Entrar

Projeto: A Física das Cores.

Ciências

Original Teachy

'EF09CI04'

Cores Primárias

Contextualização

Introdução Teórica

A cor é um fenômeno que consiste na percepção visual gerada nos olhos ao reagir com a radiação eletromagnética proveniente da luz. O estudo científico da cor envolve conceitos de física, química e biologia, e é fundamental para entendermos como percebemos o mundo ao nosso redor. Dada a complexidade subjacente à nossa percepção de cor, a forma como descrevemos e categorizamos as cores pode variar amplamente.

Existem diferentes tipos de cores primárias, dependendo do contexto. As cores primárias aditivas (ou da luz) são o azul, o verde e o vermelho: ao combinarmos todas em igual intensidade teremos a luz branca, enquanto na ausência destas cores resultará no preto. Já as cores primárias subtrativas (ou pigmentos) são o ciano, magenta e amarelo: a combinação destas cores gerará o preto, e a ausência destas resultará no branco.

Por fim, considerando a teoria da cor para as artes, as cores primárias são azul, vermelho e amarelo, a partir das quais podemos criar todas as outras cores. Em todas as teorias, a ideia básica das cores primárias é que elas são cores fundamentais, e não podem ser obtidas pela mistura de outras cores.

Contextualização

Estudar as cores primárias não está limitado a uma sala de aula. Esta compreensão tem aplicações práticas em diversas áreas como em artes, design gráfico, iluminação, publicidade, e até na psicologia. Conhecer como as cores influenciam nosso comportamento, emoções e estados de espírito, por exemplo, pode ser um diferencial em muitas profissões.

Coisas tão simples como escolher a cor de uma parede, a cor da luz de um cômodo, ou a cor de um logotipo de uma empresa dependem de um entendimento correto das cores primárias e como elas se combinam. Além disso, as cores também desempenham um papel científico importante, ajudando a determinar a composição de estrelas distantes, ou a analisar a composição química de substâncias desconhecidas através de técnicas de espectroscopia.

Fontes de pesquisa

  1. Como funciona a visão humana?
  2. Cor e psicologia: como elas influenciam nosso dia a dia
  3. O que é espectroscopia

Atividade Prática

Título da Atividade: A Física das Cores.

Objetivos do Projeto:

  1. Entender como funcionam as cores aditivas e subtrativas.
  2. Desenvolver um experimento prático evidenciando que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz.
  3. Observar como a cor de um objeto está relacionada com a cor da luz que o ilumina.

Descrição do Projeto:

Este é um projeto de grupo que deve ser realizado por grupos de 3 a 5 alunos e deve levar de 5 a 10 horas por participante para ser executado. Cada grupo deverá elaborar um experimento prático que envolva a criação de cores através da mistura de cores primárias, tanto de luz quanto de pigmento. Os alunos também deverão de destacar, através de observações práticas, como a cor de um objeto está relacionada à cor da luz que o ilumina.

Materiais Necessários:

  1. Lâmpadas de cores diferentes (vermelho, azul, verde).
  2. Tinta em cores primárias (vermelho, azul, amarelo) e pincéis.
  3. Papel branco.
  4. Óculos com lentes coloridas.
  5. Câmera ou celular para documentar os resultados.

Passo a Passo:

  1. Estudo das Cores de Luz: Utilizando as lâmpadas de cores diferentes, os alunos deverão iluminar um objeto branco para observar como a cor deste objeto se altera com a mudança da cor da luz. Cada grupo deve realizar as experimentações e registrar os resultados por meio de anotações e fotografias.
  2. Criação de Cores com Luz: Em um ambiente escuro, projete luzes coloridas para criar novas cores. Experimente com diferentes combinações das cores de luz primárias. Registre suas observações e descobertas.
  3. Mistura de Tintas: Em um papel branco, os alunos devem misturar tintas de cores primárias em diferentes proporções para criar novas cores. Eles devem documentar suas experiências por meio de anotações e fotografias.
  4. Óculos Coloridos: Utilize óculos com lentes coloridas para observar objetos de diferentes cores. Registre suas observações sobre como o uso das lentes altera a percepção das cores dos objetos.

A conclusão deste projeto será a entrega de um relatório detalhado contendo introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. O relatório deve conter um resumo do que foi aprendido durante o projeto, tanto os aspectos teóricos quanto os práticos. O desenvolvimento deve detalhar os experimentos realizados, descrevendo cada passo do processo, a metodologia utilizada e os resultados obtidos.

As conclusões devem discutir o significado dos resultados, o que eles revelam sobre a natureza das cores, e como a percepção da cor pode ser afetada pela luz e pelos pigmentos. As conclusões também devem destacar as habilidades adquiridas pelo grupo durante o trabalho, como trabalho em equipe, planejamento e execução de experimentos, e análise de resultados.

A bibliografia deve listar todas as fontes de informação consultadas durante o projeto. Lembre-se de incluir todas as fontes de informação que foram usadas para aprender os conceitos teóricos e planejar o experimento.

Entregas do Projeto:

  • Documentação fotográfica das experiências realizadas.
  • PDF do relatório final.
  • Apresentação do relatório para a classe.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies