Entrar

Projeto: Desvendando a Formação de Palavras

Português

Original Teachy

'EF08LP05'

Processo de Formação de Palavras

Contextualização

Introdução ao Tema

A língua portuguesa é caracterizada por sua riqueza e diversidade, tanto no vocabulário, quanto na formação de palavras. Entre os vários processos de formação de palavras, se destacam os processos de composição, que incluem a aglutinação e a justaposição, e são responsáveis por muitas das palavras que usamos cotidianamente.

A aglutinação é o processo de formação de palavras onde ocorre a junção de duas ou mais palavras formando uma nova, com significado próprio, havendo alteração fonética em algum dos elementos. Exemplos de palavras formadas por aglutinação são "planalto" (plano + alto) e "vinagre" (vinho + agre).

A justaposição, por sua vez, é outro processo de formação de palavras, onde a junção de duas ou mais palavras dá origem a uma nova, sem alteração fonética. Exemplos de palavras formadas por justaposição são "passatempo" (passa + tempo) e "girassol" (gira + sol).

Relevância do Tema

Entender esses processos é fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a estrutura da língua portuguesa, além de ser crucial para a compreensão de textos e para a escrita. Além disso, a formação de palavras é uma habilidade valiosa em diversas áreas, como a literatura, a publicidade, a linguística, entre outras.

No mundo real, a capacidade de compreender e aplicar os processos de formação de palavras é essencial. No ambiente de trabalho, por exemplo, a habilidade de se comunicar de forma clara e precisa é muito valorizada. Em atividades do dia a dia, como ler um jornal ou escrever uma mensagem de texto, o conhecimento sobre a formação de palavras também é útil.

Atividade Prática: Desvendando a Formação de Palavras

Objetivo do Projeto

O objetivo da atividade é que os alunos consigam identificar os processos de aglutinação e justaposição na formação de palavras e conhecem as principais regras de uso do hifen em palavras compostas. Para isso, os estudantes deverão realizar uma série de tarefas que irão auxiliá-los na compreensão desses processos.

Descrição detalhada do Projeto

Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo receberá uma quantidade fixa de palavras compostas e sua tarefa será identificar quais foram formadas por aglutinação e quais por justaposição. Além disso, os grupos deverão verificar a correta utilização do hífen nessas palavras.

Os alunos terão que elaborar um "Dicionário dos processos de formação de palavras", onde constarão as palavras compostas, o processo de formação de cada uma e uma breve descrição do porquê daquela classificação.

O dicionário deve ser ilustrado e incluir:

  • Definição de cada palavra.
  • Classificação de acordo com o processo de formação (aglutinação ou justaposição).
  • Uma breve explicação do porquê daquela classificação.
  • Uma ilustração que represente a palavra.

O trabalho irá durar aproximadamente 5 a 10 horas por estudante e deverá ser realizado ao longo de um mês.

Materiais Necessários

  • Livros de gramática da língua portuguesa.
  • Material para pesquisa: computador com acesso à Internet.
  • Material para confecção do dicionário: Papel, canetas coloridas, lápis de cor, etc.

Passo a Passo do Projeto

  1. Divisão dos alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Entrega da lista de palavras compostas para cada grupo.

  3. Pesquisa sobre as palavras: Significado, processo de formação e regras de uso do hífen.

  4. Criação do "Dicionário dos processos de formação de palavras".

  5. Após terminar o dicionário, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a classe.

  6. Por fim, cada grupo deverá escrever um relatório sobre o projeto realizado contendo:

    • Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, e objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explicação da teoria sobre processos de formação de palavras, detalhamento do projeto realizado, metodologia utilizada e apresentação dos resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicação das fontes de referência utilizadas no projeto.

O projeto final, contendo o Dicionário e o Relatório, será avaliado com base na correção da classificação das palavras, na riqueza e clareza das descrições, na qualidade das ilustrações, na profundidade da pesquisa realizada e na compreensão demonstrada pelos alunos sobre o tema.

Os alunos devem estar preparados para discutir as palavras apresentadas, explicar sua classificação, e responder a perguntas sobre os processos de formação de palavras e o uso do hífen.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies