Entrar

Projeto: Paráfrase em Ação: Interpretando e Recriando Textos

Inglês

Original Teachy

'EF08LI01'

Paráfrase

Contextualização

Nesse projeto, os alunos serão apresentados ao conceito chave de "Paráfrase", uma habilidade essencial quando aceitamos o desafio de estudar e nos aprofundar em um idioma estrangeiro. Paráfrase nada mais é do que o ato de reescrever uma frase ou um trecho de um texto com nossas próprias palavras, mantendo-se fiel ao sentido original. É a arte de interpretar uma ideia e reproduzi-la de maneira original.

Nesse sentido, a paráfrase pode ser vista como uma poderosa ferramenta de aprendizado e aperfeiçoamento do idioma. Quando empregamos essa técnica, não só estamos praticando o processamento cognitivo do idioma, tal como ocorreria numa conversa ou leitura cotidiana, mas também estamos de certa forma sendo criativos, ao buscar novas maneiras de expressar a mesma ideia.

A paráfrase é também uma habilidade de extrema importância no universo da escrita acadêmica. Muitas vezes, ao nos depararmos com textos complexos e cheios de informação, precisamos ser capazes de sintetizá-los e reproduzi-los de maneira mais acessível, sem perder a fidelidade ao conteúdo original. Ao dominar essa técnica, não só tornamos os estudos mais dinâmicos, como também nos preparamos para a produção de textos e apresentações mais qualificadas.

Na era da informação em que vivemos, onde diariamente somos bombardeados por uma enxurrada de textos e conteúdos diversos, a habilidade de paráfrasear torna-se essencial. Seja para organizar notas de estudo, apresentar um resumo a um colega, redigir um artigo ou simplesmente para compreender melhor um texto, a paráfrase mostra-se como uma competência vital.

Ressaltamos que os recursos a seguir são ótimos pontos de partida para se aprofundar no tema:

Atividade Prática

Título da Atividade: "Paráfrase em Ação: Interpretando e Recriando Textos"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é aprender e aplicar o conceito de paráfrase em textos em inglês, para aprimorar a compreensão, interpretação e escrita nesse idioma. O trabalho em equipe, a distribuição de tarefas e o cumprimento de prazos também serão competências desenvolvidas durante o processo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo receberá dois textos em inglês: um texto jornalístico e um trecho de um livro de literatura inglesa. Os textos terão nível de complexidade apropriado para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental.

A tarefa do grupo será produzir duas paráfrases para cada texto, ou seja, eles deverão reescrever os textos com suas próprias palavras, mantendo o significado original. Importante: cada paráfrase deve ser escrita por um aluno diferente, para assegurar a participação de todos.

Materiais Necessários:

  • Dois textos em inglês: um jornalístico e um literário.
  • Computador ou cadernos para anotar as versões parafraseadas.
  • Dicionários online ou físicos para consulta, caso necessário.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Eles começarão com a leitura conjunta do primeiro texto, discutindo o significado de palavras desconhecidas e a compreensão geral do texto. Esta etapa deve ser documentada, registrando as palavras desconhecidas e suas definições, bem como a interpretação geral do grupo sobre o que o texto significa.

  2. Em seguida, cada aluno trabalhará no rascunho da sua versão parafraseada do texto. É crucial que todos os membros do grupo participem nesta etapa. Uma vez que todos tenham concluído a paráfrase, o grupo se reunirá novamente para discutir cada uma delas, apontar suas forças e sugerir melhorias.

  3. Cada aluno então revisará sua paráfrase com base no feedback do grupo e produzirá a versão final. O processo será repetido com o segundo texto.

Entregas do Projeto:

Cada grupo apresentará um relatório final contendo:

  • Introdução: Descrição do objetivo do projeto, relevância e aplicação da paráfrase no mundo real.
  • Desenvolvimento: Explicação sobre a técnica da paráfrase e descrição detalhada sobre como foi realizada a atividade. As paráfrases de todos os membros do grupo para os dois textos, juntamente com as discussões iniciais sobre o significado dos textos, devem ser incluídas. As palavras desconhecidas encontradas, suas definições e como elas ajudaram a compreender o texto também devem ser descritas.
  • Conclusões: Reflexões sobre o que foi aprendido durante o projeto, os desafios encontrados e como eles foram superados e a importância de trabalhar em equipe.
  • Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas durante o projeto, incluindo livros, websites, vídeos, ou qualquer outro material de consulta.

O relatório final deve ser escrito de forma clara e organizada, ao longo de um mês, com um total de cinco a dez horas de trabalho por aluno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies