Contextualização
Introdução ao Tema
A língua portuguesa é caracterizada por sua riqueza e diversidade, tanto no vocabulário, quanto na formação de palavras. Entre os vários processos de formação de palavras, se destacam os processos de composição, que incluem a aglutinação e a justaposição, e são responsáveis por muitas das palavras que usamos cotidianamente.
A aglutinação é o processo de formação de palavras onde ocorre a junção de duas ou mais palavras formando uma nova, com significado próprio, havendo alteração fonética em algum dos elementos. Exemplos de palavras formadas por aglutinação são "planalto" (plano + alto) e "vinagre" (vinho + agre).
A justaposição, por sua vez, é outro processo de formação de palavras, onde a junção de duas ou mais palavras dá origem a uma nova, sem alteração fonética. Exemplos de palavras formadas por justaposição são "passatempo" (passa + tempo) e "girassol" (gira + sol).
Relevância do Tema
Entender esses processos é fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a estrutura da língua portuguesa, além de ser crucial para a compreensão de textos e para a escrita. Além disso, a formação de palavras é uma habilidade valiosa em diversas áreas, como a literatura, a publicidade, a linguística, entre outras.
No mundo real, a capacidade de compreender e aplicar os processos de formação de palavras é essencial. No ambiente de trabalho, por exemplo, a habilidade de se comunicar de forma clara e precisa é muito valorizada. Em atividades do dia a dia, como ler um jornal ou escrever uma mensagem de texto, o conhecimento sobre a formação de palavras também é útil.
Atividade Prática: Desvendando a Formação de Palavras
Objetivo do Projeto
O objetivo da atividade é que os alunos consigam identificar os processos de aglutinação e justaposição na formação de palavras e conhecem as principais regras de uso do hifen em palavras compostas. Para isso, os estudantes deverão realizar uma série de tarefas que irão auxiliá-los na compreensão desses processos.
Descrição detalhada do Projeto
Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo receberá uma quantidade fixa de palavras compostas e sua tarefa será identificar quais foram formadas por aglutinação e quais por justaposição. Além disso, os grupos deverão verificar a correta utilização do hífen nessas palavras.
Os alunos terão que elaborar um "Dicionário dos processos de formação de palavras", onde constarão as palavras compostas, o processo de formação de cada uma e uma breve descrição do porquê daquela classificação.
O dicionário deve ser ilustrado e incluir:
- Definição de cada palavra.
- Classificação de acordo com o processo de formação (aglutinação ou justaposição).
- Uma breve explicação do porquê daquela classificação.
- Uma ilustração que represente a palavra.
O trabalho irá durar aproximadamente 5 a 10 horas por estudante e deverá ser realizado ao longo de um mês.
Materiais Necessários
- Livros de gramática da língua portuguesa.
- Material para pesquisa: computador com acesso à Internet.
- Material para confecção do dicionário: Papel, canetas coloridas, lápis de cor, etc.
Passo a Passo do Projeto
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Divisão dos alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.
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Entrega da lista de palavras compostas para cada grupo.
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Pesquisa sobre as palavras: Significado, processo de formação e regras de uso do hífen.
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Criação do "Dicionário dos processos de formação de palavras".
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Após terminar o dicionário, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a classe.
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Por fim, cada grupo deverá escrever um relatório sobre o projeto realizado contendo:
- Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, e objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicação da teoria sobre processos de formação de palavras, detalhamento do projeto realizado, metodologia utilizada e apresentação dos resultados obtidos.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes de referência utilizadas no projeto.
O projeto final, contendo o Dicionário e o Relatório, será avaliado com base na correção da classificação das palavras, na riqueza e clareza das descrições, na qualidade das ilustrações, na profundidade da pesquisa realizada e na compreensão demonstrada pelos alunos sobre o tema.
Os alunos devem estar preparados para discutir as palavras apresentadas, explicar sua classificação, e responder a perguntas sobre os processos de formação de palavras e o uso do hífen.