Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Calculando Áreas em Nossa Escola

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF08MA19'

Área de Formas

Contextualização

A área de um objeto é a quantidade de espaço que ele ocupa em um plano bidimensional. Ela é uma medida matemática usada em uma ampla variedade de disciplinas, incluindo matemática, física, engenharia e até mesmo arte. A área pode ser expressa em várias unidades de medida, como metros quadrados, centímetros quadrados, milímetros quadrados, etc.

A fórmula para calcular a área varia dependendo da forma do objeto. Por exemplo, a área de um quadrado é calculada multiplicando o comprimento de um lado pelo outro lado, enquanto a área de um triângulo é calculada multiplicando a base pela altura e dividindo o resultado por dois. Já a área de um círculo é calculada multiplicando o quadrado do raio pelo número pi (que é aproximadamente 3,14159).

Os conceitos de área são enormemente úteis não apenas na matemática, mas também em muitas outras áreas e situações do dia a dia. Por exemplo, na arquitetura e na construção civil, as medidas de área são fundamentais para determinar a quantidade de materiais necessários para uma construção, como tijolos, cimento, pintura, etc. Além disso, a medida da área é essencial para a avaliação imobiliária, para a agricultura, para a elaboração de projetos urbanos, entre muitas outras atividades.

Para se aprofundar no tema, recomendamos os seguintes recursos:

  • Artigo "Como calcular a área" no portal Mundo Educação (link aqui).
  • Vídeo "Como calcular a área das principais figuras geométricas" no canal Matemática Rio (link aqui).
  • Livro "Geometria e medidas", de Eduardo Wagner, disponível na biblioteca da escola.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Calculando Áreas em Nossa Escola"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aplicar os conceitos de cálculo de área para objetos reais, em um cenário do mundo real, especificamente, a nossa escola. Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5, e deverão ser capazes de calcular a área de várias partes da escola, bem como elaborar um relatório final documentando o processo e os resultados.

Descrição Detalhada do Projeto

Este projeto é uma investigação orientada por alunos, que envolve medições físicas, cálculos de área, resolução de problemas e escrita de relatórios. Cada grupo será responsável por medir e calcular as áreas de três ambientes: uma sala de aula, o ginásio e a quadra de esportes da escola. Os alunos precisarão dividir cada área em formas menores e mais manejáveis (quadrados, retângulos, círculos e/ou triângulos) e então calcular a área de cada forma. Finalmente, eles somarão todas as subáreas para obter a área total de cada ambiente.

Materiais Necessários

  • Fita métrica
  • Papel e lápis
  • Calculadora

Passo a passo para a realização da atividade

  1. Divida o grupo em equipes de 3 a 5 alunos.

  2. Cada grupo escolherá uma sala de aula, o ginásio e a quadra de esportes para medir.

  3. Os alunos usarão a fita métrica para coletar as medições necessárias para suas áreas designadas.

  4. Eles precisarão dividir cada área em formas geométricas menores e mais gerenciáveis (quadrados, retângulos, triângulos e/ou círculos) para facilitar o cálculo.

  5. Usando as medições coletadas e as fórmulas de área apropriadas, os grupos calcularão a área de cada subforma.

  6. Os grupos então somarão todas as subáreas juntas para encontrar a área total de cada ambiente.

  7. Finalmente, cada grupo irá documentar todo o processo em um relatório final.

Entrega do Projeto

Relatório Final

Cada grupo será responsável por entregar um relatório final no final do projeto. Este relatório, que pode ser escrito à mão ou digitado, deve abordar os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar a importância e aplicação do cálculo de área no mundo real e o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás do cálculo de área, detalhar a atividade realizada, discutir a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.

  3. Conclusão: Os alunos devem revisitar os pontos principais do projeto, discutir o que aprenderam e concluir sobre a experiência como um todo.

  4. Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Este relatório final será usado não apenas para avaliar o resultado do cálculo da área feito pelos alunos, mas também para avaliar a colaboração em grupo, o gerenciamento do tempo e as habilidades de comunicação.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Vista Ortogonal | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Gráficos em Ação: Adequação, Criação e Análise
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Descobrindo o mundo através dos pontos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Criando o Labirinto Geométrico
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies