Entrar

Projeto: Bissetriz e Mediatriz | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF08MA17'

Bissetriz e Mediatriz

Objetivos

- Identificar e compreender o conceito de bissetriz e mediatriz como lugares geométricos.

- Aplicar os conceitos de bissetriz e mediatriz em diferentes situações do cotidiano.

- Utilizar ferramentas digitais, como redes sociais e aplicativos de realidade aumentada, para visualizar e explorar bissetriz e mediatriz.

- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação ao colaborar na criação de conteúdos digitais.

Você Sabia?

1. As bissetrizes foram usadas pelos antigos egípcios para marcar os ângulos das pirâmides.

2. A mediatriz é como o cupido geométrico, unindo dois pontos como um casamenteiro perfeito!

3. Sabia que o GPS usa mediatrizes? Ele se parece com um detetive resolvendo um caso que pesquisa a localização exata!

Contextualizando

Olá, Equipe Geométrica! Preparem-se para uma aventura repleta de linhas e ângulos que vão mudar sua visão sobre o mundo! Neste projeto interativo, vamos explorar o universo das bissetrizes e mediatrizes, duas linhas que parecem simples, mas que são super importantes na nossa vida diária, desde a estrutura da nossa casa até a criação de efeitos visuais de filmes!

Mas, por que vocês deveriam se importar com essas linhas? Vamos lá! Imagina que a bissetriz é um chef de cozinha dividindo uma pizza em fatias perfeitamente iguais, enquanto a mediatriz é a régua que divide um doce para você e seu melhor amigo, garantindo que ambos tenham a mesma quantidade. Agora, na matemática, essas linhas têm funções mágicas: a bissetriz divide um ângulo em dois iguais, enquanto a mediatriz divide um segmento ao meio, formando um ângulo de 90 graus. Tá, e aí, o que isso tem a ver com a vida real? 樂 Saber onde encontrar e quando usar essas linhas é crucial na arquitetura, design gráfico e muitas outras áreas!

Engajamento na era das redes sociais: Sabia que é possível encontrar uma bissetriz e mediatriz em quase todos os filtros de Instagram e TikTok? Estudar esses conceitos também é como se tornar um mestre das redes sociais, sabendo tudo sobre os segredos por trás das imagens e animações! Bora mostrar para o mundo que a matemática é para todos, com muita criatividade e inovação!

Atividade 1: Missão Geométrica Digital 里

Descrição

A turma inteira vai se unir para uma aventura inovadora!  No projeto Missão Geométrica Digital, vocês vão criar um Documentário Interativo sobre bissetriz e mediatriz, explorando sua importância na vida real, dentro e fora da sala de aula.  Cada um de vocês vai se tornar um pesquisador, produtor, diretor e ator, colaborando juntos para produzir um conteúdo digital inédito! Utilizando tecnologia acessível, vocês irão misturar teoria, aplicações práticas e exemplos do cotidiano para mostrar como a bissetriz e a mediatriz estão presentes no nosso dia a dia. Vamos lá?

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Aplicativo de edição de vídeo (como KineMaster, iMovie, Windows Movie Maker)

- Computadores com software de apresentação (Google Slides, PowerPoint)

- Câmera (a do celular serve perfeitamente)

- Recursos de internet (YouTube, Google Search, etc.)

- Material de papelaria (lápis, régua, papel)

Passo a Passo

  • [ Pesquisa Inicial]: Toda a turma deve fazer uma breve pesquisa online sobre bissetriz e mediatriz, identificando suas definições e aplicações no cotidiano. Utilize recursos como vídeos do YouTube, artigos em blogs e o Google Acadêmico. 
  • [ Definição e Plano de Roteiro]: Em reunião de equipe, discutam os achados da pesquisa e elaborem um roteiro para o documentário. Dividam as tarefas entre apresentadores, diretores, roteiristas e editores. 
  • [ Gravações Interativas]: Utilizem a câmera do celular para gravar as cenas. Cada subgrupo será responsável por uma parte específica do vídeo, como a definição teórica, exemplos práticos e entrevistas. Criem cenas dinâmicas e atrativas! ️
  • [✂️ Edição de Vídeo]: Reúnam todas as gravações e comecem a editar usando o aplicativo de edição de vídeo escolhido. Incluam efeitos especiais, gráficos e animações que ajudem na explicação dos conceitos geométricos. Certifiquem-se de que o conteúdo seja de fácil compreensão! 
  • [ Feedback e Revisão]: Assistam ao vídeo em equipe e sugiram melhorias. Façam ajustes necessários no áudio, nas legendas e nos visuais. Após a revisão coletiva, compartilhem o vídeo em uma plataforma digital onde todos possam visualizá-lo. 
  • [ Divulgação do Documentário]: Finalizem o vídeo com uma bela introdução e chamem todos da escola para a exibição do Documentário Geométrico Digital. Divulguem o link nas redes sociais da escola para que mais pessoas possam aprender e se divertir com a matemática! 

O Que Você Deve Entregar?

A entrega final será um Documentário Interativo em Vídeo, que poderá ser assistido por toda a escola e compartilhado nas redes sociais! O vídeo deve ter entre 10 e 15 minutos, abordando de forma clara e divertida os conceitos de bissetriz e mediatriz. Certifiquem-se de incluir: Introdução explicando o tema e a importância; Definição de bissetriz e mediatriz, mostrando exemplos práticos e visualizações digitais; Entrevistas com colegas e professores sobre como eles percebem essas linhas geométricas no dia a dia; Análise de um exemplo real prático, como plantas de uma casa, uso em jogos digitais, ou no design gráfico; Conclusão recapitulando o aprendizado geral. Certifiquem-se de que o vídeo seja bem editado, com clareza na fala e exemplos visuais marcantes! 

Atividade 2: Desafio Maker: Crie Seu Mundo Digital Geométrico 

Descrição

Neste desafio, a equipe inteira vai se unir para criar um Jogo ou Animação Interativa que explore a bissetriz e a mediatriz.  Vocês serão os game designers e produtores de animações, misturando conceitos matemáticos com muita criatividade e inovação! A ideia é que vocês desenvolvam um jogo no estilo 'escape room', onde o jogador tenha que resolver desafios geométricos usando bissetriz e mediatriz para progredir. Vamos usar ferramentas digitais como Scratch, Construct ou ferramentas de arte digital para criar um mundo onde as linhas geométricas sejam as estrelas! Cada grupo terá uma função específica, e todos trabalharão juntos para consolidar um produto final incrível e super educativo! 

Materiais Necessários

- Computadores com conexão à internet

- Ferramentas digitais como Scratch, Construct ou similares (todos gratuitos e acessíveis online)

- Software de gravação de tela e edição (opcional, para documentar o projeto)

- Papel, canetas, lápis e régua para esboçar ideias

- Mesa digitalizadora para quem preferir desenhar digitalmente

- Headsets com microfone (opcional para quem quiser narrações no jogo/animação)

Passo a Passo

  1. [ Pesquisa de Referências]: Iniciem pesquisando jogos ou animações interativas que já existem e que incluam conceitos geométricos. Esses exemplos podem inspirar vocês no desenvolvimento do projeto. 
  2. [️ Design dos Desafios]: Dividam a turma em subgrupos, cada um com uma tarefa específica: roteiristas, designers de níveis, programadores, artistas visuais e sonoplastas. Comecem projetando os desafios que o jogo ou animação irá apresentar. 
  3. [ Desenvolvimento Digital]: Utilizem ferramentas online como Scratch ou Construct para começar a programar e construir o jogo ou animação. Lembrem-se de testar constantemente para garantir que tudo funcione bem! 
  4. [ Gravação (Opcional)]: Caso desejem incluir narrações ou introdução visual, gravem áudios ou vídeos curtos. Certifiquem-se de que estão claros e de boa qualidade. 
  5. [️ Documentação do Projeto]: Paralelamente ao desenvolvimento, documentem todas as etapas. Incluam esboços, capturas de tela, mensagens da equipe e versões anteriores. Isso será importante para a reflexão futura! 
  6. [ Feedback e Revisão]: Após completar uma versão inicial do jogo ou animação, apresentem para a turma e para outros professores. Recebam feedbacks construtivos e façam melhorias com base nas sugestões. 
  7. [ Lançamento e Apresentação]: Organizem um evento de lançamento do jogo ou animação para toda a escola. Apresentem os bastidores do desenvolvimento e incentivem todos a jogarem/assistirem e darem feedbacks! 

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será um Jogo ou Animação Interativa que deverá ser jogado e apreciado por toda a escola! Certifiquem-se de que o jogo ou animação tenha: Uma introdução clara e envolvente que justifique a presença das bissetrizes e mediatrizes. Desafios onde os jogadores precisam resolver problemas geométricos com bissetriz e mediatriz para avançar. Feedback visual e/ou auditivo para mostrar o progresso. Conclusão com um resumo divertido e educativo sobre o tema. Documentação do processo, apresentando esboços e versões anteriores, destacando o desenvolvimento e aprendizagem de cada um. 

Atividade 3: Expedição Geométrica em Realidade Aumentada 

Descrição

Prepare-se para uma incrível Expedição Geométrica em Realidade Aumentada (RA)! A turma inteira vai colaborar para criar um ambicioso Mapa Interativo Geométrico usando a tecnologia de RA.  Vocês vão explorar ambientes escolares e cotidianos, identificando e marcando bissetrizes e mediatrizes em tempo real. Em parceria com uma ferramenta de desenvolvimento de RA, cada aluno contribuirá com imagens, anotações e vídeos para enriquecer o mapa. Juntos, vocês construirão um recurso digital que poderá ser compartilhado com a comunidade escolar e além, transformando o aprendizado de geometria em uma aventura digital e interativa! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmeras e acesso à internet

- Aplicativos de realidade aumentada como Dive, JigSpace ou similar (gratuitos e acessíveis)

- Ferramentas de anotação digital (como Google Keep ou similar)

- Material de papelaria (papel, caneta, régua) para rascunhos

- Computadores com software de apresentação (Google Slides, PowerPoint)

- Projetor ou TV para exibição do mapa

Passo a Passo

  1. [ Pesquisa Inicial]: Realizem uma pesquisa online sobre bissetriz e mediatriz para identificar suas definições e aplicações práticas. Compilando exemplos em fotos, vídeos e artigos.
  2. [️ Planejamento do Mapa]: Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por uma área específica do mapa (sala de aula, pátio, corredores, etc.). Realizem uma exploração prévia dos locais e planejem onde marcarão as bissetrizes e mediatrizes.
  3. [ Captura de Imagens]: Utilizem o aplicativo de RA para capturar imagens e vídeos dos locais escolhidos, marcando onde bissetrizes e mediatrizes podem ser identificadas.
  4. [ Anotações Digitais]: Cada grupo deve adicionar anotações ao mapa, descrevendo o que é uma bissetriz e uma mediatriz, e como foram identificadas no respectivo local.
  5. [ Produção de Vídeos]: Gravem vídeos curtos explicando os conceitos geométricos, utilizando anotações no mapa como guia. Incentivem a clareza e criatividade nas explicações.
  6. [ Montagem do Mapa]: Reúnam todas as contribuições em um software de apresentação, criando um mapa interativo que possa ser acessado via RA. Certifiquem-se de que todas as contribuições estejam conectadas de maneira lógica.
  7. [ Compartilhamento e Apresentação]: Apresentem o mapa interativo para a turma e outros professores, destacando os principais pontos. Depois, compartilhem o link do mapa para que toda a escola possa explorar.
  8. [ Atualização Contínua]: Planejem como manter e atualizar o mapa, adicionando mais exemplos práticos e engajando a participação dos alunos das séries subsequentes para manter esse projeto vivo!

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será um Mapa Interativo Geométrico em RA!  O mapa deve ser explorável e incluir: Pontos de ativação para bissetriz e mediatriz em diferentes ambientes (ex: sala de aula, pátio da escola, etc.). Imagens e anotações que destaquem a aplicação prática das bissetrizes e mediatrizes em cada ambiente. Vídeos curtos explicativos, contribuídos pelos alunos, que demonstrem como identificar e utilizar esses conceitos no mundo real. Uma introdução interativa sobre a importância da bissetriz e da mediatriz. O mapa deve ser compartilhado com toda a escola e os alunos deverão apresentar aos colegas, e posteriormente, criar um plano para manter e atualizar o conteúdo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies