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Projeto: Regência em Cena

Português

Original Teachy

'EF08LP04'

Regência Verbal e Nominal

Contextualização

A língua portuguesa, rica e complexa, possui diversas regras que orientam a sua correta utilização. Além disso, é uma língua viva, constantemente modificada e adaptada à realidade dos falantes. Dentre as variadas normas que regem o português, temos a regência verbal e nominal, que é o estudo das relações de dependência que se estabelecem entre um verbo ou um nome e seus complementos.

A regência permite ao falante expressar suas ideias de maneira clara e precisa. Além disso, é uma importante ferramenta de comunicação, já que normas de regência são compartilhadas pela comunidade de falantes da língua portuguesa. Dessa forma, o domínio das regras de regência verbal e nominal é fundamental para uma boa comunicação e compreensão do português.

Esses tópicos, regência verbal e nominal, são muitas vezes considerados desafiadores por estudantes, mas são fundamentais para uma compreensão aprofundada do uso correto da língua portuguesa. O domínio desses conceitos pode não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, mas também suas habilidades de comunicação diária, uma vez que esses conceitos são usados rotineiramente na fala e na escrita.

A importância de compreender e utilizar corretamente a regência verbal e nominal reflete-se não apenas na eficácia da comunicação diária, mas também na vida profissional. Em qualquer profissão, a capacidade de comunicar ideias de maneira clara e precisa é inestimável. Além disso, muitos concursos públicos e vestibulares avaliam o conhecimento nesse tema, tornando seu domínio crucial para alcançar tais metas.

Por isso, este projeto é dedicado ao estudo da regência verbal e nominal. Pretenderemos não somente entender a teoria que envolve os conceitos, mas também aplicá-los na prática, através de atividades lúdicas e colaborativas.

Atividade Prática: "Regência em Cena"

Objetivo do Projeto

O principal objetivo deste projeto é aplicar os conceitos de regência verbal e nominal, trabalhando em grupo, através da elaboração e apresentação de uma peça teatral.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 membros, deverão criar e apresentar uma peça teatral com duração de 15 a 20 minutos. A peça deverá ser totalmente criada pelos alunos, desde a história, personagens, roteiro, até a direção e produção. O tema da peça é livre, entretanto, é essencial que a regência verbal e nominal esteja presente e seja claramente evidenciada na fala dos personagens e na trama da história.

Materiais Necessários

  • Material de escrita: cadernetas, lápis, borracha, canetas coloridas.
  • Espaço para ensaio e apresentação: pode ser uma sala de aula, o auditório da escola ou qualquer outro espaço adequado.
  • Materiais para cenário e figurino: depende da escolha do grupo, pode envolver tecidos, papelão, tintas, roupas, entre outros.

Passo a Passo do Projeto

  1. Decisão do tema (1-2 horas): Em seus grupos, os alunos devem debater e escolher o tema e a história que a peça irá tratar. O tema é livre, mas deve possibilitar a clara aplicação da regência verbal e nominal.

  2. Divisão de tarefas (1 hora): Os alunos devem dividir as tarefas entre si. Quem vai escrever o roteiro, quem vai trabalhar na produção, quem serão os atores, etc.

  3. Estudo do tema (2-3 horas): Os alunos devem estudar profundamente sobre a regência verbal e nominal, suas regras e aplicação. Utilize as fontes sugeridas para auxiliar neste estudo.

  4. Criação do roteiro (3-5 horas): Após terem decidido a história, os alunos devem se reunir para escrever o roteiro da peça. O roteiro deve incluir as falas dos personagens, as cenas, os cenários e os figurinos.

  5. Ensaio (5-7 horas): Com o roteiro em mãos, os alunos devem começar a ensaiar a peça. Este é o momento de fazer ajustes, tanto nas falas quanto na atuação.

  6. Apresentação da peça (1-2 horas): Finalmente, os alunos devem apresentar a peça para a turma e o professor. A apresentação deve ser gravada para posterior análise.

Entrega do Projeto

Após a conclusão da parte prática, os alunos devem elaborar um relatório seguindo os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo deste projeto. Deve ser mencionado o tema da peça e de que forma a regência verbal e nominal foram abordadas.

  2. Desenvolvimento: Explicitar a teoria da regência verbal e nominal, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos. Devem ser anexadas ao relatório partes do roteiro onde houve a aplicação da regência verbal e nominal.

  3. Conclusão: Retomar pontos principais da atividade, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Deve ser mencionado como a prática auxiliou no entendimento da regência verbal e nominal.

  4. Bibliografia: Indicar as fontes que basearam o trabalho, como livros, sites, vídeos, etc.

O relatório deve ser escrito de maneira colaborativa entre os membros do grupo e entregue ao professor no prazo de um mês.

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