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Projeto: Cozinhando com a Estequiometria: A Experiência do Bolo

Ciências

Original Teachy

'EF09CI02'

Estequiometria Básica

Contextualização

O estudo da estequiometria é de extrema relevância para a compreensão dos princípios fundamentais da química. A estequiometria relaciona a quantidade de reagentes e produtos em uma reação química, permitindo-nos prever seus resultados. Ela é a espinha dorsal de quase todos os processos químicos que vemos ao nosso redor, desde a respiração até a fabricação de medicamentos.

No mundo real, a estequiometria desempenha um papel crucial em muitas indústrias e pesquisas. Ela está em todas as partes, desde o cálculo da quantidade de ingredientes necessários em uma receita de bolo, até a determinação da quantidade de medicamentos necessários para tratar uma doença. Em suma, a estequiometria é uma ferramenta indispensável para qualquer um que queira entender e aplicar conceitos químicos.

Introdução ao Projeto

Este projeto tem como objetivo explorar e consolidar conceitos fundamentais de estequiometria através de um experimento prático, divertido e envolvente. Ao longo deste projeto, vocês terão a oportunidade de aplicar em prática tudo que aprenderam em sala de aula, verificando na prática conceitos teóricos e afirmando a importância da estequiometria no nosso dia a dia.

No decorrer deste trabalho, surgirão desafios que precisarão ser superados em equipe. Vocês precisarão planejar, executar e, mais importante, se comunicar efetivamente para atingir seu objetivo.

Aqui estão alguns recursos confiáveis que vocês podem usar para se aprofundar no tema e basear seu trabalho:

  1. Estequiometria - Khan Academy
  2. Estequiometria - InfoEscola
  3. Lei da Conservação das Massas e Estequiometria - Brasil Escola
  4. Estequiometria - Química em Ação - Professor Paulo Valim
  5. Estequiometria - Manual do Mundo

Explore esses recursos, mergulhe fundo no universo da estequiometria e prepare-se para uma jornada de descobertas e aprendizagem. Bom trabalho!

Atividade Prática - "Cozinhando com a Estequiometria: A Experiência do Bolo"

Objetivo do Projeto

A proposta desta atividade é entender a estequiometria através de uma atividade prática e cotidiana: o preparo de um bolo. O objetivo é, a partir de uma receita dada, calcular as quantidades de ingredientes para preparar metade ou o dobro da receita, e comparar os bolos produzidos para entender as relações estequiométricas.

Descrição do Projeto

Os grupos, com 3 a 5 alunos, deverão escolher uma receita de bolo e preparar três versões dele: a receita original, a metade da receita e o dobro da receita. O grupo deverá anotar as quantidades de cada ingrediente utilizado e, após o cozimento, medir e comparar a massa e o volume de cada bolo obtido. Assim, os alunos poderão visualizar e aplicar as relações estequiométricas de uma maneira prática e saborosa.

Materiais Necessários

  1. Receita de bolo
  2. Ingredientes para a receita escolhida
  3. Balança de cozinha
  4. Fôrmas de bolo
  5. Utensílios de cozinha (medidores, recipientes, colheres, etc.)
  6. Forno
  7. Papel e caneta para anotações

Passo a Passo

  1. Escolha uma receita de bolo e anote as quantidades de cada ingrediente necessárias para fazer a receita original.

  2. Calcule a quantidade de cada ingrediente necessário para fazer metade da receita e o dobro da receita. Anote essas quantidades.

  3. Prepare os três bolos: a receita original, a metade da receita e o dobro da receita. Anote as quantidades exatas de cada ingrediente utilizado na preparação dos bolos.

  4. Após o cozimento, pese cada bolo e anote a massa obtida.

  5. Meça o volume de cada bolo e anote.

  6. Compare a massa e o volume dos três bolos. Discuta em grupo como as quantidades dos ingredientes afetaram a massa e o volume dos bolos.

  7. Escreva um relatório detalhado sobre a experiência, incluindo todos os dados coletados e as conclusões obtidas.

Entrega do Projeto

A entrega do projeto será feita em duas partes. A primeira parte consiste na apresentação dos três bolos confeccionados pelo grupo e a demonstração e explicação dos cálculos estequiométricos utilizados para adaptar a receita.

A segunda parte é a entrega de um relatório escrito que deverá conter quatro partes:

  1. Introdução: Nesta parte, os alunos precisam contextualizar a estequiometria, demonstrar sua aplicação no mundo real (como na culinária, por exemplo) e explicar o objetivo do projeto.

  2. Desenvolvimento: Aqui, devem explicar detalhadamente a teoria da estequiometria, qual atividade foi realizada, a metodologia usada e apresentar os resultados obtidos (as massas e volumes dos bolos, por exemplo).

  3. Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, mencionando os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a execução do projeto e as conclusões que conseguiram extrair da experiência.

  4. Bibliografia: Indicar as fontes de informações utilizadas para a realização do projeto, como sites, livros, vídeos, dentre outros.

Os alunos devem utilizar os dados coletados durante a execução do projeto para explicar e demonstrar o conceito de estequiometria, mostrando como a variação na quantidade de ingredientes afeta o resultado final (o bolo).

O relatório deve ser redigido de maneira organizada e clara, com todos os cálculos e raciocínios bem explicados, e deve concluir com as reflexões dos alunos sobre a importância e aplicação da estequiometria no dia a dia.

Iara Tip

DICA DA IARA

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