Entrar

Projeto: Independências na América Latina: Formação das Primeira Repúblicas | Metodologia Digital | Projeto

História

Original Teachy

'EF08HI07'

Independências na América Latina: Formação das Primeira Repúblicas

Objetivos

- Compreender os principais processos de independência na América Latina e suas relações com as metrópoles europeias.

- Analisar a diversidade cultural, política e organizacional dos novos estados formados após as independências.

- Identificar e debater as influências europeias e locais nos movimentos independentistas latino-americanos.

- Entender as consequências a longo prazo da formação das primeiras repúblicas na América Latina.

- Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação digital.

Você Sabia?

1.Sabia que o alvo principal dos colonizadores eram as riquezas naturais, mas acabaram despertando o desejo de independência com isso? ️ Os colonizadores espanhóis estavam mais sedentos pelas minas de prata do que por pimentas! ️

2.Os libertadores sul-americanos muitas vezes eram surpreendentemente jovens!  Simón Bolívar tinha apenas 23 anos quando começou sua carreira de 'salvador da pátria'. 六‍ Vamos combinar: a nossa geração também tem muitos talentos por aí! 

3. ️ As guerras pela independência usavam espionagem e disfarces insanos! Os soldados mascaravam-se, usavam disfarces e falsas informações para confundir os inimigos. ️‍♂️ Imaginem só um militar espião no Snapchat enganando seus seguidores para evitar um ataque! #FalsosStories no campo de batalha!

Contextualizando

Independências na América Latina: Formação das Primeiras Repúblicas! ️ A América Latina tem uma história rica, turbulenta e totalmente dramática! Tudo começou com a chegada dos grandes exploradores do Velho Mundo, que ansiavam por riqueza e aventura nas terras do Novo Mundo.  Esses aventureiros colonizaram nosso continente, trouxeram influências culturais e, diretamente ou não, plantaram as sementes da independência. Os movimentos de independência na América Latina foram como a maior festa de 15 anos depois das colonizações!  E os líderes, como Simón Bolívar e José de San Martín, foram os DJs da festa, mas com muito mais coragem e determinação. Cada país teve seus heróis e heroínas, lutas e confrontos, conspirações e traições dignas de novelão!  Por que isso importa na prática?  Entender esses processos históricos é a chave para compreendermos nossas próprias raízes e, acima de tudo, o contexto político e social em que vivemos. Muitas das questões que ainda enfrentamos hoje, como desigualdade, divisão cultural e desafios políticos, têm raízes profundas nesse período. #ConsciênciaSocialAtivada

Atividade 1: Cronologia Colaborativa da Independência na América Latina ️

Descrição

Nesta atividade, vamos embarcar em uma aventura histórica coletiva para criar uma Cronologia Interativa das Independências na América Latina!  Cada ponto desta linha do tempo vai destacar eventos importantes, heróis e heroínas, e influências cruciais que moldaram a formação das primeiras repúblicas. Trabalhando juntos como uma grande equipe de historiadores digitais, vamos distribuir tarefas, pesquisar, criar conteúdos digitais e desenvolver uma narrativa rica e envolvente que captura toda a diversidade desses processos históricos monumentais!

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet 

- Computadores ou tablets 

- Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva, Google Slides) 

- Ferramentas de criação de apresentações interativas (ex.: Genially, Prezi) ️

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, enciclopédias digitais) 

- Plataforma colaborativa (Google Docs, Microsoft Teams) 

Passo a Passo

  • Dividir a turma em subgrupos, sendo designado um subtema específico para cada subgrupo (ex.: Rio da Prata, Independência Mexicana, Guerra da Independência da Colômbia) 
  • Cada grupo fará uma pesquisa profunda sobre o subtema designado, coletando informações sobre os eventos principais, personagens chave, influências políticas, culturais e territoriais relevantes 
  • Os grupos devem produzir conteúdos multimídia, como textos, imagens, vídeos ou áudios, para representar os pontos chave de seus subtemas 
  • Usar plataformas colaborativas, como Google Docs ou Microsoft Teams, para compartilhar e revisar o conteúdo com os colegas de turma ✏️
  • Compilar todos os conteúdos produzidos em uma única Cronologia Digital, usando ferramentas interativas como Genially ou Prezi 
  • Revisar a Cronologia Digital completa, assegurando a inserção de todos os principais eventos, personagens e influências pesquisadas 
  • Organizar uma apresentação final, na qual a turma inteira compartilhará a Cronologia Digital com a escola, pais e colegas, bem como discutirá os aprendizados e desafios da realização do projeto 

O Que Você Deve Entregar?

O resultado final da atividade será uma Cronologia Digital Interativa que apresentará os principais momentos dos processos de independência na América Latina, com textos, imagens, vídeos e áudios explanatórios. A Cronologia será uma ferramenta educativa avançada, combinando informações históricas com uma abordagem digital moderna que torna a aprendizagem mais envolvente e acessível. A turma apresentará o projeto em formato multimídia, podendo incluir apresentações ao vivo, links para a Cronologia e discussões em grupo.

Atividade 2: Independência na Tela: Documentário Interativo ️

Descrição

Nesta atividade, vocês vão produzir um Documentário Interativo completo sobre a Independência na América Latina!  A ideia é combinar vídeos, entrevistas, animações, gráficos e muito mais para criar uma experiência digital imersiva que conte a história dos processos de independência em nosso continente. O documentário pode ser dividido em episódios ou segmentos que abordem diferentes aspectos dos movimentos independentistas, trazendo entrevistas com 'personagens históricos' e análises profundas. Vamos usar toda a criatividade para trazer à vida esse momento tão importante da nossa história!

Materiais Necessários

- Celulares 

- Computadores com acesso à internet 

- Aplicativos de edição de vídeo (ex.: iMovie, Kinemaster) ️

- Ferramentas de design gráfico (ex.: Canva, Adobe Spark) 

- Microfones (pode ser o próprio do celular) 

- Plataformas de compartilhamento de vídeo (YouTube, Google Drive) 

- Materiais de pesquisa (livros, sites confiáveis, enciclopédias digitais) 

Passo a Passo

  1. Dividir a turma em subgrupos responsáveis por diferentes épocas ou subtemas dos processos de independência na América Latina (ex.: Independência Mexicana, a Campanha Libertadora da América do Sul) 
  2. Cada subgrupo deve fazer uma pesquisa detalhada sobre o subtema designado, coletando informações, imagens e vídeos relevantes. As entrevistas com personagens históricos (jogando o papel) também deverão ser roteirizadas e gravadas. 
  3. Escrever o roteiro de cada episódio, incluindo narrações, entrevistas e diálogos que recontem os eventos históricos de maneira clara e envolvente 
  4. Iniciar as gravações dos episódios planejados, utilizando celulares e/ou câmeras disponíveis. As entrevistas simuladas podem ser gravadas virtualmente, utilizando plataformas como Zoom ou Google Meet para a coleta e edição de áudios ️
  5. Utilizar aplicativos de edição de vídeos para montar os trechos gravados de forma coesa e enriquecer o conteúdo com imagens, animações e gráficos para contextualização e ilustração ️
  6. Revisar o documentário em formato de episódios, incorporando feedbacks, ajustes e garantindo a consistência narrativa e visual de todos os segmentos 
  7. Compilar todos os episódios em um único documentário interativo, garantindo que a cronologia e a temática estejam interconectadas ✂️
  8. Agendar uma data para o lançamento do documentário interativo na escola e promover o evento, convidando a comunidade escolar para assistir e participar de um debate ao vivo após a exibição ✨

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Documentário Interativo de 20 a 30 minutos, ou uma série de episódios (4-6 episódios de 5 a 10 minutos cada), contendo entrevistas simuladas, animações, gráficos e narrações que abordem os processos de independência na América Latina. O conteúdo deve ser criteriosamente pesquisado, scriptado e bem produzido, buscando proporcionar uma experiência imersiva e educativa. O documentário pode ser compartilhado em plataformas de vídeo como o YouTube e apresentado na escola para a comunidade escolar. ️ O lançamento do documentário pode se transformar em um grande evento, com direito a perguntas e debates ao vivo! 

Atividade 3: Simulação Virtual das Independências na América Latina ️

Descrição

Nesta atividade, vocês irão criar uma Simulação Virtual das Independências na América Latina!  A ideia é trazer todos os elementos históricos para uma plataforma digital, permitindo que os jogadores vivenciem os eventos como se estivessem lá! Imagine criar um jogo de computador em que os participantes possam escolher diferentes personagens, tomar decisões importantes, e enfrentar desafios históricos. Vocês serão responsáveis por definir a jogabilidade, criar os cenários e desenvolver as narrativas que guiarão os jogadores em cada etapa do processo. Vamos transformar a história em uma aventura épica e interativa!

Materiais Necessários

- Celulares 

- Computadores ou tablets 

- Plataformas de criação de jogos (ex.: Scratch, Unity, Twine) 

- Ferramentas de design gráfico (ex.: Canva, Pixton) ️

- Materiais de pesquisa (livros, sites confiáveis, enciclopédias digitais) 

- Aplicativos de edição de vídeo e de som (ex.: iMovie, Audacity) 

- Plataformas de colaboração (Google Docs, Microsoft Teams) 

Passo a Passo

  1. Formar subgrupos, cada um responsável por parte específica do desenvolvimento do jogo (narrativa, design de cenários, integração de elementos históricos, programação) 
  2. Cada subgrupo deve realizar pesquisas aprofundadas sobre os eventos históricos e os personagens relevantes do aspecto designado 
  3. Planejar as histórias interativas e decisões do jogo com base nos eventos históricos e suas consequências 
  4. Criar os personagens e cenários do jogo utilizando ferramentas de design gráfico (Canva, Pixton) 
  5. Integração das narrativas e acionamento de eventos históricos nos cenários, garantindo que cada decisão direcione a narrativa para um desdobramento histórico realista 
  6. Desenvolver e programar o jogo na plataforma escolhida (Scratch, Unity, Twine), garantindo a boa jogabilidade e fácil compreensão 
  7. Testar o jogo com colegas e ajustar as mecânicas, gráficos e textos conforme necessário ️
  8. Preparar uma apresentação final que inclua uma demonstração do jogo e as explicações históricas das decisões e consequências implementadas 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Simulação Virtual Interativa Completa das Independências na América Latina, acessível online. O jogo deve incluir narrativas documentadas, escolhas que os jogadores possam tomar, e eventos históricos interativos. A cada decisão tomada, a história deve direcionar e refletir o contexto histórico específico. Além do jogo pronto, um dossiê com as justificativas e referências históricas de cada decisão implementada no jogo será entregue junto. Isso será uma poderosa ferramenta de aprendizado, mostrando a interação direta do jogador com o contexto histórico, apontando as consequências e desdobramentos reais dos eventos. O jogo deve ser autoexplicativo e fácil de entender, com instruções claras para a navegação.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies