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Projeto: Mols e Cookies

Ciências

Original Teachy

'EF09CI02'

N√ļmero de Mols: Introdu√ß√£o

Contextualização

A qu√≠mica √© a ci√™ncia que estuda a mat√©ria, suas propriedades, como e por que as subst√Ęncias combinam ou se separam para formar outras, e como as subst√Ęncias interagem com a energia. Nesta disciplina, um conceito chave √© o do n√ļmero de mols. A compreens√£o deste conceito √© essencial para resolver uma grande variedade de problemas qu√≠micos e tamb√©m √© a base para a compreens√£o de muitos outros conceitos em qu√≠mica.

O que é um mol?

Um mol √© uma unidade b√°sica do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a quantidade de mat√©ria. Em qu√≠mica, usamos o n√ļmero de mols para converter entre a massa de um material e o n√ļmero de part√≠culas que esse material cont√©m, sejam √°tomos, √≠ons ou mol√©culas.

O n√ļmero de Avogadro (6.022 x 10^23) √© a quantidade de part√≠culas em um mol. Este n√ļmero √© baseado na quantidade de √°tomos em 12 gramas de carbono-12, e √© utilizado para converter entre a massa at√īmica de um elemento (em unidades de massa at√īmica) e a sua massa molar (em gramas por mol).

Por que é importante?

A compreens√£o do conceito de mols √© essencial para entender e calcular rea√ß√Ķes qu√≠micas. Poder converter entre a massa de um material e o n√ļmero de part√≠culas que ele cont√©m nos permite prever e controlar as propor√ß√Ķes de reagentes e produtos em uma rea√ß√£o qu√≠mica. Isso tem um papel crucial em uma grande variedade de campos, desde a produ√ß√£o industrial de produtos qu√≠micos at√© a pesquisa em laborat√≥rios.

Um exemplo muito prático da utilização do conceito de mol se dá na culinária. Ao preparar uma receita, como um pão, é necessário equilibrar corretamente a quantidade de cada ingrediente para que a reação química ocorra de maneira correta e o pão cresça. Uma falha neste equilíbrio pode resultar em um produto final inadequado.

Para mais informa√ß√Ķes sobre o conceito de mols, recomendamos os seguintes recursos confi√°veis:

  • Khan Academy. (s.d.). "O que √© um mol?". Khan Academy
  • YouTube. (2014). Introduction to Moles | The Chemistry Journey | The Fuse School. YouTube

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: Mols e Cookies

Objetivo do Projeto:

Os alunos irão compreender a aplicação prática do conceito de mols através da preparação de uma receita de cookies e, utilizando os conceitos de mols, irão calcular a quantidade de moléculas presente na receita.

Descrição Detalhada do Projeto:

Para realizar o projeto, cada grupo de 3 a 5 alunos deve seguir as seguintes etapas:

  1. Pesquisar uma receita simples de cookies que contenha, pelo menos, os seguintes ingredientes: farinha, a√ß√ļcar, manteiga, chocolate e ovos.
  2. Calcular a quantidade de mols de cada ingrediente com base na receita encontrada. Lembrando que 1 mol de uma subst√Ęncia √© igual √† sua massa molar (em gramas).
  3. Executar a receita.
  4. Calcular a quantidade de mol√©culas de cada ingrediente presente nos cookies utilizando o n√ļmero de Avogadro.
  5. Elaborar um relatório detalhado de todas as etapas realizadas, desde a escolha da receita, passando pelos cálculos realizados até a conclusão e análise dos resultados obtidos.

Materiais necess√°rios:

  • Acesso √† internet para pesquisa da receita
  • Ingredientes para a receita escolhida
  • Balan√ßa de cozinha para medi√ß√Ķes de massa
  • Utens√≠lios de cozinha para a prepara√ß√£o dos cookies
  • Calculadora
  • Papel e l√°pis para c√°lculos e anota√ß√Ķes

Passo a Passo Detalhado:

  1. Pesquise uma receita simples de cookies na internet. Anote os ingredientes e suas quantidades em gramas.
  2. Calcule a quantidade de mols de cada ingrediente. Use a fórmula: n = m/M, onde n é a quantidade de mols, m é a massa (em gramas) e M é a massa molar do ingrediente (em g/mol).
  3. Faça os cookies seguindo a receita escolhida.
  4. Agora, calcule a quantidade de mol√©culas de cada ingrediente que voc√™ usou. Use o n√ļmero de Avogadro (6.022 x 10^23 mol√©culas/mol) para converter mols em mol√©culas.
  5. Finalmente, compare as quantidades de mols e mol√©culas de cada ingrediente. Escreva suas reflex√Ķes e conclus√Ķes.

Entregas do Projeto:

Os grupos deverão entregar um relatório detalhado do projeto, seguindo o formato abaixo:

Introdu√ß√£o: Contextualize o projeto, explicando a import√Ęncia e aplica√ß√£o pr√°tica do conceito de mols. Identifique a receita que foi escolhida e explique o motivo.

Desenvolvimento: Descreva em detalhes a atividade realizada, desde a escolha da receita até a execução da mesma. Inclua os cálculos realizados para a determinação da quantidade de mols e moléculas dos ingredientes. Apresente e discuta os resultados obtidos.

Conclus√£o: Retome os pontos principais do projeto e explique o que foi aprendido com essa atividade.

Bibliografia: Cite todas as fontes de informa√ß√Ķes que foram utilizadas para a elabora√ß√£o do projeto.

Esse relatório deve ser entregue uma semana após o início do projeto. A avaliação levará em conta tanto a precisão dos cálculos como o entendimento dos fundamentos teóricos envolvidos e a aplicação prática desses conceitos.

Lembre-se, o objetivo é aprender e se divertir explorando a química presente em nossa vida cotidiana! Boa sorte!

Iara Tip

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