Contextualização
Introdução Teórica
A comunicação eficaz por meio da escrita é um recurso essencial e necessário para a vida cotidiana. Para que um texto cumpra devidamente o seu papel comunicativo, precisa ser coeso e coerente. Mas o que significa isso?
A coesão se refere à conexão, ligação, relações lógicas existentes entre as palavras, as frases e as orações, criando uma unidade textual. Ela ocorre através de mecanismos como a repetição, uso de sinônimos, pronomes, conjunções, preposições, entre outros elementos que permitem a ligação de ideias.
A coerência, por outro lado, diz respeito à harmonia, à lógica do texto, compreendendo a relação das ideias dentro do texto. A coerência está relacionada com a semântica, pois se encarrega do sentido do texto, do significado que o texto quer transmitir ao leitor.
Por que é tão importante?
A habilidade de produzir textos coerentes e coesos é um recurso valioso em qualquer âmbito da vida. Desde a elaboração de um simples e-mail até a escrita de textos acadêmicos, relatórios e dissertações. O domínio dessas duas competências torna a comunicação mais clara, direta e eficaz, evitando mal-entendidos e dificuldades de compreensão.
É importante também notar que a coerência e a coesão andam juntas. Sem uma, a outra fica prejudicada. Por exemplo, um texto pode ser coeso, com uma boa conexão entre as palavras e as frases, mas se não for coerente, não fará sentido para o leitor. Da mesma forma, um texto coerente, com ideias bem estruturadas e lógicas, mas sem coesão, será difícil de ser lido e compreendido.
Atividade Prática
Título da Atividade: Manchetes Conexivas - Coerência e Coesão no Jornalismo
Objetivo do Projeto
O objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade de criar textos coerentes e coesos. Nesse contexto, os alunos vão aprender a produzir textos jornalísticos (manchetes e respectivas notícias) que demonstrem claramente os conceitos de coerência e coesão.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por criar um "mini jornal" com a seção principal contendo 3 notícias de própria autoria. As notícias devem ser originais e demonstrar coerência e coesão no texto.
Materiais Necessários
- Caderno ou papel para rascunho
- Computador com acesso à internet (para pesquisa e edição final)
- Programa de edição de texto (Ex: Microsoft Word, Google Documentos, etc)
Passo a Passo
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Seleção de notícias: Cada grupo deve escolher 3 temas para suas notícias. Esses temas podem ser fictícios ou inspirados na realidade, e devem abranger diferentes áreas (por exemplo, uma notícia de ciência, uma notícia de esportes e uma notícia de cultura).
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Redação das notícias: Cada membro do grupo deve escrever um rascunho de uma notícia, fazendo uso dos conceitos de coerência e coesão. A notícia deve ser composta de título (manchete) e corpo do texto.
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Revisão em grupo: Os estudantes deverão compartilhar seus rascunhos com o grupo, revisando e aprimorando a coerência e coesão. É importante que todos os membros do grupo participem ativamente da revisão de todos os textos.
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Finalização: Após a revisão e aprimoramento, os textos devem ser digitados e formatados em uma estrutura de jornal.
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Documento escrito: Em paralelo à atividade prática, o grupo deve redigir um documento investigativo sobre o processo de aprendizado e criação do projeto. O documento deve conter: Introdução (com a contextualização da relevância dos conceitos de coerência e coesão e a descrição do objetivo da atividade prática), Desenvolvimento (com explicitação da teoria utilizada, detalhamento do processo de criação das notícias, metodologia e resultados), Conclusão (com a retomada dos pontos principais e os aprendizados do projeto) e Bibliografia.
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Apresentação do Projeto: Cada grupo apresentará seu "mini jornal" e o relatório investigativo para a turma.
Entregáveis do Projeto
Ao final do projeto, os grupos devem entregar:
- O "Mini Jornal" contendo as três matérias criadas pelo grupo, que será avaliado quanto à aplicação dos conceitos de coerência e coesão.
- O Relatório Investigativo, onde o grupo explora o entendimento e aplicação dos conceitos de coesão e coerência em seus textos.
Lembre-se, o objetivo deste projeto é além de aprender e aplicar os conceitos de coerência e coesão textual, desenvolver habilidades importantes como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.