Contextualização
Introdução Teórica
Intertextualidade é um conceito que se refere à relação de interdependência que existe entre textos diversos, seja por meio de diálogos, citações, referências, paródias e outros mecanismos. Ela é um fenômeno presente em todas as formas de comunicação, havendo sempre um "texto" que precede e influencia outro, em uma intricada rede de referências.
A intertextualidade está presente em muitos aspectos da vida cotidiana, desde músicas, filmes, novelas, até em poesias, contos, charges, etc. Ela contribui para a construção de sentidos dos textos, permitindo uma maior compreensão sobre eles, através de elementos que remetem a outros textos. Esse conceito foi desenvolvido pela teórica literária Julia Kristeva em 1966 e é amplamente empregado na literatura, cinema, artes visuais e mídias digitais.
Os tipos de intertextualidade podem ser explícitos, quando a relação entre os textos é visível e clara, ou implícitos, quando essa relação precisa ser desvendada pelo interlocutor. Entre os tipos mais comuns estão a citação, alusão, paráfrase, paródia, entre outros.
Contextualização
A intertextualidade é um conceito importância pois estimula o pensamento crítico, a interpretação e compreensão dos textos e manifestações artísticas e literárias. Ela permite que entendamos a complexidade e a riqueza das conexões culturais e históricas existentes nas produções textuais.
Atualmente, no mundo digital, a intertextualidade também se faz presente. Memes, vídeos virais e postagens nas redes sociais frequentemente fazem referências a outros textos ou contextos culturais. Assim, familiarizar-se com o conceito de intertextualidade é essencial para uma leitura crítica e consciente do mundo ao nosso redor.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Intertextualidade à Prática: Análise e Criação"
Objetivo do Projeto:
Este trabalho tem como objetivo analisar e criar uma obra original e intertextual, a partir de um conjunto pré-selecionado de textos e gêneros literários distintos. Ao final do projeto, os alunos devem ser capazes de identificar e compreender como os mecanismos de intertextualidade funcionam e também de criar seu próprio trabalho intertextual.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo receberá um conjunto de textos que podem variar entre contos, músicas, poemas, charges, propagandas, trechos de novelas ou filmes, etc. Os textos serão pré-selecionados pelo professor e terão como característica a presença marcante de mecanismos de intertextualidade.
A missão dos alunos será:
-
Análise: Os alunos deverão ler, assistir e/ou ouvir atentamente os textos recebidos e identificar os mecanismos de intertextualidade presentes em cada um. Eles deverão registrar suas observações e análises, indicando quais são os textos que "dialogam" entre si e quais os efeitos dessa relação na construção de sentido. Esta etapa deve envolver pesquisa, discussão coletiva e aprofundamento teórico.
-
Criação: Após a análise, os alunos deverão criar um texto original (poema, conto, roteiro de vídeo, charge, etc.) que dialogue com os textos estudados. A nova obra deve fazer uso criativo de mecanismos de intertextualidade e demonstrar compreensão do tema.
Materiais Necessários:
- Textos selecionados pelo professor.
- Material para anotações: cadernos, canetas, computadores, etc.
- Materiais para criação da nova obra: folhas de papel, lápis, tintas, software de edição, entre outros, dependendo da natureza da obra a ser criada.
Passo a Passo:
- Formar grupos e distribuir os textos selecionados.
- Realizar uma leitura inicial dos textos e discussão preliminar sobre as possíveis relações intertextuais.
- Pesquisar e aprofundar a compreensão dos textos e de sua relação intertextual.
- Registrar as observações e análises realizadas, indicando quais são as relações intertextuais presentes e como elas contribuem para a construção de sentido dos textos.
- Criar uma nova obra que faça uso de intertextualidade, dialogando com os textos estudados.
- Escrever um relatório seguindo os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto:
- Relatório escrito, detalhando o processo de análise e criação da obra original. O relatório deve explicar claramente as conclusões dos alunos sobre a intertextualidade nos textos estudados, a escolha e desenvolvimento da nova obra e como esta se relaciona intertextualmente com os outros textos. Feito de forma individual, este relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Apresentação da nova obra intertextual (dependendo da natureza da obra, pode ser uma leitura, exibição, performance, etc.).
- Discussão em aula sobre os trabalhos apresentados, considerando-se as análises intertextuais e a criatividade na nova produção.