Entrar

Projeto: Verbos: Transitivos e Intransitivos | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF07LP04'

Verbos: Transitivos e Intransitivos

Objetivos

- Identificar os diferentes tipos de transitividade verbal (transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo).

- Aplicar corretamente os conceitos de transitividade verbal em diferentes contextos de comunicação, como textos online e redes sociais.

- Compreender como o uso adequado dos verbos transitivos e intransitivos pode melhorar a clareza da comunicação escrita.

- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, colaboração e utilização de ferramentas digitais para criar conteúdos gramaticais e interativos.

Você Sabia?

1.Sabia que os verbos transitivos diretos são como crianças pequenas? Eles sempre querem alguma coisa direto (desde um pouquinho de doce até seus brinquedos favoritos)! 

2.Curiosidade: sabiam que Shakespeare usava muito bem os verbos transitivos? Ele os valorizava tanto que é dito que se gabava para os colegas sobre sua habilidade com eles! 

3.Funciona mesmo! Quantas vezes você já parou de ver uma série porque 'falava errado' nas legendas? A transitividade dos verbos pode salvar histórias inteiras de mal-entendidos! 

Contextualizando

Aventura Gramatical no Universo Digital!

Imagine um mundo onde você manda mensagens, cria histórias e conquista seguidores... Tudo baseado nos seus superpoderes linguísticos! Pois é, esta aula é a sua chance de descobrir como os verbos podem ser os seus melhores amigos nesse universo digital.

Vamos começar com uma supermissão: entender a transitividade dos verbos!  Saber se um verbo é transitivo direto, transitivo indireto ou intransitivo é como ter um mapa secreto que te ajuda a chegar ao tesouro das redações perfeitas e postagens impactantes nas redes sociais.

No cenário online: Hoje em dia, todos somos quase que 'escritores' e 'atores' nas nossas redes sociais, certo? Então, saber usar os verbos direitinho pode impactar muito a sua comunicação. Palavras são as nossas ferramentas no universo digital, e com a transitividade dos verbos, você pode garantir que sua mensagem seja clara, eficaz e... por que não? Divertida e envolvente! 

Atividade 1: Missão Transitividade :film_project: 

Descrição

Nesta atividade empolgante, vocês vão se transformar em roteiristas, produtores e atores para criar um curta-metragem focado em verbos transitivos e intransitivos. O objetivo é aplicar os conceitos de transitividade verbal em um contexto real e divertido. Vocês irão usar seus celulares ou câmeras, criando uma 'gramática cinematográfica'. Ao final, vamos unir todas as cenas criadas por cada grupo para formar um grande vídeo coletivo, como se fosse um filme produzido por toda a turma!

Materiais Necessários

- Celulares ou câmeras para gravação

- Computadores com ferramentas de edição de vídeo (como iMovie, InShot, ou similares)

- Plataforma de vídeo compartilhada (YouTube ou Google Drive)

- Figurinos e acessórios (pode ser algo simples da casa)

- Cadernos para roteiro e planejamento

- Ferramentas de comunicação digital (WhatsApp, Google Meet, etc.)

Passo a Passo

  • ️ Semana 1: Planejamento e Roteiro Dia 1-2: Divisão dos papéis: elencar quem será roteirista, diretor, atores, etc. Dia 3-4: Pesquisa e roteirização: decidir o enredo e integrar os verbos transitivos e intransitivos nas falas e ações.
  • Semana 2: Produção das Cenas Dia 1-2: Gravação das cenas: cada grupo grava sua parte, atentando para a correta utilização dos verbos transitivos. Dia 3-4: Revisão das cenas: assistir e discutir em grupo o que pode ser melhorado antes de juntar tudo no projeto final.
  • ️ Semana 3: Edição e Apresentação Dia 1-2: Edição das cenas: editar, incluir legendas, efeitos (se necessário). Dia 3-4: Apresentação e feedback: apresentar o vídeo final para a turma, trocar opiniões e sugestões de melhoria.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um curta-metragem colaborativo, que mistura os elementos gramaticais estudados à criatividade e ao dia a dia digital. O vídeo deverá ser enviado para uma plataforma de vídeo compartilhada. Cada grupo criará uma ou mais cenas que abordem diferentes tipos de verbos - transitivos diretos, indiretos e intransitivos - evidenciando a correta aplicação da transitividade. O vídeo final será editado de forma coesa, unindo todas as cenas em uma narrativa abrangente e envolvente, que mostre a relevância da aprendizagem gramatical na comunicação digital.

Atividade 2: Desafio Multimídia: Criando um Podcast Educativo 易

Descrição

Como seres superconectados, vocês vão mergulhar fundo em um projeto de comunicação que está bombando: o PODCAST! A atividade consiste em um trabalho conjunto para criar uma série de episódios de um podcast educativo sobre verbos transitivos e intransitivos. Essa turma de superastros e estrelas da comunicação digital vai entrevistar ‘especialistas’, analisando falas de blogueiros e influenciadores, e ainda criando seus próprios conteúdos para exemplificar a transitividade verbal de uma forma descontraída e informativa. Vamos unir criatividade, conhecimento e muita dedicação para produzir algo que possa ser compartilhado e quem sabe, até mesmo, inspirar muitos outros jovens! O prazo para a entrega do projeto é de três semanas, levando em conta todas as etapas de planejamento, produção e edição.

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores para gravação e edição

- Plataforma de hospedagem de áudio (SoundCloud, Google Drive, etc.)

- Fones de ouvido e microfones (pode usar os do próprio celular)

- Aplicativos de gravação de áudio e edição (Audacity, GarageBand, etc.)

- Cadernos e canetas para planejamento

- Ferramentas de comunicação digital (WhatsApp, Google Meet, etc.)

Passo a Passo

  1. Semana 1: Planejamento e Pesquisa Formação dos Grupos: Dividir a turma em grupos que ficarão responsáveis por diferentes etapas do projeto — desde roteiro a edição. Pesquisa Inicial: Em grupo, fazer uma coleta de conteúdos na internet (Instagram, YouTube, blogs, etc.) que tragam exemplos de verbos transitivos e intransitivos em diferentes contextos digitais. Desenvolvimento do Roteiro: Cada grupo deve planejar um episódio, com temas relacionados à transitividade verbal e baseados nas pesquisas.
  2. Semana 2: Produção dos Episódios Gravação das Entrevistas: Gravar as ‘entrevistas’ com ‘especialistas’ e blogueiros sobre o tema, usando verbos transitivos e intransitivos (podendo ser dramatizadas ou reais). Criação dos Diálogos: Desenvolver os roteiros e diálogos para os episódios, garantindo a incorporação dos verbos com a transitividade correta. Apresentação e Aprovação: Apresentar os primeiros rascunhos dos episódios para que toda a turma dê feedback.
  3. ️ Semana 3: Edição e Publicação Edição dos Episódios: Utilizar as ferramentas de edição de áudio para aprimorar e montar os episódios. Criação de Contas: Criar contas em plataformas de hospedagem de áudio e publicar os episódios (podendo também adicionar alguns slides/banners para promover o conteúdo). Apresentação Final: Compartilhar os links e o trabalho final na turma, permitindo que todos ouçam e compartilhem opiniões.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável consistirá em uma série de, pelo menos, 5 episódios de podcast (podendo ser mais, se a turma quiser se aprofundar ainda mais no tema), criada em colaboração. Cada episódio deve ter entre 10-15 minutos de duração. Os conteúdos abordados devem trazer exemplos e análises de verbos transitivos diretos, transitivos indiretos e intransitivos em diferentes contextos. O projeto final será compilado e publicado em uma plataforma de hospedagem de áudio online e apresentado à turma, podendo ser enriquecido por slides com informações visuais e roteiros bem estruturados.

Atividade 3: Desafio dos Verbos Interativos: Um Jogo de Aventuras 

Descrição

Vamos mergulhar em uma aventura interativa de gamificação! A missão é criar um jogo digital educativo com desafios e questões sobre verbos transitivos e intransitivos. Vocês formarão equipes para pensar na história, no design e nas mecânicas do jogo. Será uma jornada repleta de criatividade e trabalho em equipe, transformando o aprendizado em algo divertido e engajante. Cada grupo ficará responsável por uma parte do projeto, desde a definição das fases do jogo até a criação de questões gramaticais desafiadoras. Ao final, todos poderão jogar e se divertir enquanto consolidam seus conhecimentos gramaticais.

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets para desenvolvimento do jogo

- Acesso à internet

- Plataforma de produção de jogos (Scratch, GameSalad, Twine, etc.)

- Ferramentas de comunicação digital (WhatsApp, Google Meet, etc.)

- Cadernos e canetas para rascunhos e planejamento

- Material de apoio digital disponível na internet

Passo a Passo

  1. Semana 1: Planejamento e Conceito do Jogo Formação dos Grupos: Dividir a turma em subgrupos, cada um responsável por uma parte do jogo (roteiro, design de personagens, criação das fases, etc). Pesquisa Inicial: Cada grupo faz uma pesquisa sobre a transitividade dos verbos para embasar as perguntas e desafios do jogo. Brainstorm Geral: Em uma sessão coletiva, todos compartilham ideias sobre a história e mecânicas do jogo, definindo a trama e a estrutura principal.
  2. Semana 2: Desenvolvimento da História e Fases Roteiro do Jogo: O grupo do roteiro detalha a história do jogo, identificando onde inserir os desafios sobre transitividade dos verbos. Criação das Fases: Outros grupos trabalham na construção de fases interativas, definindo as perguntas e desafios de transitividade que serão apresentados ao longo do jogo. Feedback e Ajustes: Apresentar cada parte desenvolvida para a turma, coletar feedback e fazer ajustes necessários para garantir a coesão do jogo.
  3. Semana 3: Design e Implementação Design de Personagens e Cenários: Equipe responsável pelo design cria personagens e define cenários que complementem a experiência do jogo. Desenvolvimento Técnico: Utilizando plataformas como Scratch ou GameSalad, equipes de desenvolvimento começam a criar o jogo, integrando as fases com as perguntas e desafios. Testes: Realizar testes iniciais do jogo para identificar bugs ou melhorias necessárias.
  4. Semana 4: Finalização e Apresentação Revisão e Ajustes: Todos os grupos participam da revisão final do jogo, fazendo os ajustes finais para garantir um jogo educativo e divertido. Publicação: Publicar o jogo em uma plataforma online acessível e compartilhar o link com a turma e professores. Apresentação Final: Cada grupo apresenta sua contribuição para o jogo, demonstrando como incorporaram os conceitos de transitividade verbal e quais desafios enfrentaram.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável consistirá em um jogo digital educativo completo, com no mínimo 5 fases, várias perguntas e desafios sobre verbos transitivos e intransitivos. O jogo deverá ser publicado em uma plataforma acessível online, permitindo que todos na turma possam jogar e se divertir. Cada grupo criará parte das fases do jogo, sendo que todas serão unidas para formar um jogo coeso, divertido e instrutivo. Ao final, o grupo apresentará o jogo, explicando o processo de desenvolvimento, as mecânicas adotadas e os principais aprendizados.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies