Entrar

Projeto: Dinâmica: Introdução às Leis de Newton | Metodologia Digital | Projeto

Física

Original Teachy

Dinâmica: Introdução às Leis de Newton

Objetivos

- Compreender o que são as três leis de Newton.

- Identificar as principais aplicações e consequências das três leis de Newton.

- Resolver problemas básicos utilizando as três leis de Newton.

- Estimular o interesse por fenômenos físicos do cotidiano.

- Promover a interação e colaboração entre os alunos.

Você Sabia?

1. ‍ Sabia que a nave espacial Apollo 11 precisou da Terceira Lei de Newton para chegar até a Lua? Cada ação movendo a nave para frente tinha uma reação igual e oposta!

2.  Pronto para explodir sua mente? Isaac Newton descobriu as leis de movimento enquanto estava isolado em uma quarentena! Quem disse que não temos locais para boas invenções na era moderna?

3.  E o famoso 'algarismo 23' (Michael Jordan)? Saber que ele voa não era só devido aos tênis: a Lei da Ação e Reação de Newton está aí, empurrando-o para os maiores saltos!

Contextualizando

Bem-vindo, jovens físicos!  Já pararam para pensar por que uma bola de futebol cai quando chuta contra o poste? Ou como um foguete é capaz de voar até o espaço? São exatamente essas perguntas que as três leis de Newton nos ajudam a responder! Tá preparado para descobrir o que o famoso cientista descobriu? ⚽

Isaac Newton é considerado um dos maiores gênios da história. Com apenas 23 anos, ele foi capaz de revolucionar a ciência ao formular essas três leis que são pilares da Física. Quer uma prova de que suas descobertas ainda nos surpreendem? Pense nos carros, aviões, balões de ar quente e tudo mais que se move ao seu redor! ✈️

Entender as leis de Newton abre um mundo de possibilidades. Imagine só, você será capaz de prever o que acontece quando uma força atua sobre um objeto, determinar por que um carro freia, ou até mesmo explicar por que certos brinquedos vão mais longe do que outros nas suas corridas! Vamos nessa aventura juntos e descobrir como esses conceitos se encaixam no nosso dia a dia, desde acelerar o computador até jogar seu vídeo-game favorito. Prepare-se para virar um verdadeiro Jedi da Física! ⚛️

Atividade 1: Exploradores da Física: Projeto Colaborativo Interativo

Descrição

 Que tal embarcar em uma missão épica, como verdadeiros exploradores da Física? Nesta atividade, você e sua turma vão trabalhar juntos para criar uma série de experimentos interativos e digitais que demonstrem as três leis de Newton em ação, tudo de forma divertida e criativa! ✨ Vocês poderão usar seus celulares para filmar, aplicativos de edição de vídeo para dar vida aos experimentos e outras tecnologias para tornar tudo ainda mais incrível! Preparem-se para muita ciência, aventura e, claro, diversão! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets

- Acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo (como Kinemaster, InShot ou similares)

- Carrinhos de brinquedo

- Rampas improvisadas

- Blocos de anotações e canetas para rascunhos

- Materiais de papéis, fitas crepe, canudos e outros acessórios para incrementar os experimentos

- Plataforma de ensino a distância (usada para compartilhar as produções)

Passo a Passo

  • Planejamento: Reúna toda a turma para discutir e decidir sobre quais leis de Newton serão exploradas por cada grupo. Divida as funções (edição, filmagem, roteiro, aparição nos vídeos) de forma equitativa entre os alunos. Anote todas as ideias para criação de experimentos e roteiros. (Tempo estimado: 1 hora)
  • Ensaios e Análises: Realizem experimentos práticos que visem a aplicação das leis, como corridas de carrinhos, criar modelos para simular variações de massa e força. Documentem cada passo e resultado, ressaltando como cada lei se manifestou. (Tempo estimado: 3 horas)
  • Produção de Vídeos: Utilizem os celulares para filmar os experimentos. Certifiquem-se de que cada vídeo seja bem orientado pela temática escolhida. Façam uso de recursos visuais como animações e gráficos, adicionando explicações além das falas principais. (Tempo estimado: 3 horas)
  • ✂️ Edição de Vídeos: Editar os vídeos usando aplicativos disponíveis (Kinemaster, InShot, etc.). Trabalhem juntos para garantir um resultado bem feito e profissional, capaz de prender a atenção da audiência. (Tempo estimado: 3 horas)
  • Compartilhamento e Feedback: Depois de compilado o documentário, compartilhem com a turma na plataforma definida pelo professor (como Google Drive ou YouTube não listado) e encorajem seus colegas a assistirem e fornecerem feedback. Registrem as sugestões para possíveis melhorias. (Tempo estimado: 1 hora).
  • Discussão e Reflexão: Em uma seção de feedback, realizem uma discussão em grupo para refletir sobre o que foi aprendido, desafios enfrentados, a importância das descobertas e como aplicam-se de fato no dia a dia. Anotem as principais conclusões e aprendizados durante a atividade. (Tempo estimado: 2 horas).

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um documentário digital interativo chamado 'Aventuras nos Movimentos'. Este documentário será uma compilação de vídeos curtos, cada um demonstrando uma das três leis de Newton, juntamente com uma breve explicação teórica e posterior análise. O documentário deve ter no máximo 30 minutos, com uma introdução e conclusão coesas. Cada parte deve ser claramente identificada e utilizar muito material visual (gráficos, animações, edições criativas), tornando o conteúdo acessível e envolvente para o público-alvo. O documentário deverá ser compartilhado em uma plataforma escolhida pelo professor, permitindo a visualização e o feedback de todos os alunos.

Atividade 2: Festa da Física: Feira Virtual das Leis de Newton!

Descrição

 Bem-vindos à Festa da Física! Nesta atividade super divertida e cheia de ciência, toda a turma vai organizar uma feira virtual interativa das Leis de Newton. Nosso objetivo é criar estandes digitais incríveis, cada um mostrando uma aplicação ou experimento prático das Leis de Newton. Esta é a hora de colocar em prática tudo que vocês aprenderam e mostrar para o mundo como a física é divertida e está presente em tudo o que fazemos! Preparem-se para muitos desafios, criatividade a mil e, é claro, muita diversão! 

Materiais Necessários

- Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet

- Aplicativos ou software para criação de apresentações (Canva, Google Slides, PowerPoint, Prezi ou similares)

- Ferramentas de videoconferência para comunicação e preparação em grupo (Zoom, Google Meet, Microsoft Teams ou similares)

- Papéis e canetas para desenhos e rascunhos (se preferir)

- Modelos de veículos movidos a elástico, fitas, carrinhos de brinquedo, bolas de diferentes tamanhos, rampas improvisadas (feitas com materiais recicláveis)

- Passagens aéreas para a Lua (brincadeira!  Isso não é necessário!)

Passo a Passo

  1. Escolha dos Grupos e Temáticas: Inicialmente, a turma deve se dividir em subgrupos responsáveis por diferentes aspectos da feira (apresentação, vídeos, experimentos etc.). Cada subgrupo deve escolher uma lei de Newton (1º, 2º ou 3º) e definir um tema específico para seu estande. (Tempo estimado: 1 hora)
  2. Pesquisa e Planejamento: Cada subgrupo realizará uma pesquisa detalhada sobre sua lei de Newton e seu tema. Devem planejar quais experimentos realizar, que tipos de apresentações digitais vão criar e como vão organizar o estande virtual. Discussões em grupo e sessões de planejamento são essenciais. (Tempo estimado: 4 horas)
  3. Criação do Material: Com base na pesquisa, os grupos devem começar a criar o conteúdo para seus estandes. Isso inclui a preparação de experimentos, a produção de apresentações digitais, a gravação de vídeos e a configuração de sistemas de perguntas e respostas ao vivo. (Tempo estimado: 5 horas)
  4. ️ Montagem dos Estandes: Cada grupo deve juntar todo o material criado e montar seu estande virtual. Isso pode ser feito em uma plataforma como Google Sites, Google Slides ou outros softwares de apresentação. Certifiquem-se de ajustar o design para tornar os estandes atraentes e interativos. (Tempo estimado: 3 horas)
  5. Feira Virtual: Na data definida, os grupos devem apresentar seus estandes aos visitantes (colegas de turma, professores, familiares convidados). É recomendado definir um horário para sessões de perguntas e respostas ao vivo para interagir com os visitantes. (Tempo estimado: 3 horas)
  6. Discussão e Reflexão: Depois da feira, realizem uma discussão em grupo para refletir sobre a experiência. Perguntem-se sobre o que aprenderam, o que poderia ter sido feito de maneira diferente e como a ciência das Leis de Newton se aplica em tantos aspectos de nossas vidas. (Tempo estimado: 2 horas)

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será uma Feira Virtual Interativa das Leis de Newton. Cada estande deve conter:

  1. Uma apresentação digital multimídia (PowerPoint, Prezi, Canva, etc.) com textos, imagens, gráficos e vídeos.
  2. Um banner ou logotipo criativo para identificar o estande.
  3. Ao menos três experimentos demonstrativos realizados de forma prática.
  4. Uma seção de perguntas e respostas para interagir com os visitantes (pode ser ao vivo ou via chat).
  5. Um pitch de apresentação gravado, explicando em poucos minutos o que será abordado no estande.
  6. Vídeos e fotos dos experimentos. Todo esse conteúdo deve ser compilado em um portfólio digital, que será apresentado na data da feira virtual. O portfólio será compartilhado pela plataforma escolhida pelo professor.

Atividade 3: Podcast Newtoniano: Explorando Leis de Newton Através das Histórias!

Descrição

️ E aí, galera! Que tal embarcar em um projeto super dinâmico e interativo? Nesta atividade, vocês vão realizar a produção de um Podcast Newtoniano! A ideia é explorar as três leis de Newton através de diferentes histórias, analogias, e até entrevistas fictícias com objetos. Vocês poderão criar episódios que falem sobre a aplicação prática das leis de Newton, misturando conhecimento científico com muita criatividade! No final, o podcast será compartilhado nas plataformas de áudio, permitindo uma audiência ainda maior! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets para gravação de áudios

- Aplicativos de gravação e edição de áudio (Audacity, Anchor, etc.)

- Acesso à internet para pesquisa de conteúdos

- Plataforma de audiência para podcasts (como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts)

- Fones de ouvido com microfone (opcionais, mas facilitam a gravação)

- Papéis e canetas para rascunhos e planejamento de episódios

- Blocos de notas digitais (Google Docs, OneNote, etc.)

- Possivelmente, itens para criar caixas de som e outros acessórios de gravação amadora (opcional)

Passo a Passo

  1. Escolha dos Temas: Reúnam a turma e definam os temas e divisões para os episódios. Cada subgrupo será responsável por um episódio centrado em uma das três leis de Newton. Discutam e decidam quais aspectos da lei serão abordados, que exemplos práticos utilizarão e possíveis histórias e analogias. (Tempo estimado: 1 hora)
  2. Pesquisa e Planejamento: Realizem uma pesquisa detalhada sobre as leis de Newton. Criem roteiros estruturados para os episódios, definindo cada seção: introdução, exploração da lei, exemplos/ilustrações, e conclusão. Planejem como os materiais de cada seção serão divididos entre os membros do subgrupo. (Tempo estimado: 3 horas)
  3. ️ Gravação dos Áudios: Com os roteiros planejados, gravem os áudios de cada episódio. Garantam que os diálogos e narrações sejam claros e bem articulados. Considerem a utilização de entrevistas fictícias e efeitos sonoros para enriquecer o conteúdo. (Tempo estimado: 2 horas)
  4. Edição dos Episódios: Utilizem aplicativos de edição de áudio para compilar os episódios. Combine as trilhas sonoras, efeitos sonoros e narrações de acordo com o roteiro planejado. Certifiquem-se de que a edição seja coesa e profissional. (Tempo estimado: 2 horas)
  5. Publicação e Divulgação: Publiquem os episódios na plataforma escolhida pelo professor. Usem redes sociais e outros meios disponíveis para divulgar o podcast para uma audiência maior. Incentivem familiares, amigos e colegas a ouvirem e deixarem comentários. (Tempo estimado: 1 hora)
  6. Feedback e Reflexão: Realizem uma sessão de feedback coletiva com a turma. Ouçam alguns trechos de cada episódio e discutam o que foi aprendido, os desafios enfrentados e insights obtidos. Reflitam sobre a importância de comunicar a ciência de forma acessível e divertida. (Tempo estimado: 1 hora)

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Podcast Newtoniano com diversos episódios, cada um abordando uma das três leis de Newton. Cada episódio deve ter entre 10 e 15 minutos de duração. O podcast deve ser dividido em seções: introdução, exploração da lei (com exemplos práticos e histórias cativantes), e conclusão. Utilizem efeitos sonoros, trilhas musicais e transições para enriquecer o conteúdo. Intercalem os áudios com diálogos, entrevistas fictícias e narrações criativas. Garantam que o conteúdo seja didático e envolvente! No final, o podcast será compartilhado na plataforma escolhida pelo professor e divulgado para uma maior audiência.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies