Contextualização
Ao longo da história, as relações entre os Estados Unidos e a América Latina foram marcadas por diferentes contextos, movimentos e personagens. Essas dinâmicas proporcionaram eventos políticos, econômicos e sociais fundamentais que ajudaram a moldar o mundo como conhecemos hoje. Portanto, é essencial compreender os aspectos históricos e contemporâneos dessas relações para entender muitos dos dilemas atuais, a formação das identidades nacionais e os laços entre as nações do continente americano.
No século XIX, com a Doutrina Monroe, os Estados Unidos começaram a moldar uma política externa que visava a influência sobre a América Latina, culminando na ideia do "Destino Manifesto". Essa política, que durou até o final da Guerra Fria, ajudou a moldar as dinâmicas políticas, econômicas e sociais da região.
Introdução
A história das relações entre os Estados Unidos e a América Latina é rica e complexa. À medida que entrarmos em detalhes, vamos explorar o ideário dos líderes de movimentos de independência, com destaque para as revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas. Além disso, vamos entender melhor o papel dos diferentes grupos sociais e étnicos nessas lutas de independência.
O Pan-americanismo será um outro ponto de estudo, pois é um dos principais reflexos dessa relação entre a América do Norte e a América Latina. Sua análise abrirá portas para estudarmos os principais pensadores que contribuíram para essa ideia. Ainda neste projeto, iremos considerar o importante papel dos Estados Unidos na América Latina ao longo do século XIX.
Na última etapa do projeto, nossos estudos irão confrontar o legado da escravidão nas Américas, para então finalmente compreendermos as estruturas que moldaram as relações entre os Estados Unidos e os países da América Latina.
Atividade Prática
Título da atividade: Trajetórias de Independência: América Latina e EUA
Objetivo do projeto:
Realizar a produção de um documentário curto, apresentando a história da independência e das relações políticas e econômicas dos Estados Unidos da América e da América Latina.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, devem fazer uma pesquisa aprofundada, abordando os pontos chave da independência e dos movimentos sociais que levaram a esta independência na América Latina e nos Estados Unidos. O resultado final deverá ser um documentário de 15 a 20 minutos, que discuta os seguintes pontos: os líderes dos movimentos de independência, Pan-americanismo, o papel de diferentes grupos étnicos e sociais nesta luta e o legado da escravidão nas Américas.
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa;
- Câmera de vídeo ou celular com capacidade para filmagem;
- Programa de edição de vídeo (pode ser qualquer um gratuito disponível online);
- Caderno e lápis para anotação.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Estudo e Pesquisa: Os alunos devem pesquisar sobre a história da independência e as relações entre os Estados Unidos e a América Latina, focando nos aspectos mencionados. É importante que eles façam anotações organizadas sobre o que encontrarão.
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Roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para o documentário. Este roteiro deve incluir a introdução do tema, a apresentação e discussão dos tópicos da pesquisa, e a conclusão.
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Filmagem: Após finalizar o roteiro, o próximo passo é a filmagem do documentário. Os alunos podem usar imagens da internet, desde que sejam livres de direitos autorais, e podem narrar o documentário com suas próprias palavras, baseados no roteiro que criaram.
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Edição: Usando um programa gratuito de edição de vídeos, os alunos deverão finalizar o documentário. É importante incluir créditos.
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Revisão e correção: Antes de submeter o documentário, é importante que os alunos revisem o conteúdo, verifiquem se todas as informações estão corretas e se o documentário atende aos objetivos do projeto.
Entregas do projeto
O grupo deve produzir um documentário como descrito acima e um relatório escrito.
O relatório deve seguir a seguinte estrutura:
Introdução: Deve conter a relevância e aplicação do conceito de independência dos Estados Unidos e da América Latina.
Desenvolvimento: Nessa seção, deve-se explicitar a teoria por trás da independência, explicar a atividade do documentário em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar os resultados da pesquisa realizada.
Conclusão: Aqui, os alunos devem retomar os pontos principais do documentário, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o conceito de independência.
Bibliografia: Por fim, deve haver uma lista das fontes em que se basearam para trabalhar no documentário e no projeto como um todo.
O documentário e o relatório devem ser entregues ao professor na data determinada para avaliação.