Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Planejando uma viagem com a Regra de Três Direta

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF08MA13'

Regra de 3: Direta

Contextualização

Introdução Teórica

A regra de três é um método para resolver problemas que envolvem a proporcionalidade entre três ou mais valores. Em especial, vamos focar na regra de três direta. Ela é usada em situações em que as grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, o aumento ou diminuição de uma resulta no aumento ou diminuição da outra na mesma proporção. Para solucionar essa situação, se faz o produto dos meios igual ao produto dos extremos.

Em termos mais acessíveis, a regra de três direta serve para descobrir um valor a partir de outros três, desde que dois desses valores sejam diretamente proporcionais a outros dois. Por exemplo, se sabemos que 4 maçãs custam 8 reais, com a regra de três direta, podemos descobrir quanto custam 10 maçãs.

Outro exemplo clássico se dá na situação em que um automóvel percorre uma certa distância a uma velocidade constante. Se sabemos quanto tempo o carro demora para percorrer uma determinada distância, podemos prever o tempo necessário para percorrer uma distância diferente, mantendo a mesma velocidade. Esses exemplos demonstram a utilidade da regra de três na resolução de problemas simples do dia a dia.

Contextualização

A regra de três direta ocupa um lugar fundamental na matemática e em suas aplicações em ciências exatas e da natureza. Ela é a base para a compreensão de vários conceitos em física, química, biologia, geografia, entre outras, onde se analisa a relação entre diferentes grandezas.

Além disso, a regra de três direta tem uma ampla aplicação no mundo real, indo desde a resolução de problemas cotidianos como os apresentados anteriormente, até a solução de problemas mais complicados em campo profissional. Engenheiros, arquitetos, programadores, analistas de dados, economistas, entre muitos outros profissionais, a utilizam com frequência em seu trabalho. Saber utilizar a regra de três direta é, portanto, uma habilidade essencial não apenas para as disciplinas escolares, mas também para a vida pessoal e profissional.

Atividade Prática

Título da Atividade: Planejando uma viagem com a Regra de Três Direta

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como principal objetivo aplicar e consolidar o conhecimento de regra de três direta na resolução de problemas do cotidiano. Os alunos irão planejar uma viagem fictícia, considerando as principais despesas e utilizando a regra de três para calcular custos e distâncias. As habilidades de gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo serão necessárias e desenvolvidas durante o projeto.

Descrição do Projeto:

Os grupos, de três a cinco integrantes, irão planejar uma viagem fictícia de 7 dias para um local de sua escolha. Eles deverão considerar:

  1. A distância entre a cidade de origem e o destino
  2. Os custos de transporte
  3. As diárias de hospedagem
  4. Alimentação
  5. Passeios turísticos

Os alunos deverão calcular as despesas do transporte (com base na distância e no consumo do veículo), acomodação (custo por diária), alimentação (custo médio de uma refeição multiplicada pelo número de refeições no dia e número de dias) e passeios (custo por atividade).

A regra de três será primordial para realizar tais cálculos. Os alunos deverão apresentar todas as etapas de cálculo e justificar as escolhas feitas. É importante que os alunos busquem informações reais para o desenvolvimento do projeto, por exemplo, preços atuais de combustível, custos de passagens aéreas, diárias em hotéis e pousadas, entre outros.

Materiais Necessários:

  1. Acesso à internet para pesquisa de preços e distâncias
  2. Papel e caneta para anotações e cálculos
  3. Softwares de edição de texto para escrita do relatório

Passo a passo do Projeto:

  1. Formem grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Escolham o destino da viagem.

  3. Pesquisem sobre a distância entre a cidade de origem e o destino, o custo do transporte, o custo das diárias de hospedagem no local escolhido, o custo médio com alimentação e o custo dos passeios turísticos pretendidos durante a viagem.

  4. Utilizem a regra de três direta para calcular todos os gastos da viagem.

  5. Cada grupo deverá produzir um relatório detalhado de todos os cálculos e escolhas feitas.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:

  1. Um relatório detalhado contendo todos os cálculos realizados, justificativa das escolhas feitas (destino, meio de transporte, hospedagem, etc.) e a relação entre os cálculos e a regra de três direta utilizada. O relatório deve ser dividido em Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
  • Na Introdução, os alunos devem contextualizar o projeto, explicar sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo da atividade realizada.

  • No Desenvolvimento, os alunos devem explicitar a teoria da regra de três direta, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os cálculos e os resultados obtidos.

  • Na Conclusão, os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  • Na Bibliografia, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como sites de pesquisa de preços e distâncias, vídeos, livros, entre outros.

  1. Apresentação oral para a turma sobre o projeto desenvolvido, destacando o conhecimento adquirido sobre regra de três direta, os desafios encontrados durante o projeto e as decisões tomadas no planejamento da viagem.

O projeto terá a duração de aproximadamente 12 horas por aluno e será avaliado não só pelo entendimento e aplicação correta da regra de três direta, mas também pela colaboração entre os membros do grupo e pelo gerenciamento eficaz do tempo disponível.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Descobrindo o mundo através dos pontos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Criando o Labirinto Geométrico
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Vista Ortogonal | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Função: Entradas e Saídas | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!