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Projeto: Retrato Falado

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Verbo: Imperativo Negativo

Contextualização

O Português é uma língua complexa, repleta de tempos verbais, modos e nuances gramaticais que a tornam rica e expressiva. Entre esses elementos, encontram-se os imperativos. O imperativo é o modo verbal utilizado para expressar ordens, conselhos, pedidos, súplicas, convites ou ainda instruções. No nosso dia a dia, é mais comum do que imaginamos. Quando uma mãe diz a um filho "Não corra na rua", ou um professor diz a um aluno "Não se esqueça da tarefa", estão usando o imperativo. As orientações escritas, como manuais de instrução, receitas, e até algumas leis, também recorrem frequentemente ao imperativo.

O imperativo tem duas formas: afirmativa ("Faça isso") e negativa ("Não faça isso"). Nesse projeto, vamos nos concentrar na forma negativa, pois ela apresenta peculiaridades interessantes. Na língua portuguesa, o imperativo negativo é formado a partir do presente do subjuntivo e é utilizado para expressar uma negação de ordem, conselho ou pedido.

Relevância do Imperativo Negativo

O uso correto do imperativo, especialmente em sua forma negativa, é fundamental para a expressão clara e respeitosa de ordens, pedidos ou instruções. A comunicação efetiva nessas situações, seja na escrita ou na fala, é essencial, seja em contextos informais, como em casa ou com amigos, seja em contextos formais, como no trabalho ou na escola.

Além disso, o conhecimento e domínio do imperativo negativo é um passo importante na compreensão e utilização correta da língua portuguesa como um todo. Compreender as regras gramaticais ajuda a evitar erros comuns, melhora a fluência na leitura e escrita, e contribui para a formação de pessoas mais bem preparadas para se expressar e argumentar de forma coerente e convincente.

Atividade Prática: "Retrato Falado"

Objetivos do Projeto

  1. Entender a formação e uso do imperativo negativo na língua portuguesa.
  2. Aplicar o imperativo negativo em situações do mundo real através de texto escrito.
  3. Trabalhar em equipe para a elaboração de material escrito criativo e coerente.

Descrição do Projeto

Nesta atividade, os alunos devem criar um "Retrato Falado" utilizando o imperativo negativo. O "Retrato Falado" é um texto que descreve uma pessoa ou personagem fictício, traçando o seu perfil de comportamento, ações e estilo de vida através de ordens negativas. O objetivo dessa atividade é que os alunos consigam aplicar o imperativo negativo de forma criativa num contexto real e interessante.

Materiais Necessários

  1. Papel e caneta/lápis para rascunho.
  2. Computador com acesso à internet para consulta e finalização do trabalho.

Passo a Passo da Atividade

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher uma personagem - real ou fictícia, conhecida ou criada pelo grupo.
  3. Após escolher a personagem, os alunos devem pensar em ações, comportamentos, atitudes, e outros elementos que caracterizam essa personagem e traduzi-los em forma de ordens negativas.
  4. Escreva uma primeira versão do "Retrato Falado". Esta versão deve ser escrita manualmente para promover o engajamento e a colaboração entre os membros do grupo.
  5. Após a primeira versão, os alunos devem usar o computador para digitar e revisar o texto. Eles devem garantir que todas as ordens estão no imperativo negativo e que o texto flui de maneira natural e interessante.
  6. Finalize a versão final do "Retrato Falado" e prepare a apresentação para a turma.

A duração do projeto será de até um mês, sendo a estimativa de dedicação individual entre 5 a 10 horas.

Entregas do Projeto

No final do projeto, além de apresentar o "Retrato Falado" para a classe, cada grupo deve entregar um relatório escrito contendo os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualize o projeto, explicando a importância do uso do imperativo negativo e o personagem escolhido.
  2. Desenvolvimento: Explique o processo de criação e escrita do "Retrato Falado". Destaque as decisões de grupo, como escolheram as características da personagem e como transformaram estas características em ordens negativas. Discuta também qualquer dificuldade que encontraram e como a superaram.
  3. Conclusões: Retome os pontos principais do seu projeto e discuta o que aprenderam. Isso deve incluir a aplicação do imperativo negativo na escrita e como o trabalho em equipe foi realizado.
  4. Bibliografia: Indique as fontes que ajudaram a equipe durante a elaboração do projeto, incluindo livros, sites, vídeos, etc.

Em cada uma destas seções, o grupo deve fazer um esforço para aplicar o imperativo negativo. Lembre-se, o objetivo é não só entender como o imperativo negativo é formado e utilizado, mas ser capaz de aplicá-lo de maneira eficaz e correta.

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