Entrar

Projeto: Teatro dos Verbos

Português

Original Teachy

'EF07LP04'

Verbos: Transitivos e Intransitivos

Contextualização

Os verbos transitivos e intransitivos são elementos fundamentais para a construção de sentenças na língua portuguesa, portanto, compreender sua natureza e os diferentes usos é um passo importante para o domínio completo do idioma. Os verbos transitivos são aqueles que sempre precisam de um complemento, seja um objeto direto, um objeto indireto, ou até mesmo ambos. Eles "transitam" a ação para além do sujeito, indicando que essa ação não se encerra nele próprio. Por outro lado, os verbos intransitivos são mais independentes: eles não precisam de complemento algum para que o significado da ação esteja completo.

Esses conceitos parecem técnicos, mas são essenciais para que consigamos nos expressar de forma mais rica e variada. Para entender o quão importante é dominar a transitividade verbal, pense em como as sentenças podem mudar de significado com o uso de um verbo transitivo ou intransitivo: "O cachorro corre" versus "O cachorro corre a bola". No primeiro caso, temos um verbo intransitivo (corre), que expressa a ação sem necessidade de um complemento. No segundo caso, temos um verbo transitivo direto (corre), que exige um objeto direto (a bola) para completar seu sentido.

Introdução

Ao longo deste projeto, nos aventuraremos no mundo dos verbos transitivos e intransitivos, não só para entendê-los a fundo, mas também para praticar a identificação desses verbos em diversos textos e até mesmo na criação de nossas próprias sentenças. Trabalharemos em grupos, o que nos permitirá trocar ideias, aprender uns com os outros e consolidar nosso aprendizado de forma eficaz e divertida.

Esta atividade envolverá não apenas a disciplina de Português, mas também a de Arte, pois iremos criar um teatro de fantoches para mostrar nosso entendimento dos verbos transitivos e intransitivos. Espera-se que, ao final deste projeto, tenhamos uma compreensão clara e prática da transitividade verbal, além de termos aprimorado habilidades importantes como colaboração, comunicação, pensamento crítico e gerenciamento de tempo.

Para começar a se aprofundar no assunto, podes consultar os seguintes recursos:

  1. Verbos Transitivos e Intransitivos - Brasil Escola
  2. Verbos Transitivos, Intransitivos e de Ligação - Toda Matéria
  3. Verbos Transitivos e Intransitivos - InfoEscola
  4. Transitividade Verbal - Professor Noslen

Cada um desses recursos explica os conceitos de verbos transitivos e intransitivos de maneira clara e direta. Alguns deles também incluem exercícios para que você possa testar seu entendimento. Recomenda-se explorar cada um deles para melhor compreensão da matéria.

Atividade Prática: Teatro dos Verbos!

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que os alunos compreendam e consigam identificar os verbos transitivos e intransitivos por meio da criação e apresentação de uma peça teatral com fantoches.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos deverão criar um roteiro para uma peça teatral em que os personagens principais são os verbos. Deve-se construir uma trama de tal forma que a diferença entre verbos transitivos e intransitivos seja claramente ilustrada no diálogo e na ação.

  • Exemplo: Um verbo transitivo (representado por um fantoche) pode ser sempre acompanhado por um objeto direto ou indireto (outro fantoche), enquanto um verbo intransitivo está sempre sozinho.

Nesse teatro de fantoches, os alunos deverão ser criativos e garantir que o uso adequado dos verbos seja feito de forma natural. Essa atividade exigirá dos alunos a habilidade de escrever, entender e executar uma peça teatral, bem como a habilidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e pensar criativamente.

Materiais Necessários

  1. Papel cartão para a criação dos fantoches.
  2. Canetinhas, lápis de cor e/ou tintas para desenhar e colorir os fantoches.
  3. Palitos de sorvete ou de churrasco para fixar os fantoches.
  4. Tesoura para recortar os fantoches.
  5. Cola para unir os palitos aos fantoches.
  6. Materiais variados para a decoração do cenário (papel colorido, lantejoulas, cola colorida, etc).
  7. Câmera ou smartphone para filmar a apresentação.

Passo a Passo

  1. Estudo: O grupo deve começar pesquisando e estudando juntos o tema dos verbos intransitivos e transitivos. Eles devem focar em entender bem o conceito e quando se usa cada um.

  2. Roteiro: Uma vez entendido o conceito, o grupo deve criar um roteiro para o teatro de fantoches, onde os verbos transitivos e intransitivos são o foco. Além do roteiro, os estudantes deverão listar os materiais que precisarão para criar cenário, personagens e qualquer outro elemento necessário para a peça.

  3. Criação dos Fantoches e Cenário: Depois de ter o roteiro e a lista de materiais, o grupo pode começar a criar os elementos físicos da peça. Cada membro do grupo deve participar ativamente da criação e todos devem concordar com o resultado final.

  4. Ensaio e Gravação: Com todos os itens prontos, o grupo deve ensaiar a peça até se sentirem à vontade com as falas e ações. Depois de bem ensaiado, o grupo deve filmar a peça e se certificar de que os elementos principais dos verbos transitivos e intransitivos foram bem representados e são facilmente entendidos.

  5. Redação do Relatório: Paralelamente à atividade prática, e já na fase de ensaios, o grupo deve começar a redigir o relatório do projeto. Este documento deve seguir a estrutura de um relatório comum: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

    5.1 Na Introdução, o grupo deve falar sobre a relevância e aplicação dos verbos transitivos e intransitivos no mundo real, bem como o objetivo deste trabalho.

    5.2 No Desenvolvimento, os alunos deverão explicitar a teoria sobre os verbos transitivos e intransitivos, explicar o projeto do teatro de fantoches em detalhes, qual a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.

    5.3 Na Conclusão, o grupo deve retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    5.4 Na Bibliografia, o grupo deve indicar as fontes que embasaram o trabalho.

  6. Apresentação do Trabalho: Finalmente, o grupo deve entregar o vídeo gravado e o relatório escrito para a avaliação.

Cada um desses passos é essencial e garante que o grupo esteja engajado e aprendendo durante todo o projeto. O tempo total estimado para a realização de todo o projeto é de aproximadamente 12 horas por aluno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies