Entrar

Projeto: Paráfrase em Ação: Interpretando e Recriando Textos

Inglês

Original Teachy

'EF08LI01'

Paráfrase

Contextualização

Nesse projeto, os alunos serão apresentados ao conceito chave de "Paráfrase", uma habilidade essencial quando aceitamos o desafio de estudar e nos aprofundar em um idioma estrangeiro. Paráfrase nada mais é do que o ato de reescrever uma frase ou um trecho de um texto com nossas próprias palavras, mantendo-se fiel ao sentido original. É a arte de interpretar uma ideia e reproduzi-la de maneira original.

Nesse sentido, a paráfrase pode ser vista como uma poderosa ferramenta de aprendizado e aperfeiçoamento do idioma. Quando empregamos essa técnica, não só estamos praticando o processamento cognitivo do idioma, tal como ocorreria numa conversa ou leitura cotidiana, mas também estamos de certa forma sendo criativos, ao buscar novas maneiras de expressar a mesma ideia.

A paráfrase é também uma habilidade de extrema importância no universo da escrita acadêmica. Muitas vezes, ao nos depararmos com textos complexos e cheios de informação, precisamos ser capazes de sintetizá-los e reproduzi-los de maneira mais acessível, sem perder a fidelidade ao conteúdo original. Ao dominar essa técnica, não só tornamos os estudos mais dinâmicos, como também nos preparamos para a produção de textos e apresentações mais qualificadas.

Na era da informação em que vivemos, onde diariamente somos bombardeados por uma enxurrada de textos e conteúdos diversos, a habilidade de paráfrasear torna-se essencial. Seja para organizar notas de estudo, apresentar um resumo a um colega, redigir um artigo ou simplesmente para compreender melhor um texto, a paráfrase mostra-se como uma competência vital.

Ressaltamos que os recursos a seguir são ótimos pontos de partida para se aprofundar no tema:

Atividade Prática

Título da Atividade: "Paráfrase em Ação: Interpretando e Recriando Textos"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é aprender e aplicar o conceito de paráfrase em textos em inglês, para aprimorar a compreensão, interpretação e escrita nesse idioma. O trabalho em equipe, a distribuição de tarefas e o cumprimento de prazos também serão competências desenvolvidas durante o processo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo receberá dois textos em inglês: um texto jornalístico e um trecho de um livro de literatura inglesa. Os textos terão nível de complexidade apropriado para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental.

A tarefa do grupo será produzir duas paráfrases para cada texto, ou seja, eles deverão reescrever os textos com suas próprias palavras, mantendo o significado original. Importante: cada paráfrase deve ser escrita por um aluno diferente, para assegurar a participação de todos.

Materiais Necessários:

  • Dois textos em inglês: um jornalístico e um literário.
  • Computador ou cadernos para anotar as versões parafraseadas.
  • Dicionários online ou físicos para consulta, caso necessário.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Eles começarão com a leitura conjunta do primeiro texto, discutindo o significado de palavras desconhecidas e a compreensão geral do texto. Esta etapa deve ser documentada, registrando as palavras desconhecidas e suas definições, bem como a interpretação geral do grupo sobre o que o texto significa.

  2. Em seguida, cada aluno trabalhará no rascunho da sua versão parafraseada do texto. É crucial que todos os membros do grupo participem nesta etapa. Uma vez que todos tenham concluído a paráfrase, o grupo se reunirá novamente para discutir cada uma delas, apontar suas forças e sugerir melhorias.

  3. Cada aluno então revisará sua paráfrase com base no feedback do grupo e produzirá a versão final. O processo será repetido com o segundo texto.

Entregas do Projeto:

Cada grupo apresentará um relatório final contendo:

  • Introdução: Descrição do objetivo do projeto, relevância e aplicação da paráfrase no mundo real.
  • Desenvolvimento: Explicação sobre a técnica da paráfrase e descrição detalhada sobre como foi realizada a atividade. As paráfrases de todos os membros do grupo para os dois textos, juntamente com as discussões iniciais sobre o significado dos textos, devem ser incluídas. As palavras desconhecidas encontradas, suas definições e como elas ajudaram a compreender o texto também devem ser descritas.
  • Conclusões: Reflexões sobre o que foi aprendido durante o projeto, os desafios encontrados e como eles foram superados e a importância de trabalhar em equipe.
  • Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas durante o projeto, incluindo livros, websites, vídeos, ou qualquer outro material de consulta.

O relatório final deve ser escrito de forma clara e organizada, ao longo de um mês, com um total de cinco a dez horas de trabalho por aluno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies