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Projeto: Imperativos em Ação

Português

Original Teachy

'EF08LP07'

Modo Imperativo: Variedades Padrão e Coloquial

Contextualização

O modo imperativo é uma parte crucial da conjugação verbal em português, usado para expressar ordens, solicitações, conselhos, instruções, entre outras situações. Ele é dividido em duas formas: a padrão (ou formal) e a coloquial (ou informal).

A forma padrão é a que encontramos nas gramáticas tradicionais e é usada em contextos mais formais, como discursos, textos científicos e normativos. Já a forma coloquial é a que prevalece na conversação do dia a dia e em textos mais informais.

Ambas as formas são igualmente corretas e adequadas, cada uma em seu contexto. O uso de uma ou outra forma depende do grau de formalidade e da relação entre os interlocutores.

A compreensão do modo imperativo e suas formas é essencial para a competência comunicativa em português. Além disso, permite uma análise mais profunda e crítica dos discursos, identificando o nível de formalidade e a intenção do locutor.

Sugiro que utilizem os seguintes recursos para a pesquisa sobre o tema:

  • Livro: "Gramática da Língua Portuguesa", de Maria Helena de Moura Neves. Disponível na biblioteca da escola, este livro é uma referência no estudo da gramática portuguesa.

  • Site: "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/). Este site tem uma vasta quantidade de informações sobre a língua portuguesa, incluindo o modo imperativo.

  • Site: "Portal da Língua Portuguesa" (http://www.portaldalinguaportuguesa.org/). Este portal também apresenta discussões e exemplos sobre o uso do modo imperativo em português.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Imperativos em Ação"

Objetivo do Projeto:

O projeto tem como objetivo aprofundar o entendimento do uso do modo imperativo nas formas padrão e coloquial, através da criação de uma peça teatral que deve ser escrita e encenada pelos alunos.

Descrição detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, deverão pesquisar, roteirizar e encenar uma peça teatral que traga diálogos e situações que explorem o uso do modo imperativo nas formas padrão e coloquial.

Cada grupo deverá produzir um roteiro de peça teatral que contemple a utilização das duas formas do modo imperativo. Em seguida, os alunos deverão ensaiar e encenar a peça, gravando a apresentação em vídeo.

A peça deverá ter duração mínima de 15 minutos e máxima de 25 minutos.

Avaliação será baseada na compreensão demonstrada do uso do modo imperativo, na criatividade apresentada e na qualidade do trabalho em equipe.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Material para roteirização: folhas de papel, lápis e borracha.
  • Câmera para gravação da peça teatral (pode ser o celular de um dos alunos).
  • Espaço para ensaios e gravações.

Passo a Passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquisa sobre o Modo Imperativo: Os alunos deverão utilizar os recursos indicados para se aprofundar sobre o tema. Deverão anotar exemplos e características das duas formas do modo imperativo.

  2. Criação do Roteiro: Com base no que aprenderam, os alunos deverão criar um roteiro de peça teatral que contemple situações em que seja necessário utilizar o modo imperativo nas formas padrão e coloquial.

  3. Ensaio e Gravação: Os alunos ensaiarão a peça de acordo com o roteiro criado e depois farão a gravação.

  4. Redação do Relatório: Concluídas as gravações, os alunos deverão elaborar um relatório detalhando o projeto.

Entregas do Projeto:

Após a conclusão do projeto, os grupos de alunos devem entregar:

  1. O roteiro da peça teatral.
  2. O vídeo da apresentação da peça.
  3. Um relatório escrito.

Conexão entre as atividades sugeridas e as entregas do projeto:

O relatório escrito deve seguir a seguinte estrutura:

  • Introdução: Contextualizar o tema, explicar a relevância do modo imperativo nas formas padrão e coloquial no mundo real e o objetivo do projeto.
  • Desenvolvimento: Detalhar a teoria sobre o modo imperativo, explicar o processo de criação do roteiro, preparação e apresentação da peça, a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
  • Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e concluir sobre o trabalho feito.
  • Bibliografia: Indicar as fontes de pesquisa.

Estes documentos serão a base para avaliação do projeto, juntamente com o vídeo da apresentação.

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