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Projeto: Arte e a Tecnologia | Metodologia Digital | Projeto

Artes

Original Teachy

'EF69AR35'

Arte e a Tecnologia

Objetivos

- Compreender a integração entre arte e tecnologia, identificando as novas abordagens artísticas possibilitadas por recursos digitais.

- Explorar exemplos práticos de arte digital, como mídias interativas, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

- Desenvolver a habilidade crítica para analisar obras de arte digital, considerando aspectos técnicos e criativos.

Você Sabia?

1.  Você sabia que a Monalisa, um dos quadros mais famosos do mundo, já foi 'reimaginada' em realidade aumentada? Agora você pode vê-la sorrir com uma animação, graças à tecnologia!

2.  Salvador Dalí, um dos maiores artistas surrealistas, teria adorado a tecnologia atual. Imagina ter propulsão de foguete saindo da sua pintura 'A Persistência da Memória'?

3.  A arte digital não cansa de nos surpreender! Um artista chamado 'Banksy' criou uma obra que 'autodestruía' depois de ser vendida por milhões de dólares, só para criticar o mercado de arte!

Contextualizando

Arte & Tecnologia: A Revolução Digital!

Chegou a hora de darmos um mergulho no fascinante universo onde a arte e a tecnologia se encontram. Imagine só, na mesma tela em que assistimos vídeos engraçados no TikTok, podemos agora apreciar obras de arte digital cheias de cores e movimento! 

A arte digital é uma verdadeira viagem ao futuro, onde pintores e escultores têm como pincéis os pixels e os algoritmos! Desde realidade aumentada que nos transporta para outros mundos (ou outras épocas!), até instalações interativas que nos fazem questionar a própria definição de 'arte', a tecnologia está constantemente criando novas possibilidades para os artistas.

Prepare-se para descobrir como o Instagram, além de selfies perfeitas, é um terreno fértil para artistas exporem seu trabalho digitalmente! Vamos explorar, criar e, acima de tudo, nos surpreender com como a união entre arte e tecnologia pode ser poderosa. Bora nessa jornada, pois revolução artística é o que não vai faltar! ✨

Atividade 1: MuseAR - Criando um Museu Virtual com Realidade Aumentada

Descrição

Construir um Museu Virtual interativo é um desafio empolgante que une arte clássica e moderna à tecnologia! Vamos usar Realidade Aumentada (AR) para criar uma galeria digital onde visitantes possam explorar, interagir e aprender sobre diferentes movimentos artísticos. Cada canto da galeria terá uma obra de arte que ganhará vida em seus celulares ou tablets através da AR! Será uma verdadeira imersão no mundo da arte digital. Você será ao mesmo tempo o curador, o designer e o guia dessa experiência artística.

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Aplicativos de realidade aumentada (Artivive, Google AR, Adobe Aero)

- Obras de arte digital ou de domínio público para exibir

- Computadores com softwares de edição de imagem (GIMP, Canva, etc.)

- Ferramentas de anotação e organização (Google Docs, Google Keep, etc.)

- Projetor ou tela para a apresentação final

Passo a Passo

  • Semana 1: Planejamento Inicial 1.1. Divida a turma em subgrupos especializados (design, conteúdo, interação) e defina as responsabilidades de cada grupo. 1.2. Pesquise e escolha cinco obras de arte digital/movimento que cada subgrupo achar interessante para integrar no museu virtual. 1.3. Realize um boletim criativo, documentando suas escolhas e explicando por que essas obras são relevantes.
  • Semana 2: Criação dos Conteúdos 2.1. Comece a trabalhar no design da galeria virtual e escolha um tema de fundo para o museu. 2.2. Crie uma galeria de imagens usando ferramentas de edição, como GIMP ou Canva, para as pranchas informativas. 2.3. Desenvolva roteiros para vídeos curtos e explique como os vídeos serão incorporados às interações do museu.
  • Semana 3: Integração da Realidade Aumentada (AR) 3.1. Use aplicativos como Artivive, Google AR, ou Adobe Aero para anexar a AR às obras de arte escolhidas, inserindo-as no museu virtual. 3.2. Certifique-se de testar as funcionalidades da AR em diferentes dispositivos (iOS, Android) para garantir a acessibilidade do museu.
  • Semana 4: Finalização e Apresentação 4.1. Compile todos os conteúdos, vídeos, interações e testes necessários em uma plataforma online, como Google Sites ou WordPress. 4.2. Prepare a apresentação final do Museu Virtual, incluindo todos os processos e aprendizados feitos ao longo do projeto. 4.3. Apresente o Museu Virtual em um evento para toda a escola, convidando pais e outros alunos para uma experiência única de AR e arte!

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será a criação de um Museu Virtual com Realidade Aumentada que será apresentado em sala e disponibilizado online. O museu deve conter: Uma explicação escrita sobre cada obra escolhida, incluindo detalhes técnicos e históricos. Vídeos curtos (usando aplicativos como TikTok) que apresentem as obras de uma maneira criativa. Atividades interativas integradas às obras, como quizzes ou história das artes das respectivas épocas. Um tour virtual, onde visitantes possam explorar as obras usando a AR. Uma apresentação final em tela ou projetor explicando o processo e as ferramentas utilizadas durante o projeto. Todos esses itens devem ser compilados em um site, blog ou plataforma acessível online (ex: Google Sites, WordPress, etc.).

Atividade 2: Digital Art Show: Criando uma Exposição Multimídia Interativa

Descrição

Bem-vindos ao desafiante e emocionante mundo da criação de uma exposição de arte digital! Nesta atividade, vamos juntar forças para montar uma exposição virtual cheia de trabalhos artísticos digitais inovadores. Cada subgrupo irá contribuir com uma área específica da exposição, incluindo vídeo artes, GIFs animados, instalações interativas e muito mais. Vamos explorar diferentes temas e técnicas digitais, fazendo de nossa exposição uma verdadeira vitrine do talento e criatividade de todos. Ao final, vamos lançar nossa exposição online para que todos possam vivenciar essa viagem digital!

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores com softwares de edição de imagem (GIMP, Canva, etc.)

- Ferramentas de anotação e organização (Google Docs, Google Keep, etc.)

- Ferramentas de criação de vídeo (InShot, iMovie, etc.)

- Ferramentas de criação de GIFs (Giphy, Canva, etc.)

- Plataformas para envio de conteúdo multimídia (Google Drive, YouTube, etc.)

- Editor de apresentação (Google Slides, Canva, etc.)

Passo a Passo

  1. Semana 1: Pesquisa e Planejamento 1.1. Divida a turma em subgrupos (imagem, vídeo, GIF, texto explicativo) e defina claramente as responsabilidades. Cada subgrupo deve escolher um tema ou movimento artístico sobre o qual irá focar seus trabalhos. 1.2. Pesquise e escolha referências de cada tema nos ambientes digitais. Documente suas pesquisas de forma criativa. 1.3. Realize brainstormings em equipe para determinar os conceitos e ideias que irão guiar suas criações.
  2. Semana 2: Criação dos Conteúdos 2.1. Comece a criar e desenvolver os trabalhos artísticos, seguindo as referências escolhidas. 2.2. Utilize softwares de edição para produzir imagens, vídeos, e GIFs de alta qualidade que expressem clara e artisticamente os conceitos definidos. 2.3. Após a criação, revise detalhadamente cada trabalho e ajuste conforme necessário.
  3. Semana 3: Montagem da Exposição 3.1. Integre todos os conteúdos e materiais criados em uma plataforma de fácil acesso e navegável (ex: Google Sites, Padlet). 3.2. Escreva textos explicativos sobre cada obra, incluindo detalhes técnicos, curatoriais e históricos relacionados ao movimento escolhido. 3.3. Teste a navegação na exposição, certificando-se de que todos os links e interações estão funcionando adequadamente.
  4. Semana 4: Finalização e Lançamento 4.1. Prepare uma apresentação de lançamento da exposição, incluindo um tour guiado virtualmente sobre os elementos interativos e multimídia da plataforma. 4.2. Assegure que tudo esteja pronto para o lançamento: verifique se a plataforma está acessível, divulgue o evento para a comunidade escolar. 4.3. Realize o lançamento online e comemore com a comunidade, expondo para pais e convidados os detalhes e o processo criativo que tornaram a exposição possível. Cada subgrupo será responsável por parte dessa apresentação, destacando suas contribuições.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será uma Exposição Digital Multimídia Interativa acessível online. A exposição deve conter: Galeria de imagens e vídeos dos trabalhos artísticos editados digitalmente. Videoinstalações e AR associadas ao estilo artístico escolhido. Quadros e textos explicativos sobre cada obra, incluindo detalhes técnicos e conceituais. Links para conteúdo de apoio (estudos de caso, tutoriais, etc.). Apresentação final de lançamento da exposição, que pode ser compartilhada com a comunidade educativa. Todo o conteúdo deve ser organizado e hospedado em uma plataforma gratuita de fácil acesso (ex: Google Sites, Padlet, etc.).

Atividade 3: ArtTech Podcast: O Futuro das Artes Digitais

Descrição

️ Crie um podcast inovador e interativo! Nesta atividade, todos os alunos irão trabalhar juntos para produzir um episódio de podcast sobre o futuro das artes digitais. Vamos explorar como a arte digital está mudando a maneira como criamos, consumimos e pensamos sobre a arte. Cada subgrupo (roteiristas, narradores, editores e designers de áudio) vai colaborar para criar um episódio cativante, informativo e visualmente atraente. Este é o seu momento de brilhar como criadores de conteúdo digital! ️✨

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com aplicativos de gravação de áudio (ex: Anchor, Voice Memos)

- Computadores com software de edição de áudio (ex: Audacity, GarageBand)

- Fones de ouvido com microfone (se disponível, como os do celular mesmo)

- Ferramentas de brainstorming e planejamento (Google Docs, Google Keep)

- Conteúdos digitais de referência (podcasts sobre arte, artistas digitais, etc.)

- Acesso à internet para pesquisa e publicação

Passo a Passo

  1. Semana 1: Definição e Pesquisa 1.1. Primeiro, todo o grupo se reúne para escolher um tema central para o podcast (ex: 'A Impactante Fusão da Arte e Tecnologia'). 1.2. Divida a turma em subgrupos (roteiristas, narradores, editores e designers de áudio) e defina as responsabilidades de cada grupo. 1.3. Realize pesquisas em equipe: desde artistas de renome até as últimas inovações em arte digital, buscando referências valiosas e histórias interessantes. 1.4. Documente suas pesquisas e ideias em um documento compartilhado online, como um Google Docs, para facilitar a organização das informações.
  2. Semana 2: Roteiro e Gravação 2.1. O subgrupo de roteiristas escreverá diferentes partes do episódio: introdução, segmentos principais e conclusão. 2.2. Realize sessões de brainstorming para garantir que o episódio seja coeso e atraente para o público. 2.3. O subgrupo de narradores treinará a leitura do roteiro, trabalhando na entonação e clareza das vozes. 2.4. O subgrupo de narradores gravará suas partes usando aplicativos de gravação de áudio, garantindo qualidade de áudio e clareza de ideias.  2.5. Todos os arquivos de áudio devem ser organizados e enviados para o subgrupo de edição.
  3. Semana 3: Edição e Design de Áudio 3.1. O subgrupo de editores irá unir os áudios gravados, corrigir imperfeições e garantir a fluidez do episódio. Se necessário, acrescente efeitos sonoros de preenchimento ou transições. 3.2. Edite as partes de abertura e fechamento, inserindo efeitos e músicas apropriadas para engajar o público. 3.3. O subgrupo de designers de áudio criará uma capa para o episódio, utilizando softwares de edição de imagem (Canva, Photoshop, etc.), e redigirá uma descrição atraente que contextualize o conteúdo do podcast.
  4. Semana 4: Revisão e Publicação 4.1. Realize uma reunião com todo o grupo para revisar o episódio final, garantindo que todos os segmentos e edições estejam conforme o planejado. 4.2. Publique o episódio em uma plataforma de distribuição de podcasts (selecione uma plataforma que melhor atenda às necessidades da turma), assegurando que todos tenham acesso ao link de distribuição. 4.3. Promova o lançamento nas redes sociais da turma, convide todos os colegas, professores e familiares a ouvirem, e celebre essa conquista! 

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável deste projeto será um episódio de podcast de cerca de 20-30 minutos, que deverá ser publicado online. O episódio deve conter: Abertura e introdução temática do episódio, feito pelos narradores. 2-3 segmentos principais sobre diferentes aspectos da arte digital (realidade aumentada, artistas inovadores, impacto da tecnologia, etc.). Participações especiais (simuladas ou reais) de artistas, curadores ou especialistas no tema, adicionando credibilidade e dinamismo ao conteúdo. Inserção de trechos de áudio para contextualizar ideias e entrevistas (ou efeitos sonoros para enriquecer o conteúdo). Conclusão que resume os principais pontos discutidos no podcast. Desenvolvimento de capa e descrição para o episódio. Publicação do episódio em uma plataforma de distribuição de podcasts, garantindo que ele fique acessível e bem divulgado. (Ex: Anchor, Spotify, YouTube).

Iara Tip

DICA DA IARA

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Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

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