais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicando as fontes usadas para a realização do projeto.