Entrar

Projeto: O Ritmo das Estações - Uma Jornada Multidisciplinar

Ciências

Original Teachy

'EF09CI15'

Estações do Ano

Contextualização

As estações do ano são um fenômeno bem conhecido e marcante, que influenciam diretamente em vários aspectos de nossas vidas, desde as atividades diárias que realizamos, as roupas que usamos, até a agricultura e outros setores da economia. Elas são determinadas pelos movimentos da Terra e sua relação com o Sol, sendo assim, para entender os mistérios das estações do ano, precisamos entender um pouco mais sobre a Astronomia, uma ciência que estuda os corpos celestes e as leis que regem seus movimentos e fenômenos físicos.

A Terra, nosso planeta, realiza dois movimentos principais: o de rotação, que é o movimento que dura cerca de 24 horas e é responsável pelo dia e pela noite; e o de translação, que é o movimento da Terra ao redor do Sol, que dura aproximadamente 365 dias e é responsável pelas estações do ano. Além disso, a inclinação do eixo terrestre, de aproximadamente 23,5° em relação ao plano de sua órbita em volta do Sol, é fator fundamental para a ocorrência das estações do ano.

Há uma riqueza imensa de conhecimento e curiosidade em relação a esse fenômeno. Por que, por exemplo, as estações do ano são invertidas entre os hemisférios norte e sul? Como as diferentes culturas ao redor do mundo entendem e celebram as estações do ano? É importante notar que esses fenômenos astronômicos têm implicações profundas em nossa sociedade, cultura e economia.

A importância de estudar as estações do ano é evidente. Elas afetam diretamente a nossa vida cotidiana e o mundo natural ao redor de nós. Para os agricultores, entender as estações do ano é crucial para saber quando plantar e colher. Para os meteorologistas, prever o clima sem um entendimento básico das estações do ano seria impossível. Até mesmo para nós, no dia a dia, nosso vestuário, atividades e até comidas favoritas podem mudar dependendo da estação do ano.

Nesse sentido, o nosso projeto tem como objetivo não apenas entender o porquê das estações do ano ocorrerem, como também explorar as várias influências e impactos que elas têm sobre a vida na Terra. Dessa forma, esperamos que vocês, alunos, possam apreciar a beleza e a complexidade do nosso planeta e do universo ao nosso redor.

Recursos de referência sugeridos para pesquisa:

  1. Estações do Ano - Brasil Escola
  2. As quatro estações - Só Ciências
  3. Por que existem as estações do ano? - Superinteressante
  4. Estações do Ano - Mundo Educação

Atividade Prática

Título da atividade: "O Ritmo das Estações - Uma Jornada Multidisciplinar"

Objetivo do projeto:

Explorar as estações do ano através de uma perspectiva multidisciplinar com enfoques em Ciências (Astronomia e Biologia) e Geografia, aprofundando a compreensão do fenômeno astronômico e sua influência na vida das pessoas e no ambiente natural. Este projeto tem como objetivo final a criação de uma apresentação multimídia e um relatório detalhado baseado na pesquisa e experiências realizadas durante o projeto.

Descrição detalhada do projeto:

A atividade será realizada em grupos de 3 a 5 alunos e deverá ser desenvolvida ao longo de várias semanas, com um tempo total estimado de 15 horas por aluno. Os alunos irão se aprofundar na compreensão das estações do ano, seu impacto na vida na Terra, e como diferentes culturas ao redor do mundo interpretam e celebram as estações.

O projeto será dividido em quatro fases, cada uma correspondendo a uma estação do ano. Cada fase envolve pesquisa, experimentação e reflexão.

Materiais necessários:

  1. Acesso à internet para pesquisas.
  2. Materiais de desenho e pintura (opcional).
  3. Acesso a um espaço ao ar livre para atividades práticas.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

Fase 1 - Primavera:

Pesquise e discuta as características astronômicas e climáticas da primavera no hemisfério em que vocês vivem. Como isso afeta a vida selvagem e plantas locais?

Investigue e discuta como diferentes culturas ao redor do mundo celebram a primavera. Crie uma apresentação visual (desenho, pintura, colagem, etc.) que represente algum elemento de como uma cultura específica celebra a primavera.

Fase 2 - Verão:

Semelhante à Fase 1, explore as características astronômicas e climáticas do verão. Como as altas temperaturas afetam a vida local? Que precauções as pessoas devem tomar durante o verão?

Investigue as celebrações do verão em diferentes culturas. Crie uma apresentação visual que represente algum elemento dessas celebrações.

Fase 3 - Outono:

Repita o processo para o outono, observando as mudanças climáticas que ocorrem durante esta estação. Como essas mudanças afetam a vida selvagem e a vegetação?

Explore as celebrações do outono em diferentes culturas ao redor do mundo. Crie uma apresentação visual para representar algum elemento dessas celebrações.

Fase 4 - Inverno:

Finalmente, explore as características do inverno. Como a vida se adapta para sobreviver ao frio do inverno?

Investigue as tradições e celebrações de inverno ao redor do mundo. Crie uma representação visual de algum elemento dessas celebrações.

Entregas do projeto:

  • Uma apresentação multimídia: Cada grupo irá apresentar um slide-show com texto, gráficos e imagens representando suas descobertas, observações e experiências para cada estação do ano.

  • Relatório escrito: Além da apresentação, cada grupo deve escrever um relatório detalhado seguindo os tópicos indicados: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada. A introdução deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto. O desenvolvimento deve explicitar a teoria por trás do tema, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. A conclusão deve retomar os pontos principais, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Por fim, na bibliografia, o aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os alunos devem se esforçar para conectar o seu trabalho prático na atividade em cada fase com os aspectos tratados na elaboração do relatório. Por exemplo, a descrição do impacto das estações na vida selvagem e plantas locais pode ser fundamentada com as observações e experiências vividas durante a realização da atividade.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies