Entrar

Projeto: Notícia vs Reportagem: Entendendo e Praticando os Gêneros Narrativos

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Introdução e Contextualização

Introdução

A tipologia narrativa se refere à classificação dos diferentes tipos de textos produzidos dentro de uma estrutura narrativa. Nesta tarefa, vamos focar na notícia e na reportagem, dois tipos de textos que são parte central da comunicação no mundo moderno. Ambos são fundamentais para informar o público sobre eventos e situações que estão ocorrendo ao redor do mundo, mas de maneiras muito diferentes.

A notícia é um formato jornalístico que busca informar o leitor sobre eventos atuais e relevantes. Ela é apresentada de maneira objetiva e impessoal, fornecendo ao leitor os fatos e informações mais essenciais. Uma notícia precisa ser concisa, relevante e pontual.

A reportagem, por outro lado, fornece uma análise mais profunda de um evento ou situação. Uma reportagem pode incluir entrevistas, histórias pessoais e uma variedade de perspectivas para dar ao leitor uma compreensão mais completa do tópico. Ela é menos restrita em termos de comprimento e formato, permitindo ao repórter mais liberdade para explorar o tópico em profundidade.

Contextualização

A capacidade de diferenciar e compreender a notícia e a reportagem é uma habilidade essencial no mundo de hoje. Estamos constantemente sendo bombardeados por informações de todos os tipos de mídia, e ser capaz de entender e avaliar essas informações é crucial.

Além disso, as notícias e as reportagens desempenham um papel crucial na formação da nossa visão de mundo e compreensão da realidade. Elas nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor, a formular nossas próprias opiniões e a tomar decisões informadas. Além do mais, entender a diferença entre notícia e reportagem pode nos ajudar a ser consumidores mais críticos de informação, o que é vital na era das "fake news".

O estudo da tipologia narrativa também é fundamental para qualquer pessoa interessada em seguir carreira em jornalismo, comunicação ou qualquer campo relacionado. É uma habilidade essencial para entender como as informações são transmitidas e recebidas.

Atividade Prática

Título da atividade: Notícia vs Reportagem: Entendendo e Praticando os Gêneros Narrativos

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar as diferenças e semelhanças entre a notícia e a reportagem. Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para investigar, redigir e apresentar suas próprias notícias e reportagens, além de analisar exemplos reais desses gêneros narrativos.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos, terão de escolher um evento relevante e atual na escola ou na comunidade e criar tanto uma notícia quanto uma reportagem sobre o mesmo evento. Cada grupo será responsável por coletar informações, conduzir entrevistas e registrar esses dados. Após a coleta de dados, os grupos irão elaborar o texto da notícia e da reportagem no formato impresso e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo).

Materiais Necessários

  1. Caneta e papel para anotações
  2. Computador com acesso à Internet
  3. Câmera ou smartphone para gravação de vídeos/entrevistas (opcional)
  4. Microfone para gravação de áudio (opcional)

Passo a passo

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher um evento acontecendo na escola ou na comunidade. O evento deve ser relevante e atual.
  3. Os grupos devem investigar o evento escolhido, coletando informações e conduzindo entrevistas quando necessário.
  4. Após a coleta de informações, cada grupo deve elaborar uma notícia sobre o evento. Esta notícia deve seguir as características do gênero: título com verbo no tempo presente, lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso da 3ª pessoa, palavras que indicam precisão, entre outros.
  5. O mesmo grupo também deve elaborar uma reportagem sobre o mesmo evento. Esta reportagem pode ser mais longa e detalhada, podendo incluir entrevistas e diferentes perspectivas.
  6. Após a elaboração da notícia e da reportagem, os grupos devem criar uma apresentação para a classe, explicando sua escolha do evento, o processo de coleta de informações e a diferença entre a notícia e a reportagem que eles criaram.
  7. Cada grupo deve também redigir um relatório acompanhando a apresentação. Este relatório deve conter uma introdução, a teoria por trás do trabalho, a descrição detalhada do desenvolvimento da atividade, conclusões e bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

Os grupos devem entregar:

  1. A notícia e a reportagem impressas, bem como a versão para outras mídias (rádio ou TV/vídeo), se houver. Isso vai demonstrar a compreensão dos alunos sobre as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros.
  2. Apresentação oral, de no máximo 10 minutos, mostrando o processo de criação da notícia e da reportagem e explicando as diferenças percebidas entre eles.
  3. Um relatório escrito, de no mínimo duas páginas, sobre a atividade, contendo:
    • Introdução: Descrevendo o evento escolhido e a relevância desse projeto.
    • Desenvolvimento: Detalhando a teoria sobre notícia e reportagem, explicando o processo de produção (incluindo a coleta de informações e a escolha de imagens, se houver) e discutindo os resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomando os pontos essenciais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicando as fontes usadas para a realização do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies