Contextualização
Na linguagem, temos duas formas principais de interpretação das palavras: a denotação e a conotação. A denotação refere-se ao significado literal, direto e objetivo de uma palavra, conforme definido no dicionário. Por exemplo, a palavra "leão" denota um grande felino, rei da selva. Já a conotação é o significado secundário, simbólico ou emocional que uma palavra pode carregar além do seu sentido literal. No exemplo anterior, "leão" pode ser usado conotativamente para descrever uma pessoa muito corajosa.
Ambas as formas de interpretação são utilizadas na comunicação diária, na literatura, na publicidade, entre outros, e são fundamentais para a compreensão e interpretação correta do significado das mensagens. Diferenciar entre denotação e conotação é uma habilidade chave para a compreensão de texto, análise literária e expressão adequada de ideias.
A denotação e a conotação são conceitos fundamentais para qualquer forma de comunicação, pois nos permitem entender e interpretar as palavras não só pelo seu sentido literal, mas também pelo seu significado cultural, emocional e social. Em muitas situações, a conotação de uma palavra pode ter até mais importância para a compreensão de um texto do que o seu significado denotativo.
Por exemplo, jornais, revistas e sites de notícias utilizam tanto a denotação quanto a conotação em suas reportagens. Ao selecionar cuidadosamente as palavras, eles podem transmitir não apenas os fatos (denotação), mas também suas opiniões e sentimentos sobre esses fatos (conotação). Isso nos leva a perceber que a escolha de palavras na redação de notícias pode influenciar a maneira como o leitor interpreta e avalia as informações apresentadas.
Para que possam se aprofundar no tema, sugerimos a consulta aos seguintes recursos:
- Livro: “Os conceitos fundamentais da linguística”, de Eni Orlandi.
- Site: Portal da Língua Portuguesa
- Artigos: “Denotação e conotação: os dois lados da moeda lexical”, disponível em Scielo.
Atividade Prática
Título: "Denotação e Conotação no Jornalismo: uma Análise das Notícias"
Objetivo do Projeto:
- Aprofundar o entendimento dos alunos sobre os conceitos de denotação e conotação através da análise de reportagens em jornais impressos e digitais.
- Desenvolver habilidades para identificar o uso de denotação e conotação na redação de notícias.
- Melhorar a capacidade de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por analisar o uso de denotação e conotação em uma série de reportagens de um jornal de escolha própria, seja impresso ou digital.
Materiais necessários:
- Jornais impressos e/ou digitais.
- Computador ou notebook com acesso à internet.
- Software para redação e formatação de relatório (Microsoft Word, Google Docs, etc).
- Material para anotações (caderno, caneta).
Passo a passo da atividade:
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Seleção do Material: Cada grupo deve selecionar cinco reportagens de um mesmo jornal. Essas reportagens devem abranger diferentes editorias (como política, economia, esportes, entretenimento, etc.)
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Análise das Reportagens: Os alunos devem ler cuidadosamente cada reportagem e identificar palavras que tenham uso conotativo e denotativo.
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Criação do Relatório: Com base na análise das notícias, cada grupo deve elaborar um relatório escrita com os seguintes componentes:
- Introdução: Deve conter uma contextualização do tema (denotação e conotação), a relevância deste aprendizado para os alunos, a aplicação deste conhecimento no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicar em detalhes a teoria de denotação e conotação, explicar detalhadamente como a atividade foi realizada (as etapas seguidas, dificuldades encontradas, como foram superadas, etc.), a metodologia utilizada para a análise das reportagens e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusões: Os alunos devem concluir o trabalho retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a atividade.
- Bibliografia: Devem ser indicadas as fontes que foram utilizadas para a realização do projeto, como livros, sites, vídeos, etc.
Entregas do Projeto:
- Relatório escrito com a análise das reportagens segundo as instruções acima.
- Apresentação oral do trabalho (opcional).
Durante a elaboração do relatório, os alunos devem praticar a utilização correta da linguagem, aplicar os conceitos de denotação e conotação na prática e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, os alunos devem gerenciar efetivamente o tempo disponível para a realização do projeto.