🇧🇷
Entrar

Projeto: Mols e Cookies

Ciências

Original Teachy

'EF09CI02'

Número de Mols: Introdução

Contextualização

A química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, como e por que as substâncias combinam ou se separam para formar outras, e como as substâncias interagem com a energia. Nesta disciplina, um conceito chave é o do número de mols. A compreensão deste conceito é essencial para resolver uma grande variedade de problemas químicos e também é a base para a compreensão de muitos outros conceitos em química.

O que é um mol?

Um mol é uma unidade básica do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a quantidade de matéria. Em química, usamos o número de mols para converter entre a massa de um material e o número de partículas que esse material contém, sejam átomos, íons ou moléculas.

O número de Avogadro (6.022 x 10^23) é a quantidade de partículas em um mol. Este número é baseado na quantidade de átomos em 12 gramas de carbono-12, e é utilizado para converter entre a massa atômica de um elemento (em unidades de massa atômica) e a sua massa molar (em gramas por mol).

Por que é importante?

A compreensão do conceito de mols é essencial para entender e calcular reações químicas. Poder converter entre a massa de um material e o número de partículas que ele contém nos permite prever e controlar as proporções de reagentes e produtos em uma reação química. Isso tem um papel crucial em uma grande variedade de campos, desde a produção industrial de produtos químicos até a pesquisa em laboratórios.

Um exemplo muito prático da utilização do conceito de mol se dá na culinária. Ao preparar uma receita, como um pão, é necessário equilibrar corretamente a quantidade de cada ingrediente para que a reação química ocorra de maneira correta e o pão cresça. Uma falha neste equilíbrio pode resultar em um produto final inadequado.

Para mais informações sobre o conceito de mols, recomendamos os seguintes recursos confiáveis:

  • Khan Academy. (s.d.). "O que é um mol?". Khan Academy
  • YouTube. (2014). Introduction to Moles | The Chemistry Journey | The Fuse School. YouTube

Atividade Prática

Título da Atividade: Mols e Cookies

Objetivo do Projeto:

Os alunos irão compreender a aplicação prática do conceito de mols através da preparação de uma receita de cookies e, utilizando os conceitos de mols, irão calcular a quantidade de moléculas presente na receita.

Descrição Detalhada do Projeto:

Para realizar o projeto, cada grupo de 3 a 5 alunos deve seguir as seguintes etapas:

  1. Pesquisar uma receita simples de cookies que contenha, pelo menos, os seguintes ingredientes: farinha, açúcar, manteiga, chocolate e ovos.
  2. Calcular a quantidade de mols de cada ingrediente com base na receita encontrada. Lembrando que 1 mol de uma substância é igual à sua massa molar (em gramas).
  3. Executar a receita.
  4. Calcular a quantidade de moléculas de cada ingrediente presente nos cookies utilizando o número de Avogadro.
  5. Elaborar um relatório detalhado de todas as etapas realizadas, desde a escolha da receita, passando pelos cálculos realizados até a conclusão e análise dos resultados obtidos.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa da receita
  • Ingredientes para a receita escolhida
  • Balança de cozinha para medições de massa
  • Utensílios de cozinha para a preparação dos cookies
  • Calculadora
  • Papel e lápis para cálculos e anotações

Passo a Passo Detalhado:

  1. Pesquise uma receita simples de cookies na internet. Anote os ingredientes e suas quantidades em gramas.
  2. Calcule a quantidade de mols de cada ingrediente. Use a fórmula: n = m/M, onde n é a quantidade de mols, m é a massa (em gramas) e M é a massa molar do ingrediente (em g/mol).
  3. Faça os cookies seguindo a receita escolhida.
  4. Agora, calcule a quantidade de moléculas de cada ingrediente que você usou. Use o número de Avogadro (6.022 x 10^23 moléculas/mol) para converter mols em moléculas.
  5. Finalmente, compare as quantidades de mols e moléculas de cada ingrediente. Escreva suas reflexões e conclusões.

Entregas do Projeto:

Os grupos deverão entregar um relatório detalhado do projeto, seguindo o formato abaixo:

Introdução: Contextualize o projeto, explicando a importância e aplicação prática do conceito de mols. Identifique a receita que foi escolhida e explique o motivo.

Desenvolvimento: Descreva em detalhes a atividade realizada, desde a escolha da receita até a execução da mesma. Inclua os cálculos realizados para a determinação da quantidade de mols e moléculas dos ingredientes. Apresente e discuta os resultados obtidos.

Conclusão: Retome os pontos principais do projeto e explique o que foi aprendido com essa atividade.

Bibliografia: Cite todas as fontes de informações que foram utilizadas para a elaboração do projeto.

Esse relatório deve ser entregue uma semana após o início do projeto. A avaliação levará em conta tanto a precisão dos cálculos como o entendimento dos fundamentos teóricos envolvidos e a aplicação prática desses conceitos.

Lembre-se, o objetivo é aprender e se divertir explorando a química presente em nossa vida cotidiana! Boa sorte!

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies