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Projeto: Construindo o Mol

Ciências

Original Teachy

'EF09CI02'

Número de Mols: Introdução

Contextualização

Introdução ao número de mols

O número de mols, geralmente abreviado para "mol", é uma das unidades de medida mais fundamentais na química. O termo é usado para contar partículas e é baseado no número de átomos em 12 gramas de carbono-12. Essa quantidade é conhecida como número de Avogadro, assim nomeado em homenagem ao cientista Amedeo Avogadro, e é igual a 6.02 x 10²³ partículas por mol.

O conceito de mol é útil pois nos permite converter entre o mundo submicroscópico dos átomos e moléculas, e o mundo macroscópico da experiência cotidiana. Saber quantos átomos ou moléculas temos em uma substância nos permite fazer previsões sobre como ela irá se comportar e reagir. Além disso, permite-nos comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

O mol não é apenas uma unidade de medida, é a 'ponte' entre a teoria e a prática, onde podemos pegar o que sabemos sobre a química no nível atômico e aplicá-lo a situações do mundo real.

Importância do Conceito de Mols

No mundo real, o conceito de mols desempenha um papel crucial em muitos campos diferentes, incluindo a indústria química, a farmacêutica, a medicina e a pesquisa científica. É usado para determinar as proporções corretas de reagentes e produtos em reações químicas, tornando possível a produção em massa de produtos químicos, medicamentos e muitos outros materiais.

O mol também é essencial para a pesquisa científica, pois permite que os cientistas manipulem e estudem átomos e moléculas em uma escala que de outra forma seria inimaginável. Isso permite o avanço da química, da biologia, da geologia, e de muitos outros campos da ciência.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construindo o Mol

Objetivo do Projeto:

Integrar o conceito de mol com a prática, permitindo aos alunos a tangibilidade do conteúdo teórico. Os alunos irão construir um modelo visual que representa um mol de várias substâncias. A atividade envolve uma quantidade significativa de cálculo, colaboração e criatividade.

Descrição detalhada do Projeto:

Os grupos de alunos serão responsáveis por escolher uma substância (por exemplo, água, oxigênio, ácido sulfúrico etc.) e criar uma representação tridimensional de um mol daquela substância. Para tal, os alunos precisarão calcular o número de átomos, a massa da substância e o volume que essa substância ocuparia. A representação precisará ser tangível, os alunos podem usar qualquer material para sua construção (isopor, papelão, argila, etc.). A criatividade será um fator chave para representar de maneira dinâmica e visual o que um mol dessa substância seria.

Materiais Necessários:

  • Calculadora
  • Tabela Periódica
  • Materiais de construção para o mol (papel, papelão, argila, esferas de isopor, palitos de dente, cola, tinta, etc.)

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Primeiro, os alunos precisarão escolher uma substância. Esta pode ser um elemento, como o oxigênio, ou um composto, como a água.
  2. Em seguida, os alunos precisarão pesquisar e calcular quantos átomos de cada tipo estão presentes em um mol da substância escolhida. Eles precisarão usar a Tabela Periódica para descobrir a massa molar de cada átomo e multiplicar isso pelo número de átomos para encontrar a massa molar total da substância.
  3. Baseando-se nesse cálculo, os alunos precisarão criar uma representação tridimensional de um mol de sua substância. Eles podem usar qualquer material que desejem, mas devem tentar fazer sua representação o mais precisa possível.
  4. Os alunos apresentarão suas representações para a classe, explicando a substância que escolheram, quantos átomos de cada tipo estão presentes, a massa de um mol da substância e como criaram sua representação.
  5. Cada grupo deverá escrever um relatório de projeto detalhado, incluindo todos os cálculos realizados, a descrição da representação criada (com fotos), a explicação da substância escolhida e a discussão dos resultados.

Entregas do Projeto:

Documento Escrito:

Após a conclusão da parte prática do projeto, os alunos devem redigir um relatório detalhando o projeto. Segue a estrutura desse relatório:

  • Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do conceito de mols, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada para a construção do modelo e a para os cálculos e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
  • Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Além do relatório, os grupos devem entregar a representação tridimensional do mol criada. Esta será avaliada com base na precisão, na criatividade e na explicação fornecida pelos alunos.

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